Visto para Inglaterra e Escócia – Como solicitar?

O que é mesmo um visto?

Um visto (também chamado de Entry Clearance) é um certificado que é colocado no seu passaporte ou documento de viagem que lhe dá permissão para entrar no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales, etc). Ao chegar no Reino Unido, um oficial da Força Border pode verificar se você está aqui pelos motivos que você indicou na solicitação do visto. Os passageiros também terão suas impressões digitais escaneadas no controle de fronteiras para verificar se a pessoa entrar no Reino Unido é a mesma pessoa que deu os seus dados biométricos quando aplicado para o seu visto.

Quando solicitar um visto para a Inglaterra e Escócia?

Você pode pedir um visto no Reino Unido até 3 meses de antecedência da data prevista da viagem para o Reino Unido. Os candidatos são aconselhados a não confirmar os seus planos de viagem para vir ao Reino Unido antes de terem recebido o seu visto.

Como solicitar um visto para o Reino Unido?

Passo 1 - Primeiro verifique se você realmente precisa de um visto

Se você tem cidadania européia, provavelmente não precisa de um visto. Confira que países da Europa fazem parte da União Européia e não têm restrições de entrada e estadia no Reino Unido. Caso você possue apenas cidadania brasileira, então as seguintes regras se aplicam:

  • cidadãos brasileiros que pretendem permanecer no Reino Unido por menos de seis meses como turista, estudante ou visitante de negócios normalmente não precisam solicitar um visto antes de viajar. Nesse caso, na fronteira do Reino Unido você terá de mostrar o seu bilhete de regresso, as provas que pretende deixar o Reino Unido no final da sua estadia e prova de que você tem dinheiro suficiente para pagar a sua estadia e alojamento. Se você estiver indo para estudar você também vai precisar provar que você se matriculou em um curso, tem acomodação adequada e dinheiro suficiente para pagar por sua manutenção e de seus estudos durante a sua estadia. Se o curso inclui um estágio, se você pretende trabalhar enquanto estiver aqui, ou prolongar a sua estadia ou estudar por mais de 6 meses, você não será elegível para entrar como estudante visitante.
  • Se você pretende trabalhar em serviço remunerado ou não remunerado no Reino Unido, independentemente da duração de sua visita, você precisará obter um visto antes de viajar.
  • Se você estiver em trânsito (apenas fazendo conexão aérea) no Reino Unido você pode precisar mostrar uma cópia de seus documentos de viagem para um oficial de imigração, demontrando que não tem intenção de permanecer no país.
  • Se você pretende ficar no Reino Unido por mais de seis meses você deve solicitar um visto.
  • Se você tiver qualquer condenação criminal em seu país de origem ou no Reino Unido, você é fortemente aconselhado a obter um visto antes de viajar, pois você pode não ser autorizados a entrar no Reino Unido.
  • Se você já teve problemas anteriores de imigração quando visitou o Reino Unido no passado também é aconselhado a obter um visto antes de viajar.

Problemas de imigração podem incluir qualquer um dos seguintes:

  • previamente avisados para obter um visto por um funcionário do governo britânico.
  • tenha sido recusado um visto para o Reino Unido.
  • tenha uma história de imigração adversa, por exemplo – ficando mais tempo no Reino Unido mais tempo do que o seu visto permitia ou trabalhando ilegalmente no Reino Unido.
  • tendo sua entrada recusada, tendo sido deportado ou removido do Reino Unido.

A não divulgação de todos os problemas anteriores de imigração antes de sua chegada ao Reino Unido podem resultar em você que está sendo deportado de volta ao seu ponto de origem quando você chegar no Reino Unido.

Passo 2 - Verifique que categoria de visto você necessita

Antes de decidir pedir um visto, certifique-se que você se adequa e possui todos os requisitos da categoria de visto que você está se candidatando. Aqui no ChacomLeite.com você encontra muitas informações sobre as diferente categorias de vistos possíveis para o Reino Unido. Leia o máximo de informações à respeito do visto que pretende e confira todas as informações no site do HomeOffice (orgão do governo britânico responsável pelo controle de imigração no Reino Unido).

