Sonhos maduros (procurando emprego…)

Nem todo mundo teve a chance de realizar o seu sonho de morar fora, especialmente falando-se de Londres quando você tinha 20 ou 30 e poucos anos. Brasileiros de todas as latitudes que curtem a língua inglesa e sonham com a vida na europa, pensam logo no Reino Unido como destino. Alguns mantiveram por décadas a vontade de fazer aquele intercâmbio que nunca chegou; outros quiseram aperfeiçoar o inglês num curso de férias de um mês. Mas conversa vai e conversa vem, o dinheiro que queriam juntar para o almejado sonho era usado para as coisas práticas do dia-a-dia, tipo pagar dívidas no cartão de crédito, reformar apartamento ou financia-lo, trocar de casa, alugar um lugar legal, comprar aquele carro ou moto. Para tudo ouve uma desculpa ou culpa do destino. Mas a cidade de cartão postal sempre esteve lá, seja na parede do quarto ou entre os livros na estande, e até numa carta perdida na gaveta de um amigo de longas datas falando da vida dele na terra da rainha Elizabeth II.

Vemos na tevê um mundo feito para os jovens, mas o que é ser jovem, afinal? Será que é apenas ter um sorriso perfeito, sem rugas aparentes, pele de pêssego ou seja lá mais o quê. Ser jovem não morre com a passagem dos anos, ao contrário, amadurece sentimentos e nos prepara para os anos vindouros; onde ser adulto maduro nem sempre significa ter maturidade. Acredito que se permanecemos perseguindo a tal juventude, iremos perder o real significado das fases e luas em nossas vidas. O momento para ser vivido intensamente é agora. Não dá para deixar para depois.

Não podemos viver dos “se” que pronunciamos ao longo das nossas vidas: se eu tivesse, se eu fizesse, se eu disesse, etc. Ler livros a respeito, ver fotos, filmes, assistir palestras e relatos dos outros, tudo é muito bom, mas não realiza o seu sonho, aliás só traz mais fome ou vontade de realizá-lo, não é mesmo? Coloque na sua mente: eu quero, eu posso, eu vou conseguir.

Agora una desejo e ação, crie uma estratégia, marque um tempo para acontecer o que você deseja, um prazo definido sem aqueles momentos do tipo “amanhã eu recomeço”, “hoje estou super atarefado”: preciso estudar, poupar, telefonar, pesquisar ou seja o que for que você invente para se acomodar. A vida é sua, as decisões e os sonhos são seus, não espere as coisas acontecerem como passe de mágica; faça o sonho acontecer. E lembre-se o melhor livro de auto-ajuda que existe é o seu pensamento e a sua ação, o resto fica só na teoria.

Se você não arriscar só vai ficar no “e como seria se”. Podemos nos arrepender do que fizemos, nunca do que imaginamos poder fazer ou ter feito. E eu ainda estou falando do seu sonho maduro, assim como dos meus próprios. Você que está no sofá, meio preguiçoso, que tal sair da frente da tevê, deixar de ler os livros e suas teorias e embarcar comigo numa pesquisa, numa investigação sobre o campo de trabalho para gente como nós acima dos quarenta, mas cheia de potencial para dar e vender.

Se você já cruzou o oceano e desembarcou em Londres (ou pensa um dia fazê-lo), já está estabelecido ou não, acostumado com o modus viventis da cidade e do país, já domina um pouco mais ou melhor a língua inglesa; então vamos “fussar” juntos as agências especializadas e ver o que elas tem a oferecer às pessoas acima dos quarenta ou cinquenta anos de idade. “…quem sabe faz a hora não espera acontecer…” lembra esse trecho da música do Geraldo Vandré? Pois é, vamos lá, mãos à obra.

Lembre-se que desde outubro de 2006 a lei britânica diz que é proibido qualquer tipo de discriminação no local de trabalho baseado na idade.

Primeiro passo: onde nos situamos? quero dizer: você tem nível médio ou universitário? No caso de diploma universitário do Brasil: conseguiu validá-lo ? sua área de atuação é reconhecida aqui na Inglaterra? Bem, partindo da teoria que você tem experiência em outras áreas do tipo serviço de atendimento ao cliente por telefone (telemarketing, televendas, pesquisa de mercado, etc) e administração geral (serviço de escritório), IT.

Vamos traçar um caminho e uma meta. As áreas que citei anteriormente estão sempre precisando de gente que fale outros idiomas (incluindo português,espanhol, italiano, francês; só para citar as línguas mais fáceis e próximas para os falantes de idiomas latinos). Eu aqui não irei me deter em outros aspectos e pontos óbvios que devem constar num curriculum vitae no formato do mercado europeu (Britânico), nem no fato de que você precisa estar com os papéis em dia e detalhes outros para candidatar-se a uma vaga (aliás os brasucas radicados em Londres usam muito o verbo “aplicar” do inglês “apply to”, mais um fenômeno linguístico).

