O Sistema de Ensino Publico no Reino Unido – Parte 2 HIGH SCHOOL

Dando continuidade ao meu artigo sobre o sistema de ensino público no Reino Unido , na parte 2 estarei dissertando sobre as Secondary Schools, também conhecidas como High Schools.

Na Inglaterra há aproximadamente 3.225 High Schools com cerca de pouco mais de 3 milhões de alunos na faixa etária de 11 a 15 anos de idade (dados de 2009). Na High School os alunos cursam os anos 7, 8, 9, 10 e 11.

Ao término do Year 11 o aluno tem duas opcões: College ou Sixth Form antes de ingressar na Universidade, o que tem a duração de dois anos, Years 12 e 13.

Diferentemente do Brasil, no Reino Unido não existe vestibular, e todos os alunos tem acesso a Universidade, sendo que para seu ingresso vai depender o resultado de seus testes nos Years 12 e 13, os chamados A LEVELS.

As High Schools, assim como as Primary Schools seguem o mesmo tipo de estrutura de administração (para mais detalhes, referir-se ao meu artigo anterior, Parte 1) e são igualmente bem organizadas e equipadas, provendo ainda mais recursos de aprendizagem para os alunos, que obviamente na adolescência, tornam-se muito mais exigentes e requerem outras estratégias e técnicas de ensino.

Novamente, estarei abordando minha experiência de uma escola com princípios religiosos, a ASHS Archbishop Sancroft High School (Church of England), localizada no county de Norfolk, e portanto alguns fatos aqui relatados podem diferir de outras escolas no Reino Unido em outras localidades.

A ASHS possui :

410 alunos

30 professores titulares

3 professores substitutos

12 professores assistentes de classe, meio período

Lembrando que todos os professores titulares no Reino Unido trabalham período integral.

Horários da High School

Início 8:40h

Término 15:20h

Horário de Almoço: das 13:10 às 14:00h

Um intervalo de 20 minutos na manhã.

Na ASHS não existe mais Assembly, que seria a reunião geral.

Currículo de matérias

Key Stage 3 – Anos 7, 8 e 9

Art & Design = Artes e Design

English = Inglês

ICT = Informática

Music = Musica

Personal, Social, Health

& Economic Education = Estudos Sociais

Citizenship = Cidadania

Geography = Geografia

Math = Matemática

Physical Education = Educação Física

Religious Education = Ensino Religioso

Design & Technology = Design & Tecnologia

History = História

Modern Foreign Language= Ensino de Língua Estrangeira Moderna (Francês)

Science = Ciências

Arts, Textiles, Drama, Music = Artes, Tecelagem (Trabalhos Manuais), Teatro, Música

Neste estágio os alunos precisam definir quais as matérias eles desejam prestar no GCSE (General Certificate of Secondary Education), que seria o certificado de conclusão do nosso Ensino Médio. Neste estágio também os alunos podem reprovar.

Os conceitos são definidos como: A, A*, B, C, sendo A* a Top Grade (nota máxima, com mérito). Os alunos com A* serão os futuros frequentadores de Sixth Form.

Key Stage 4

Anos /Séries 10 e 11

Alem das matérias escolhidas para o GCSE é mandatório que os alunos cursem as listadas abaixo.

Inglês

Informática

PSHE

Cidadania

Matemática

Educação Física

Ensino Religioso

Ciências

Uniforme

O Uniforme escolar compõe-se de calça preta, camisa polo branca, sapato tipo escolar preto, e  moleton com o emblema do colégio. Com exceção do moleton, os quais são adquiridos na escola (1 para as aulas regulares e outro de outra cor para as aulas de Ed. Fisica) todas as peças podem ser adquiridas dos supermercados/lojas de roupas de varejo por um preço mais em conta. Todas as peças podem ser adquiridas na secretaria da escola no ato da matrícula igualmente.

Algumas escolas ao redor do Reino Unido ainda adotam a camisa social com gravata, mas acredito que sejam poucas hoje em dia, somente as mais tradicionais/conservadoras. A maioria segue o padrão da ASHS variando apenas as cores das sweatshirts (moletons).

