Eu vou morar na Inglaterra, por que tenho que me preocupar com os documentos brasileiros?

Os brasileiros que decidem morar na Inglaterra passam por muitas, mas muitas dificuldades… É visto de trabalho, visto de estudo, cidadania européia, casamento com conjuge inglês(a), documentação indo para o HomeOffice (ou fugindo do HomeOffice) fazer testes para habilitação de direção nova, procurar emprego, língua travada para falar inglês, ouvido sofrendo para entender os ingleses e escoseses falando com batatas quentes na boca, frio de -10 graus Celsius congelando até a nossa espinha dorsal, etc etc etc…

Passaportes brasileiros

Passaportes brasileiros

Mas penso que se pudessemos eleger as piores dificuldades enfrentadas por brasileiros morando no Reino Unido,  muitos brasileiros iriam dizer que a burocracia brasileira estaria entre as maiores dificuldades!

Muitos ao mudar para o Reino Unido pensam, vida nova, tudo novo, adeus burocracia brasileira, adeus cpf, adeus rg, adeus certidão disso, adeus certidão daquilo, adeus reservista militar, título eleitoral, comprovante de votação, adeus declaração de imposto de renda, iptu, etc.

Mas não é bem assim…

Um dia você provavelmente vai querer ir visitar o Brasil, ou mesmo retornar para o país com algumas libras no bolso e fazer sua aposentadoria. E a documentação?

Passaporte brasileiro

Começamos com o passaporte brasileiro.

Caso você tenha o seu visto europeu carimbado, colado ou rabiscado no seu passaporte brasileiro, você sempre terá que manter o passaporte em lugar seguro e atualizá-lo.

Caso você tenha ou vá obter dupla cidadania, você pode se perguntar: “Para que precisarei do passaporte brasileiro?”. Respostas: Para sair do Brasil deve ser apresentado o passaporte brasileiro. E para visitar o Brasil, o passaporte brasileiro deve ser apresentado no aeoroporto brasileiro (inclusive por quem tem dupla cidadania).

Então vem o pensamento… “Ok só o passaporte não vai pesar na bagagem…”

Mas, após alguns anos (depende de cada um), o passaporte brasileiro expira. Pois é… Olhe lá… tem validade! Expirou tem que renovar.

Em uma rápida longa visita ao site do consulado do Brasil em Londres, podemos ver alguns dos requisitos para renovar o passaporte brasileiro:

  • Passaporte expirado (se perdeu ou danificou senta que vem mais conversa)
  • Certidão de casamento, nascimento, naturalização, etc
  • Documento militar (Reservista) para seres do sexo masculino. Claro que ao sair do Brasil para mudar-se para a Inglaterra você irá lembrar de carregar sua reservista.
  • Título de eleitor EEEEE comprovante de voto ou justificativa. Repare no EEEE. Não é ooouuu. Resumindo, se você não estiver com a situação regularizada com a justiça eleitoral, título em mãos e prova de que você votou ou justificou, você não pode ter passaporte.
  • Pagamentos de taxas, fotos com 10 mil requistos de imagem, tamanho, etc e preenchimento de formulários que tem mais o objetivo de dizer que você é o dono de toda essa parafernália documentária do que realmente solicitar algo de útil.
Documentos para renovar passaporte brasileiro

Documentos para renovar passaporte brasileiro

O

You may also like...