As leis sobre vistos sempre estão mudando e o ChacomLeite.com não se responsabiliza por eventuais erros ou problemas que você tenha. Sempre confirme todas as informações nos sites do governo britânico!

Passo 3 - Complete o formulário de candidatura online e pague a taxa de pedido de visto

Você terá acesso a um computador, um endereço de e-mail pessoal que você pode verificar depois e estar preparado para imprimir seu formulário e outras informações.

Você deve apresentar um pedido de visto individual em cada solicitação de visto, incluindo crianças. Você também deve pagar a taxa de aplicação adequada para todos os requerentes de visto que solicitem um visto, incluindo crianças e outros dependentes.

A solicitação online do seu visto deve ser preenchida em: http://www.visa4uk.fco.gov.uk/ApplyNow.aspx

Formulário online de pedido de visto e de pagamento

Você deve preencher um pedido de visto on-line utilizando o sistema de candidatura on-line e pagar o seu visto online taxa de inscrição. O formulário de inscrição on-line de visto deve ser preenchido em Inglês, pois não são aceitas incrições em qualquer outra língua. E lembre-se:

  • Certifique-se que você selecione o pedido de visto correto para a finalidade da sua visita. Certifique-se de preencher todas as secções corretamente.
  • Imprima todas as páginas do formulário de pedido de visto para ter uma cópia de segurança das informações que enviou.
  • Depois de ter salvo e enviado a sua inscrição on-line, você receberá um e-mail com um número único de ID. Mantenha o seu número de identificação em local seguro para referência futura.
  • Você poderá pagar o seu visto online taxa de inscrição usando um cartão de crédito. Depois de um pagamento on-line os solicitantes receberão um email de confirmação de pagamento. A cópia impressa desta confirmação do pagamento deverá ser apresentada com o seu pedido de visto e documentos como prova de pagamento.

Passo 4 - Prepare seus documentos

Documentos de suporte

No formulário do seu visto há um checklist para lhe dar uma idéia geral dos tipos de documentos que ajudarão na decisão oficial de aprovação do seu visto e no que é preciso para atender aos requisitos das regras de imigração. Os candidatos devem apresentar o máximo de provas possíveis para cada requisito do visto solicitado.

A ausência de evidências importantes de sua história de viagens em um passaporte anterior (se aplicável) e suficiente demonstração de documentos pode resultar em seu solicitação de visto não ser bem sucedida. Não envie cartões de crédito, ou bilhetes de avião originais. Envie cópias.

Os documentos originais e fotocópias

Para outros documentos pessoais, você deve fornecer documentos originais. A não apresentação de documentos originais pode significar o seu pedido de visto ser recusado ou atrasado. Você deve incluir em especial os documentos originais relativos a nascimento, casamento, divórcio e morte. Se você não for capaz de incluir os originais de documentos importantes, então você deve enviar uma cópia certificada (e de preferência explicar por que não está enviando os originais).

Provavelmente você também deverá fornecer uma cópia de cada documento de apoio que você está enviando. Os documentos fotocopiados devem ser claramente legíveis.

Passo 5 - Compareça pessoalmente ao centro de aplicação de vistos

Você poderá ser requisitado a visitar o centro de pedido de visto, dependendo da categoria do seu visto.

Na sua visita ao centro de aplicação de vistos, você deve se lembrar de levar todos os documentos requisitados.

Todos os requerentes de visto (exceto das categorias isentas e crianças menores de 5 anos) devem ir pessoalmente no centro de pedido de visto para apresentar seus dados biométricos. Se você se recusar a apresentar seus dados biométricos, o seu pedido de visto pode não ser processado. A coleta de dados biométricos inclui uma coleta de impressões digitais (todos os dedos) e uma fotografia digital.