Clubs na High School

Estarei apresentando a oferta de clubes na High School que minha filha frequenta: Archbishop Sancroft High School, a qual possui 410 alunos e situa-se em Harleston, pequena cidade no Estado de Norfolk, duas horas ao norte de Londres.

A ASHS é considerada a maior e melhor estruturada High School da região e abriga alunos dos vilarejos vizinhos dentro de um perímetro de 7 milhas (10 KM) , o que eles chamam de “catchment area”. Fora desse perímetro o aluno que desejar se matricular na ASHS precisa pedir permissão para as autoridades de ensino local justificando seus motivos.

Diferentemente da Primary School, as High Schools procuram inserir seus clubs no horário de almoço, tendo em vista que muitos alunos dependem de transporte escolar para se locomover. Sendo assim, os clubs depois das aulas não são muito populares e são poucos.

A maioria das escolas secundárias na Inglaterra oferece aulas de música aos alunos

A maioria das escolas secundárias na Inglaterra oferece aulas de música aos alunos

A ASHS oferece os seguintes clubs, os quais são divididos em categorias, a saber

General Clubs (Gerais)

Historia, Debates, Ecologia, Leitura, Teatro, Desafio Matemático, Astronomia

Musicais

Bandas, Coral, Flauta Doce, Instrumentos de Cordas, Teoria da Música

Clubes Esportivos

Estes são divididos por faixa etária e organizados nos dias da semana, normalmente dentro do horário de almoço.

Rugby, Caiaque, Futebol Feminino e Masculino, Basquetebol, Atletismo, Ginástica olímpica, Hockey, Netball, Natação, Dança, Rounders (Futebol Americano), cricket, tenis, badmington e tenis de mesa.

Alimentação

Os alunos da High School podem continuar levando seu lanche de casa assim como na Primary, porem eles contam com uma cantina onde podem escolher e comprar seu almoço a um custo de £2.50 ( aproximadamente R$7,00)

A escola também oferece um Breakfast Club das 8:00h as 8:30h a um custo médio de £1.00 (aproximadamente R$3.00).

Da mesma maneira que na Primary School, se a família do aluno comprovar que vive de salário mínimo, o custo de alimentação é isento ao aluno.

As escolas na Inglaterra também possuem cantinas, mas o cardápio...

As escolas na Inglaterra também possuem cantinas, mas o cardápio...

Salas de Aula e Prédio Escolar

Diferentemente da Primary School, na High School algumas das salas de aula são temáticas ( SET’s) , ou seja, os alunos são recepcionados em sua sala juntamente com seu Form Tutor (Professor Principal/Responsável pela turma) para, em seguida, seguirem para as salas de aula correspondentes as matérias escolares do dia.

A ASHS compõe-se de sala de História, sala de Geografia, sala de matemática, sala de Línguas (Francês e Alemão), 2 Laboratórios de Design & Tecnologia, 2 Laboratórios de Informática, 2 Atelier de Artes, Sala de Musica, Ginásio de Esporte, Piscina climatizada e coberta, Sala de Ensino Religioso e Cidadania, Campo de futebol descoberto, 3 quadras de tenis, sala de teatro, salão de criatividade, sala de engenharia de alimentos, Hall-Salão de eventos, biblioteca, 3 laboratórios de ciências, sala de reuniões.

Todas as salas são ricamente equipadas com excelente material didático e todos os recursos necessários para a ministração das aulas.

A Rotina Escolar

Ao chegarem na ASHS os alunos vão para as lockers (armários pessoais distribuídos no primeiro dia de aula) para coleta de material escolar e em seguida devem se apresentar para a chamada as 8:45h.

Cada aula tem a duração de 60 minutos. Depois de duas aulas seguidas colocam o material nas lockers e os alunos fazem um intervalo de 20 minutos e retornam para mais 2 aulas de uma hora cada ateh o horário de almoço. O horário de almoço dura uma hora sendo que nesse período os alunos tem a oportunidade de aderir aos clubes.

Depois do almoço os alunos fazem mais duas aulas apenas quando encerram o período as 15:20h.

Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação é contínuo e os alunos realizam testes esporádicos a cada half-term (6 semanas) em todas as matérias.

