Algumas estatísticas do mercado de informática (TI) no Reino Unido

O mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação no Reino Unido é consideravelmente maior do que no Brasil, portanto existem inúmeras empresas e sites especializados em contratação de profissionais desse setor.

Para conhecermos melhor o potencial de um determinado seguimento do mercado de informática no Reino Unido podemos consultar as estatísticas dos sites de recrutamento obtendo médias salariais e quantidade de vagas anunciadas para cada especialização.

Obviamente, que como em qualquer mercado, profissionais bem qualificados com certificações de fabricantes, títulos universitários, boa experiência profissional e excelentes “communication skills” destacam-se com maior facilidade, alcançando maiores salários e podendo as vezes até serem  “assediados” por outras empresas.

O site ITJobsWatch é um excelente ponto de partida para você ter uma idéia sobre qual é a valorização e a procura média para determinadas áreas de TI. Este site não contém vagas de trabalho, ele apenas realiza um trabalho estatístico sobre 7 outros sites especializados em contratação de profissionais de TI.

Emprego de IT na Inglaterra

Emprego de IT na Inglaterra

O ITJobsWatch constrói suas estatísticas “contando” palavras nos anúncios de vagas dos outros sites, e classificando em rankings as palavras que mais aparecem em anúncios com suas respectivas médias salariais publicadas nas vagas.

Como muitos anúncios são repetidos ou anunciados por agências de emprego diferentes, sempre considere os números apenas como referência e não como pura realidade. Se algum tipo de especialização no mercado de IT aparece com 40.000 vagas em 3 meses no ITJobsWatch, significa que talvez sejam apenas 1.000 vagas que foram re-publicadas várias vezes em diferentes sites de emprego. Mas mesmo assim, os dados são excelentes para termos uma idéia sobre a situação do mercado de emprego.

Para realmente procurar por vagas, eu geralmente utilizo o site Indeed Jobs que pesquisa por vagas em diversos outros sites e apresenta todas as vagas em uma única pesquisa.

Mas voltando às estatísticas do ITJobsWatch, vamos pegar uma tecnologia como exemplo: Linux. O termo “Linux” hoje está aparecendo na posição 19 no ranking de termos que mais aparecem em anúncio de empregos na Inglaterra e Escócia.

Vagas de IT mais publicadas no Reino Unido

Vagas de IT mais publicadas no Reino Unido

Clicando no termo “Linux”, o ITJobsWatch irá apresentar um relatório bem mais completo sobre aquele termo, com estatísticas de 2004 sobre a procura pelo termo, incluindo valores salariais, localidades com mais vagas, etc.

Anúncios de emprego no Reino Unido com o termo Linux formam hoje quase 40% do total de anúncios, formando mais do que o dobro de anúncios publicados no ano de 2004!

Evolução da procura na Inglaterra por profissionais que conhecem Linux

Evolução da procura na Inglaterra por profissionais que conhecem Linux

A seguir, você pode conferir a média salarial atual no Reino Unido oferecida nos anúncios de emprego para profissionais que conhecem Linux.  O gráfico abaixo está indicando por exemplo, que nos últimos 3 meses, foram mais 2400 anúncios com o termo Linux oferecendo um salário entre 35 e 40 mil libras por ano.

Média de salário oferecido na Inglaterra para profissionais que conhecem Linux

Média de salário oferecido na Inglaterra para profissionais que conhecem Linux

Já temos idéia do salário e do tamanho da procura, mas a pergunta que não quer se calar é: Essas vagas são para empregos de que regiões do Reino Unido?

Segundo o ITJobsWatch, de um total de 10283 anúncios de emprego com a palavra Linux nos últimos 3 meses, as vagas foram publicadas da seguinte maneira:

  • 9888 são anúncios para trabalhar na Inglaterra. Ou seja, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales tiveram menos de 400 anúncios.
  • 4972 para trabalhar em Londres
  • 1976 para trabalhar na Região de South East, ou seja, são vagas para os arredores de Londres.
  • 1444 que são especificamente para o centro de Londres.
Procura no Reino Unido por profissionais que conhecem Linux por região

Procura no Reino Unido por profissionais que conhecem Linux por região

O ITJobsWatch fornece muitas outras estatísticas que vale a pena conferir e podem te ajudar a planejar sua vida profissional, mas para pesquisar diretamente por vagas, não se esqueça de visitar também o site do Indeed Jobs.

You may also like...

5 Responses

  1. Danie Lustoza says:

    Valeu Roberto, muito bom encontrar dicas como as suas, meio do ano estarei terminando minha faculdade de Sistemas de Informação e to querendo focar em uma especialização em redes e linux.

  2. Rodrigo says:

    Olá,

    Obrigado Roberto.

    Excelente post. Gostei. Estou indo pra Inglaterra fazer mestrado em Seguranca da Informacao nesse ano no Royal Holloway College. Tenho 3 anos de experiencia em redes, linux e seguranca da informacao e tenho algumas certs (CCNA,CCDA, CCNA Sec, CCNP, CCIP, CCDP, LPIC-1, Linux+, Network+, CEH, RHCE).

    Eu dei uma pesquisada nos sites que vc indicou e achei bastante vaga ate e com medias diversas de salarios, mas eu queria ouvir a opiniao de quem esta de fato no mercado de trabalho sobre as chances de um brasileiro razoavelmente qualificado como eu conseguir um sponsor no Tier 2 ai no UK.

    Abracao e parabens pelo blog,

    Rodrigo

    • Olá Rodrigo,

      Chances são um pouco difícieis pois o governo têm limitado bastante a quantidades de vagas. Mas a qualificação e as certificações contam muito a seu favor.

      Roberto

  1. 7 de February de 2012

    …[Trackback]…

    More information here…

  2. 9 de February de 2012

    …[Trackback]…

    Similar post here…