Importante: Você não será capaz de apresentar mais documentos depois de ter apresentado o seu pedido no centro de pedido de visto. Os documentos que apresentar no momento em que fez a sua aplicação são os únicos documentos que podem ser considerados.

Passo 6 - Espere por uma decisão

Aguarde até que uma decisão sobre seu pedido de visto. Por favor, consulte o Guide to Processing Times para obter mais informações sobre os nossos tempos de processamento no Brasil.

Você pode usar essas informações como um guia para o desempenho recente na emissão de vistos, embora não possa ser usado como uma garantia individual do seu tempo de processamento de pedido de visto. Os pedidos de visto são avaliados individualmente e os tempos de processamento podem variar.

Procedimentos de entrevista

Excepcionalmente, você poderá ser convidado a comparecer a uma entrevista. Os responsáveis pela avaliação de vistos reservam-se ao direito de convocá-lo para uma entravista e tomar decisões com base nas informações e documentos que apresentou com o seu pedido de visto. É essencial que você envie todos os documentos relevantes com o seu pedido de visto. Se uma entrevista é necessária, será oferecida ama data da primeira entrevista disponível.

Passo 7 - Coletar ou receber a decisão sobre o seu visto

Você poderá verificar no site de tracking se o governo britânico tomou uma decisão sobre seu pedido de visto e se seus documentos (inclusive passaporte) foram devolvidos ao Worldbridge (centro pedido de visto).

Geralmente você terá duas opções de retorno dos seus documentos:

1. Serviço de Courier: Para sua conveniência, você pode optar por ter a decisão sobre seu pedido de visto e os documentos devolvidos pelo correio.

2. Coletar pessoalmente: Você deve levar o comprovante que lhe foi dado quando apresentou o seu visto.

Se você for emitido um visto, certifique-se de que:

  • seus dados pessoais estão corretos,
  • está indicada corretamente a finalidade para a qual você quer ir para o Reino Unido, e
  • se a data em que pretende viajar está correta. (Você pode pedir para que seu visto seja pós-datado para até três meses, se você não pretende viajar imediatamente).

Se você acha que há alguma coisa errada com seu visto, por favor contacte o centro de pedido de visto imediatamente. Erros no seu visto podem resultar em recusa de entrada no território britânico.

Passo 8 - Recorrer da decisão sobre o seu visto (caso seja necessário)

Caso a decisão com relação ao seu visto for negativa, você terá o direito de recorrer e terá um prazo para isso. O governo britânico pode recusar o seu pedido de visto porque você não enviou provas ou documentos suficientes para satisfazer algum dos requistos necessários para a obtenção do visto que você deseja.

Caso isso ocorra, junto com a sua aplicação, será fornecido o motivo da recusa e os procedimentos para recorrer, que geralmente consistem em re-enviar seu pedido pelos correios para a embaixada britânica no Rio de Janeiro com os documentos ou explicações adicionais.

Os tempos de processamento neste caso são diferentes e vão variar individualmente para cada caso.

Mais informações sobre vistos para o Reino Unido

Para mais informações sobre vistos para o Reino Unido consulte os outros artigos disponíveis aqui no ChacomLeite.com e também os seguintes sites:

http://www.ukba.homeoffice.gov.uk

http://www.visainfoservices.com

http://www.ukvisas.gov.uk

http://www.visa4uk.fco.gov.uk

You may also like...

10 Responses

  1. Leonardo Dias says:

    Sou brasileiro ,tenho tambem cidadania portuguesa e estou morando em Newcastle-UK
    Tenho namorada mexicana e ela quer vir para ca estudar ingles e trabalhar, ela se encontra no Mexico nesse momento.
    Gostaria de saber quantas horas semanais ela poderia trabalhar e se é remunerado.
    O que pediriam a ela na hora de chegada ao pais?

    Obrigado

    • Leonardo,

      Para trabalhar, sua namorada precisa de um visto que permita a ela trabalhar.

      Vistos de estudante ou visitante não permitem trabalhar. Vistos de trabalho são muito difíceis de serem obtidos….

