5 idéias para ganhar dinheiro viajando pela Europa

A maioria das pessoas adora viajar, mas há um pequeno probleminha: uma viagem pode custar uma fortuna e você não ser rico para ter essa fortuna. Gastos do dia-a-dia viajando para outros países provavelmente irão exceder em muito a quantia que você gastaria normalmente se estivesse em casa, especialmente quando você inclui acomodação, vôos e seguros no custo da viagem.

Mas, e se alguém pagasse para você viajar ou trabalhar em lugares paradisíacos em contato direto com a natureza? Isso pode parecer uma fantasia, mas na realidade não é. Guias de turismo, marinheiros de navios de cruzeiros e escritores de guias de viagem estão entre as pessoas que ganham dinheiro cruzando o globo.

Claro que como em qualquer emprego, existem os altos e baixos, prós e contras, etc.mas para quem está realmente disposto a viajar e ainda ganhar pra isso, vale a pena procurar oportunidades nas carreiras listadas aqui.

Guia de turismo

Guias de turismo podem trabalhar de muitas formas. Pode ser guiando viagens de onibus através da Europa, safaris na África ou caminhadas no Himalaia.

Mas precisa de paciência. Aliás, muita paciência. Passageiros e todos os viajantes chatos do mundo irão ficar no seu calcanhar o tempo inteiro. Esqueça uma tal de “privacidade pessoal” pois você não terá nenhuma. O trabalho é mais indicado para pessoas jovens, livres, solteiras e procurando por novas aventuras. O salário pode ser em torno de £30 libras por dia para muitas vezes mais de 8 horas de trabalho, mas com certeza não há tem tédio infernal de um escritório.

Algumas empresas que sempre têm vagas para guias turísticos:

  • Explore Worldwide (http://www.explore.co.uk/about-explore/jobs/),
  • Stray Travel (http://www.straytravel.com/new-zealand-gap-year/) ,
  • Imaginative Traveller (http://www.imaginative-traveller.com/work-for-us) e
  • Contiki (http://contiki.com.au/jobs).

Instrutor de ski ou camareiro de chalé

Imagine seu amigos entalados (como sardinhas) no metrô em uma segunda feira às 8:00 da manhã. Agora imagine você na base de uma linda montanha coberta por neve pegando um teleférico para ir trabalhar no topo da montanha.

Trabalhando como instrutor de ski ou instrutor de snowboard há muitos benefícios. Você entrará em outra forma (não será mais forma oval), passará a maior parte do seu dia ao ar livre e puro e conhecerá muita gente. Talvez até ganhe alguma admiração do sexo oposto sempre que fizer uma manobra de 360 graus!

Por outro lado, você precisa primeiro se qualificar como instrutor, o que significa muito treino e alguma experiência anterior em escolas de ski, além de ter de possuir um curso de primeiros socorros.

Há também outras opções nas montanhas. Companhias de Ski estão sempre procurando por auxiliares gerais, pessoas que cuidam de chalés (chamados de chalet bunnies), recepcionistas, vendedores, e até mesmo pessoas para limpar piscinas em resorts.
Alguns sites que geralmente possuem ofertas de trabalhos em ski resorts: Ski Connection (http://www.skiconnection.co.uk/) e Natives (http://www.natives.co.uk/guide/index.htm)

Para saber mais sobre como se qualificar como instrutor de esportes praticados na neve, dê uma olhada no Basi (http://www.basi.org.uk/)

Marinheiro

Mesmo se sua esperiência de navegação for igual a zero, você ainda consegue encontrar um emprego para trabalhar em um barco ou navio. Muitos novatos iniciam-se como ajudantes de marinheiros e fazem carreira dentro do navio.

O trabalho é duríssimo e com certeza no começo você será responsável pela realização das piores tarefas a bordo. Um marinheiro auxiliar de cozinha pode facilmente ultrapassar 60 horas de trabalho por semana. Mas quando você para para descansar nas águas lípidas do Caribe sem gastar um tostão, vai ver que valeu a pena o trabalho duro. Se você for subindo na carreira dentro do navio ou barco, pode se tornar até capitão e então ficar na boa vida. Poderá ficar, por exemplo, comandando barcos de pessoas ricas navegando entre Monaco e ilhas Maldivas.

Saiba mais em: Work on a boat (http://www.workonaboat.com/)

Funcionário em navio de cruzeiros

Navios de cruzeiros carregam milhares de pessoas. Com todo essa quantidade de gente vêem diferentes tipos de empregos, desde dançarinos em shows (se você tiver pernas pra isso) até trabalhos de segurança e distribuidor de cartas de baralho em uma mesa de jogos. Com comida e acomodação gratuitas, você embolsa tudo o que receber, sem contar eventuais gorgetas.

As horas de trabalho geralmente irão extrair todas as suas energias, mas quando o navio aportar você descansar e até explorar um pouco de terras diferentes a cada destino. Você precisará de um bom estômago, pois enjôos podem ocorrer algumas vezes mesmo em gigantescos navios de cruzeiros.

Saiba mais em: Cruise Ship Job (http://www.cruiseshipjob.com/) e Cruise Services (https://www.cruiseservices.co.uk/).

Escritor de guias de viagens

Para muita gente, essa é o trabalho dos sonhos: ganhar dinheiro para viajar ao redor do mundo e apenas escrever sobre suas experiências. Jantares em finos restaurantes, inspeções em luxuosos hoté e o melhor, mandar a conta para o seu editor.