A primeira agência que pesquisei foi a 40plus recruitment: especializada na área administrativa, profissional e técnica à nivel de gerenciamento junior, médio e senior (contador, supervisor, secretária, administrador ou assistente de administração, telefonista, recepcionista, motorista, vendedor, porteiro, encarregado ou alguém que cuide de pessoas idosas, cozinheiro ou assistente, etc). Ela oferece vagas em tempo integral ou meio período ou jornada. No site deles há posições ou vagas temporárias e permanentes. Eles não prometem fazer nenhuma mágica. Você envia seu CV online, por fax ou preenche uma ficha e eles avaliam o seu CV. Caso queira, pode contactar-los por telefone antes de mandar o seu curriculum e explicar o que busca e falar da sua experiência. Eles cobrem várias regiões da Inglaterra (Berkshire, Buckinghamshire, Oxfordshire, Northamptonshire, etc).

Nossa segunda agência é a WRINKLIES. Eles dizem que a especialidade deles são pessoas maduras com experiência. Os candidatos vão desde alguém na área de pesquisa de mercado até profissionais de alta qualificação.Não há taxa de registro. No site você consegue dicas e instruções úteis sobre mercado de trabalho e outros assuntos relevantes.

Todos são iguais em oportunidade segundo a agência EQUALS ONE (ou Encore Recruitment,companhia irmã ou associada da Flexworks-UK) oferecem vagas para quem busca trabalhos com horários flexiveis e de meia jornada. Prometem um serviço personalizado de auxilio e assistência ao candidato. Toda vaga é discutida com o candidato antes que o CV seja enviado ao empregador em potencial.

A agência Forties people atua na região de London, Watford or Hertfordshire. Oferece vagas em todas as áreas (mas eles citam mais na área administrativa, secretariado e contabilidade, além de gerência).

Maturity Works: “Talento e ambição importa mais do que idade” com esse slogan ou bordão chegamos ao espaço virtual dessa empresa. Caso você não encontre uma vaga na primeira pesquisa, cadastre-se e crie um alerta de vagas automático por e-mail.

Jigsaw Recruitment Services Ltd: área de vendas,marketing, financeira e serviço de atendimento ao cliente. Eles oferecem ao candidato a oportunidade de contactá-lo também fora do horário normal de trabalho.

Posability: empresa que oferece empregos para todas as idades em várias áreas.

Prime Cymru (País de Gales); organização que ajuda pessoas acima dos 50 a abrir o próprio negócio, ser voluntário ou encontrar emprego.

Wise Owls Employment Agency: vagas para candidatos entre os 45 e 65 anos de idade. Para aqueles acima dos 50 eles tem um projeto de treinamento especial.

Women Returners Network: Órgão que ajuda às mulheres (e homens) empresária(o)s, dona(o)s do próprio negócio, oferecem informações e um canal de comunicação válido em todos os sentidos.

Seniority co.uk: informações, atividades e idéias para quem está acima dos 50 anos de idade.

Agora que você já tem mais ou menos uma idéia por onde começar desejo-lhe sorte nessa empreitada. Mesmo plantando os frutos agora, saiba que a colheita dos mesmos pode levar mais tempo, mas com força e fé chegamos lá.

Links das agências de emprego citadas:

40plus recruitment agency www.40plusrecruitment.co.uk

Wrinklies Direct www.wrinklies.org

Encore Recruitment (Equals one/ Flexworks) www.encorerecruitment.co.uk/vacancies.cfm

Maturity Works www.maturityworks.co.uk

Jigsaw recruitment Services www.jigsawrecruitmentservices.co.uk/

Prime Cymru (País de Gales) www.Prime-cymru.co.uk

Wise Owls Employment Agency www.wiseowls.co.uk

Posability www.posability.net

Monster UK (pesquisa de empregos para todas as idades) www.monster.co.uk

Women Returners Network www.women-returners.co.uk

Seniority co.uk. www.seniority.co.uk

50plus (oferece serviços desde encanador,eletricista e até alguém para fazer as suas compras no supermercado) www.the50plus.co.uk

Citações e fontes de pesquisa:

“Pra não dizer que não falei de flores” http://letras.terra.com.br/geraldo-vandre/46168/

Como se diz “concurso” tecla SAP ( referência ao uso do termo “aplly to” ) http://www.teclasap.com.br/blog/2009/01/10/como-se-diz-concurso-em-ingles/

Lei anti discriminação no trabalho: www.agepositive.gov.uk/

Age Positive www.acas.gov.uk

ACAS – Advisory, Conciliation and Arbitration Service www.caade.net

Campaign Against Age Discrimination in Employment www.cipd.co.uk/subjects/dvsequl

Institute of Personnel and Development www.equalityhumanrights.com

Equality and Human Rights Commission. www.equality.ie

The Employment Equality Agency (Eire) www.agebusters.co.uk/

Informação sobre as leis de antidiscriminação: Dicas úteis para quem está na casa dos quarenta, cinquenta ou sessenta:

Overforty Recruitment Agents(OFRA) www.overforty.co.uk

websites úteis para estudantes maduros:

www.mmu.ac.uk/careers/students-and-graduates/resources/guides/useful-websites-for-mature-students.pdf

Treinamento para o trabalho (todas as idades) www.worktrain.gov.uk

Informação para terceira idade:

Third Age Employment Network www.taen.org.uk

You may also like...