Notas de libras esterlinas usadas na Inglaterra

 

As notas de libras esterlinas são usadas em todo o Reino Unido e Ilhas Britânicas, principalmente na Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. São elas:

  • £5 (five pounds) – 5 libras
  • £10 (10 pounds) – 10 libras
  • £20 (twenty pounds) – 20 libras
  • £50 (fifty pounds) -50 libras

Todas as nossas notas exibem a face e coroa da rainha de um lado e uma pessoa famosa e histórica do outro lado.

A Rainha Isabel II é a primeira monarca a ter seu retrato impresso em uma nota de banco. A foto da rainha passou a ser impressa pela primeira vez nas notas de libras esterlinas em 1960 como o intuito de dificultar falsificações do dinheiro.

Outro fator interessante é o tamanho físico das notas, que é bem maior do que os reais brasileiros.

Todas as notas de libra esterlina utilizadas no Reino Unido

£ 5 (5 libras)

A atual nota de cinco libras exibe Elizabeth Fry, uma mulher que fez seu nome lutand por melhores condições de vida para as mulheres nas prisões europeias.
A antiga nota de £5 exibia George Stephenson. Mas essa nota deixou de circular em 21 de Novembro de 2003
Tamanho da nota: 135mm x 70mm (aprox.)

£ 10 (10 libras)

A nota atual de dez libras exibe uma foto de Charles Darwin, o naturalista victoriano que desenvolveu a teoria da evolução. Também é retratada uma ilustração da própria lente de aumento de Darwin e da flora e fauna que ele pode ter estudado através de suas viagens.
Tamanho da nota: 142mm x 75mm (aprox.)

£ 20 (20 libras)

A nota atual de vinte libras exibe Sir Edward Elgar, compositor britânico, cujas obras orquestrais incluem Enigma Variations (1896) e cinco marchas de Pomp and Circumstance (1901-1930).
Tamanho da nota: 149mm x 80mm (aprox.)

O Banco da Inglaterra divulgou um novo estilo de £20 nota em 13 de março de 2007. A nota apresenta Adam Smith, um dos pais da economia moderna, nas costas e incorpora recursos avançados de segurança.

O novo modelo de notas de £20 vai circular ao lado da antiga nota de Edward Elgar, que será progressivamente retirada de circulação. . A data final de circulação do modelo antigo ainda não foi divulgado.

£50 (50 libras)

A nota atual de £ 50 exibe uma ilustração de Sir John Houblon, o primeiro governador do Banco da Inglaterra.

Tamanho da nota: 156mm x 85mm (aprox.)

Quid

A gíria para uma libra britânica é Quid. Uma libra esterlina é referido como “a quid”, cinco libras esterlinas como “Five Quid” e dez librass esterlinas como “Ten” Quid “.
Outros apelidos para a libra incluem smacker, ou smackeroon.

As duas notas com os outros nomes são o “Fiver” (£ 5), ou o “Tenner” (£ 10). Por exemplo “It only cost me a tenner” (Só me custou 10 libras).

Related Posts with Thumbnails
 
 
 

3 Comments

  1. Odair Pires says:

    Roberto,
    Tudo bem?
    Moro em Belo Horizonte-MG. Sou pós-graduado em Linguagem e Tecnologia, ex-empresário, poeta, escritor e tenho dado uma de “roteirista de cinema”.
    Preciso urgente de dicas.
    Tenho um roteiro (infelizmente ainda inacabado) bastante interessante (já registrado e com os direitos reservados) que envolve Isaac Newton sobre viagem no tempo, feito em homenagem aos 350 anos da Real Sociedade. Só que a Royal Society faz o aniversário neste ano e também não consegui alguém que traduzisse para o inglês britânico para mim (deve ser muito caro e estou sem dinheiro). É um longa metragem que exalta a Inglaterra, seus pontos turísticos, seu povo, sua história e a Academia, dentro de um roteiro inteligente e interessante. Pesquisei tudo devidamente.
    Através da internet, consegui os endereços dos estúdios Pine wood, em Londres, mas ficou nisso. O ano vai passar e a oportunidade (única) pode “voar”.
    É uma grande oportunidade de pôr a mão em uma grana preta que nunca pus antes.
    Preciso de ajuda urgente!

    Por favor, responda…
    0xx31-3468-9278 – residência
    0xx31-9823-7999 – celular

    • Roberto says:

      Odair,

      Qual é o tamanho do roteiro (em quantidade de palavras)?

      Não é muito caro para traduzir não. Tudo depende do tamanho do texto.

      Abraços,

      Roberto

  2. Paulo Roberto Kanheski says:

    Eu tenho notas de 20,00 libras esterlinas versão Edward Elgar, fui a uma casa de cambio para troca-la e eles me disseram que nao podem troca-la pois entrou um novo modelo em circulaçao o que faço aqui no brasil para troca-las