Os professores inserem os resultados dos testes num banco de dados chamado TRACKER, o qual baseia-se numa fórmula de cálculo de desempenho de cada aluno. O resultado calculado é utilizado para o enquadramento do aluno para o ano seguinte.

Conclusão

Minha filha teve a oportunidade de cursar um term (ano letivo) completo na ASHS e posso garantir que ficou encantada com tudo. Não somente a escola possui uma infra-estrutura maravilhosa e totalmente gratuita (em termos, pois o Council Tax na Inglaterra eh alto!!) como também um quadro de profissionais de primeira linha: profissionais altamente competentes, atenciosos, meticulosos e dedicados.

Deixo aqui meus agradecimentos ao Mr. Lascelles (Deputy Head Teacher) que me encantou com toda a sua atenção e sua paixão pelo ensino. Passamos quase 2 horas conversando, sendo que parte desse tempo ele me deu uma demonstração de sua aula de Historia (período de industrializacao), e me envolveu com seu carisma e didatica.

Segundo William Arthur Ward:

O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.

Felizmente, meus filhos tiveram a oportunidade de serem inspirados!

Para maiores informacoes, visite o site da ASHS http://ashs.org.uk/

By

Rose Taylor

You may also like...

9 Responses

  1. Marcela says:

    Olá! É muito bom poder ter acesso à sua experiência. Aliás, escreves muito bem :)

    Eu gostaria que você explicasse o que é “Council Tax”. É algum tipo de anuidade escolar?

    Obrigada,
    Marcela.

    • Rose Taylor says:

      Ola, Marcela!
      Obrigada pelo seu feedback=)
      Council Tax e’ um imposto do tipo o IPTU no Brasil, e cobre os custos com a comunidade do tipo coleta de lixo, manutencao dos pavimentos/calcadas/parques, etc nao sei lhe explicar todos os beneficios, mas basicamente eh isso.
      A cobranca dele eh calculada pelo numero de pessoas que moram no imovel.

      Espero que tenha esclarecido um pouco.

      Abracos,
      Rose

      • Marcela says:

        Ah, entendi! Obrigada pela explicação :D

        E a questão do uniforme? A escola fornece ou a família providencia? Seria legal e interessante você plaanejar um mini-post sobre isso, o que acha? Além de ser uma gracinha, né?!

        Abração,
        Marcela

  2. Otavio Rossi says:

    Ola,gostaria de saber informações sobre os years 12 e 13 se poder fazer um post fico agredecido.

    • Rose Taylor says:

      Ola, Otavio!
      Infelizmente nao tenho muitas informacoes sobre os years 12 e 13.
      Os alunos tem 2 opcoes: Sixth Form ou College dependendo dos interesses/qualificoes.
      Voce domina o ingles?
      Se dominar posso lhe mandar uns links.

      Abracos!

  3. LETICIA PINHEIRO says:

    Prezada Rose,
    estou inciando meus planos para passar 1 ano em Oxford realizando uma pesquisa. Se tudo der certo, irei com bolsa do governo brasileiro.
    Mas enquanto tomo as providencias de natureza mais academica e profissional para viabilizar esta viagem, estou sondando sobre escolas para meu filho que então terá 11 anos. E foi assim que chegeui ao site onde vc de modo tão generoso e competente compartilha suas experiencias.
    Meus planos são os de ir exatamente no mesmo periodo em que vc foi, conforme seu artigo indica.
    Como meu filho ainda não tem dominio da lingua inglesa – longe disso – minha idéia é que ele inicie suas aulas em janeiro na série que já tera começado lá, mas que ele já tera terminado aqui, o que poderá facilitar sua adaptação, amenizando assim todas as outras dificuldades de uma experiencia tão nova como esta para ele.
    Enfim, se vc pudesse fazer a enorme gentileza de me dar a sua visão sobre esta idéia e, mais que isso, se vc pudesse tb me orientar sobre como solicitar vaga daqui (disseram-me que é dificil conseguir vaga assim no meio do periodo escolar)
    muitissimo obrigada,
    Leticia

  4. Otavio Rossi says:

    Ola desculpa pela demora,domino sim pode mandar.

  5. andré Luis says:

    adoro esse blog ja esta na minha salvo como favoritos aquii sempre leioo obrigadooo