O esplendor de Londres, Edimburgo e seus arredores

O melhor lugar para começar um passeio pelo Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, etc) é Londres, capital do Império Britânico. Partindo da Tower of London (torre medieval de Londres), onde as esposas do rei Henrique VIII foram decapitadas, para as salas de neo-góticas do palácio de Westminster, onde você pode assistir o Parlamento britânico em debates acalorados, Londres oferece uma grande variedade de passeios e possibilidades para todos os gostos.

A capital da Inglaterra (e também do Reino Unido) concorre palmo a palmo com Nova Iorque quando consideramos a variadades de teatros apresentados em Inglês, e seus museus oferecem uma incrível variedade de assuntos, desde antiguidades (no British Museum e na National Gallery) e artes decorativas (no Victoria & Albert Museum), até história naval (Museu Marítimo de Greenwich) e II Guerra Mundial (War Cabinet Rooms).

A cidade contém a pompa e circunstância da família real, e o agito e emoção das mais modernas baladas e clubes noturnos. Você pode comer de tudo, desde pratos populares oferecidos em pubs à comidas tradicionais da Índia, que a cada dia que passa mais se integra com a culinária contemporânea no Reino Unido.

Visão aérea de Londres (BigBen e London Eye)

Visão aérea de Londres (BigBen e London Eye)

Ao redor de Londres há diversos destinos que podem ser explorados em viagens de apenas um dia (os famosos “bate-volta”). Incluem-se nesses destinos as fascinantes ruínas Georgianas e Romanas de Bath, o misterioso círculo de pedra pré-histórico de Stonehenge e Avebury, a catedral gótica de Salisbury, e a sinagoga sagrada de muitos acadêmicos do mundo, também conhecidos como os salões sagrados da Universidade de Oxford.

Mas ao contrário do que muito brasileiro pensa, o Reino Unido não é somente Londres! Há diversas outras cidade interessantes no país. Edimburgo, a capital da Escócia, é uma vibrante cidade universitária que rodeia um dos mais fascinantes castelos da Europa. Já o lado mais novo da cidade é repleto de arquiteture Georgiana e repleta de ruas boas para fazer compras.

Você ainda pode divertir-se nos bares/pubs anteriormente frequentados por Robert Louis Stevenson (autor do livro A Ilha do Tesouro), ou percorrer as mesmas ruas que o antes leiteiro Sean Connery percorria para entregar leite, antes de tornar-se famoso no cinema ao fazer o papel de James Bond em 5 filmes seguido! Você pode aproveitar para aprender um pouco mais sobre o Impressionismo Escocês, na National Gallery, e passear pela Royal Mile, em busca de locais memoráveis (a partir do Palácio real de Holyrood).

Visão aérea de Edimburgo (com o castelo ao fundo)

Visão aérea de Edimburgo (com o castelo ao fundo)

Como opções de passeios de apenas um dia, você pode ir para a geladíssima Inverness e procurar o famoso monstro do Lago Ness (também conhecido como Nessie) que dizem ser uma espécie de dinossoauro que sobreviveu e vive até hoje nas profundezas do gelado lago. Um excelente lugar para observar o lago à procura de Nessie é a partir das ruínas do Castelo Urquhart.

Ruínas do castelo de Urquhart - à beira do Lago Ness

Ruínas do castelo de Urquhart - à beira do Lago Ness

A partir de Edimburgo, outro excelente passeio de um dia é Glasgow, a maior cidade da Escócia. Glasgow é considerada uma antiga cidade industrial que revitalizou-se tornado-se um grande contemporâneo centro cultural. A cidade tem uma grande variedade de opções culturais como óperas, ballets, galerias de arte, museus, etc. Glasgow também abriga uma das maiores bibliotecas da Europa.

Biblioteca Mitchell em Glasgow

Biblioteca Mitchell em Glasgow

You may also like...

6 Responses

  1. Sissym says:

    Lugares que tem historico = historia = tradição sempre são muito atraentes para quem curte. E eu adoro isso.

  2. Danilo says:

    Olá , tenho 15 anos e fasso 16 em novembro , meu sonho é morar na escocia , amo o pais , amo as montanhas , o frio , a cultura e a população calorosa do local , já estudei tudo sobre o pais.
    Minha intençao e fazer faculdade de Gastronomia no Brasil , e ir morar no Reino Unido para atuar na area , gostaria de saber , quais são as condiçoes para esta area no pais , e se são favoraveis.

    Agradeço desde já.
    Danilo De Lima Frederico

    • Olá Danilo,

      Você ama o frio? :O

      Qdo vc cita Gastronomia, qual a sua idéia? Trabalhar com restaurantes, ou na indústria com pesquisa?

      Relacionando a gastronomia com a popular culinária e deixando as condições climáticas de lado… Os britânicos em geral se interessam por culinária. Livros de culinária sempre estão entre os mais vendidos, tem muitos programas sobre o assunto na tv, há muitos restaurantes em todos os lugares e atualmente Londres disputa a posição de capital culinária do mundo com Paris, porque os melhores chefs do mundo acabam por vir para Londres (muitas vezes por razões economicas).

      Em compensação, os “típicos” hábitos alimentares dos britânicos, baseado em muita gordura e sanduíches não anima nem um pouquinho… hehe

      Roberto

  3. antonio says:

    olá roberto,
    por gentileza, preciso de umas informações sobre londres. como faço para perguntar ?

    desde já, muito obrigado

  4. Wagner Oliveira says:

    Sou Wagner, brasileiro, estou em Portugal a 3 anos e concluo o meu doutorado em economia ano que vem e gostaria de ir para a Escócia, gostaria de receber indicações de trabalho e moradia ai na Escócia, ou outro País do Reino Unido.