      Mas como você tem cidadania portuguesa ela poderia pedir um visto de Family Permit se ela casar com você.

      Com o visto de Family Permit, ela pode trabalhar, estudar, etc. quantas horas quiser.

      Roberto

  2. Adriana Mendes says:

    Oi Roberto!
    Tenho uma amiga que está em Londres há 1 ano. Ela tentou voltar para o Brasil agora em abril, mas descobriu que seu passaporte foi clonado. O que ela deve fazer agora para normalizar a situação do passaporte dela?

    Obrigada!

  3. Morgana Soares says:

    Ola Roberto…
    oi gostaria de uma informacao super hiper importante… é que estou querendo ir para Escocia por tempo indeterminado e nao sei qual opcao seria melhor para conseguir permanecer por um tempo maior que 3 meses… é possivel permanecer na escocia por mais de 5 meses co visto de visitante ? eu tenho namorado escoces seria mais facil ? ou seria melhor tentar uma matricula em uma escola de ingles na escocia? por favor me ajude

  4. Aline Portela says:

    Olá Roberto, boa noite!
    Gostaria de saber quais documentos preciso apresentar para conseguir um Family Permit, meu marido tem dupla cidadania (espanhola/brasileira), e está morando e trabalhando em Londres há 3 meses, já li na página ( http://www.worldbridgeservice.com), que preciso preencher um formulário em inglês, mas não falo o idioma, quais documentos precisam ser traduzidos e onde encontro alguém juramentado para fazer isso, moro no Espírito Santo – Brasil, não sei se posso pedir para um amigo me ajudar a preencher o formulário, no site não diz, e já tentei ligar no Consulado no Rio mas eles não dão esta informação, realmente não sei o que fazer. Vou precisar que meu marido me envie algum documento? Preciso procurar um advogado para saber quais documentos tenho que apresentar. Por favor se puder me ajudar ficarei muito grata.
    Att.
    Aline Portela

  5. rosane says:

    bom dia Roberto.

    preciso muito da sua ajuda, em dezembro pretendo ir para newcstle, namoro um ingles ha 3 anos, e estou indo conhecer a familia dele, ele mora e trabalha na trassilvania, e ele pretende de lá escrever uma carta convite para mim e dizendo que ele vai custear minha viagem e estadia, o que voce acha? será que poderei ser barrada por ele ser meu namorado? a imigraçao achar que estou indo para ficar. me responda com urgencia, please.

  6. lindiomar silva says:

    ola roberto! eu e minha mulher temos uma filha q naceu aqui em portugal, nossa filha tem dupla nacionalidade, é pocivel agente pegar um visto family mesmo tendo somente altorisaçao d residencia portuguesa?

  7. Felippe Conti says:

    Olá Roberto.

    Sou um cozinheiro profissional e estava com uma oportunidade de voltar aos Estados Unidos para trabalhar novamente em um restaurante conceituado. Mas, infelizmente minha documentação não vai ficar pronta a tempo e não conseguirei viajar.

    Atualmente, busco alternativas, não gostaria de ficar no Brasil. Existe a possibilidade de obter o visto mesmo sem um sponsorship, ir até a Inglaterra e conseguir um trabalho?

    Imagino que entrar como turista, conseguir um emprego e requerer a mudança não deve ser bem quisto, não é?

    Agradeço desde já sua atenção!

  8. Dina says:

    Estou indo a Londres para uma feira de moda, tenho o convite da feira e o hotel já foi pago. Estive na China a negócios 2 vezes no ano passado, também em Hong Kong e Paris! Não pedi visto para Inglaterra, acha q posso ter problemas? Estou levando 1500 libras para 8 dias de estadia! Tenho uma empresa no Brasil e vou mesmo contactar algumas empresas do setor de vestuário e acessórios para começar relação de importação de produtos ingleses para o Brasil! Agora fiquei preocupada pois não pedi visto, achei q as regras fossem as mesmas da união européia. Ah, sou proficiente em língua inglesa! Help me, will I have any problems to get to England??