Costumes na Inglaterra

 

Reclamar sobre o tempo é um dos estereótipos que podemos facilmente aplicar à maioria dos britânicos. É incrível a quantidade de gente que vive reclamando do tempo! Eles fazem isso porque o tempo muda muito na Grã-Bretanha e em geral, muda sempre para pior (mais frio ou mais molhado). Vento, chuva, sol, neblina, etc que pode acontecer em qualquer lugar do Reino Unido no verão ou no inverno, não importa.

É “Pouring weather” pra cá, “miserable weather” pra lá, e assim vai. Entretanto, tenho que admitir 2 coisas: geralmente é verdade que o clima é ruim (ou horrível) na maior parte do ano e que o assunto “weather” é excelente para “puxar” conversa com qualquer pessoa. Você reclama do tempo e a outra pessoa já começa uma dissertação sobre como foi difícil andar ao sair de casa ou sobre como é ruim ter que vestir tantas peças de roupas, etc.

Outra coisa comum na Grã-Bretanha é a educação ao formar filas. Nos bancos, cinemas, lojas, pontos de ônibus, escadas rolantes do metrô, saídas de rodovias, etc. você pode sempre ver as pessoas organizadas em filas. Todos apenas ficam em silêncio a esperar, muitas vezes por um longo tempo. Os britânicos raramente reclamam das filas, exceto se alguém não a respeita e fura a fila. O único lugar que costumo ver algum desrespeito às filas é em Londres, provavelmente por conta do excesso de gente e número absurdo de imigrantes.

Os hábitos britânicos

Os hábitos britânicos

Já nas portas dos estabelecimentos comerciais é um outro “ritual”. Se alguém está entrando e você vem logo atrás, provavelmente a pessoa na sua frente irá segurar a porta até você entrar ou chegar na porta. Você agradece e a pessoa responde. Alguns são tão cordiais, que ficam segurando a porta até várias pessoas passarem, apenas porque não querem ser mal educados a ponto de “bater” a porta na cara de alguém.

Assim como no Brasil, os homens sempre apertam as mãos quando se encontram. No Reino Unido, o costume de apertar as mãos iniciou-se centenas de anos atrás, quando os soldados romanos começaram a esse costume. Eles apertavam as mãos para mostrar que eles não tinham uma espada.

Os britânicos também adoram enviar cartões! Tudo é motivo para enviar um cartão comemorativo. Seja aniversário, casamento, nascimento, Natal, Boa Sorte, novo emprego, saindo do emprego, obteve habilitação, se curou de alguma doença, etc. Eles têm todo tipo de cartões para todos os momentos importantes em sua vida, que podem ser comprados pela internet, em supermercados, livrarias, em lojas especializadas em cartões e até em postos de gasolina.

Please (por favor) e Sorry (desculpa) é parte obrigatória do vocabulário de muitos britânicos! Nunca esqueço, quando eu tinha menos de um menos de residência na Inglaterra e vi em um estabelecimento comercial uma senhora pedir um refrigerante:

“Please, can you please give me please a diet coke please?”

E por fim, é claro que não poderia faltar como um dos mais importantes constumes britânicos, o Chá com Leite! Caso você ainda não notou este site é chamado Chá com Leite justamente em homenagem ao costume britânico de tomar Chá com Leite várias vezes ao dia! Pois é… já teve dias em que presenciei no meu local de trabalho britânicos tomando uma caneca de chá com leite a cada uma hora!

Related Posts with Thumbnails
 
 
 

9 Comments

  1. sissym says:

    Hum…. acho que o Rio está ficando britânico… “pouring weather” …rssss Hoje, por exemplo, estava frio… um temporal…tudo alagado… um horror! Poucas horas depois, estava quente… saindo sol… marcas das aguas que rolaram… outro horror, claro! Porque então precisamos andar com mudas de roupas!

    Sobre respeitar filas, abrir portas, gentilezas, bom… eu vou me mudar, aguarde-me, porque este Rio cada vez mais está sem regras e com pessoas indiferentes.

    Beijocas

    • Só o Rio? Ano passado fui para SP e Fortaleza e posso afirmar que o negócio tá feio por lá.

      Mas Sissym, a chuva no Brasil é mais torrencial. Aqui na Inglaterra chove bastante, mas é geralmente na base da garoa. Muita gente nem usa guarda chuva.

      Roberto

  2. Amanda says:

    Olá!! Gostaria de saber (please) como é o costume (please) para cumprimentar mulheres…..se é como no Brasil (2 ou 3 beijinhos no rosto) ou se é diferente….o mesmo valendo para homens cumprimentarem mulheres…

    Thanks a lot!

  3. pica grossa says:

    Foda-se!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Luecya says:

    Oi Roberto, estou pleiteando doutorado na inglaterra (Cambridge) e gostaria de saber sobre o custo de vida. Receberei uma bolsa de 910 Libras, é possível sobrebiver? Rs

  5. leandro says:

    aqui em belem do pará tambem ér semelhante,o tempo sempre muda e pra pior…

  6. …[Trackback]…

    Reply post here…

  7. …[Trackback]…

    Similar post here…

  8. Lu says:

    A Escócia é realmente muito linda(Só por imagens).
    um sonho que penso um dia realizar.