Infelizmente para a maioria dos escritores de guias de viagens isso tudo é mito. Escrever sobre viagens pode ser financeiramente instável e a competição é feroz. Editoras de livros sobre viagens estão sempre atolados de escritores, ou seja, têm muito mais escritores do que demanda para compra de livros.

Mas se você conseguir cair na graça de algum editor para viajar escrevendo guias e seus livros fizerem algumas boas vendas, com certeza você não pensará em voltar a trabalhar com outras coisas.

Lonely Planet é uma das grandes editoras de guias de viagem (http://shop.lonelyplanet.com/index.jsp?lpaffil=lphp-topindex)

You may also like...

16 Responses

  1. juliane pinheiro says:

    ola Roberto,nossa adorei esse site ,tirei muitas duvidas que eu tinha ,esta de parabens…..Gostaria de lhe fazer uma pergunta ,vou casar com meu namorado ele tem dupla cidadania ele nasceu na colombia e tem passaporte britanico pq foi asilado,fazem uns quinze anos ,ele era casado com uma colombiana e trousse ela para londres e ela tbm conseguiu o passaporte britanico,mas agora ja sao separados legalmente.GOSTARIA DE SABER SE NAO VOU TER NEM UM PROBLEMA EM CASAR E CONSEGUIR VIVER EM LONDRES,POR ELE SER ASILADO?,EU SOU BRASILEIRA. Atenciosamente JULIANE PINHEIRO

    • Roberto says:

      Juliane,

      Se ele tem passaporte britanico você não terá problemas. Deve apenas solicitar o visto apropriado de esposa ou noiva. Pelo que sei, não há restrições na lei de casamentos para pessoas asiladas.

      Roberto

  2. ROBERTO ,
    SOU POETA, E TRABALHO O COMBATE AS DESIGUALDADES VIVENDO EM NA PERIFERIA DE GOIANIA…
    LANCEI UM LIVRO PELO SITE , GOSTARIA QUE VOCE ME AJUDASSE JUNTO AOS SEUS LEITORES OK…

    ENIO

  3. Marcelo says:

    Ola Roberto gostaria de saber se quando vai a passeio e fica 3 semanas depois sai do pais,quanto tempo devo esperar pra ta voltando denovo?Pergunto pq fui visitar minha namorada e fiquei so 3 semanas pq tinha q voltar pro trabalho,agora estou querendo visita-la outra vez e me disseram q eu tinha q esperar por 6 meses ate poder voltar denovo e verdade isso.Ela esta com problemas de saude grave e estou preocupado!

    • Roberto says:

      Marcelo,

      Vc não tem que esperar 6 meses de novo. O problema é que ao chegar novamente no Reino Unido o oficial de imigração irá achar suspeito o fato de vc voltar ao país em um prazo muito curto. Vc deverá se munir de provas de que não irá ficar ilegalmente e justificar o seu retorno. Atestado médico ou agendamento de cirurgia (se existir uma) de sua namorada devem ajudar, além dos requisitos normais para passar na imigração.

      Roberto

  4. alba says:

    Ola Roberto
    Sou brasileira,solteria, com 2 filhos adolescentes e trabalho na Holanda as highty skilled immigrant.Tenho planos de mudar para Inlgaterra e gostaria de saber se devido o meu atual status seria mais facil conseguir visa de trabalho em UK.Em tempo:possuo passaporte brasileiro.Se puder enviar alguns tips como fazer a aplicacao para o visto ficaria muito agradecida.
    Alba.

  5. Alba,

    Acredito que ajudaria o fato de vc já ter uma boa especialização, mas o Reino Unido está restringindo cada vez mais o número de liberações desse tipo de visto. Foi uma das promessas de campanha do novo primeiro ministro e já foi anunciado por ele que o número seria drasticamente reduzido. Talvez vc deva considerar permanecer na Holanda e vir posteriormente com outro visto.

    Desculpe a demora na resposta.

    Roberto

  6. RONALDO says:

    Sou casado com um portuquesa/brasileira, possuo um empresa de dry cleaners que ate o momento 06 meses, nao consegui regularizar em meu nome, pois o home offece ensiste em recolhimentos e impostos da minha esposa que e minha dependente. Ela esta no momento no Brasil, acha que ela deve vir retirar seu insurance number e cadastrar como autonoma, para que eu consiga minha residencia e legalizar minha situacao, apenas consegui o insurance number e so tenho que abrir conta do negocio, etc e tudo depende do visto valido que ate hj nao saiu, me detalhe os passos por favor

  7. Alexsandra says:

    Oi tudo bem? Sou casada com um espanhol a 4 anos e tenho dois filhos nascidos nos estados unidos um de 4 anos e outro de 2 anos e estamos indo a espanha e ano que vem pretendo ir morar em londres gostaria de saber se eu como esposa posso viver ai legalmente se vou ter os mesmos direitos do meu marido europeu ou se e melhor tirar a cidadania espanhola pq acredito que leva muito tempo para conseguir e o que vc me aconselha que seria melhor fazer antes de ir , desde de ja muito obrigada pela atencao adorei o site!

    • Alexsandra,

      Sim, você tem que obter o visto de Family Permit antes de viajar para o Reino Unido. Com o visto, você pode residir e trabalhar, desde que seu marido esteja lhe acompanhando. Caso seus filhos não tenham a cidadania européia, eles também podem obter o mesmo vistod e Family Permit.

      Roberto

      • Alexsandra says:

        Obrigada por responder , mas gostaria de saber se posso ter os mesmos direitos que os europeus ai em londres sendo casada com um europeu ou tenho que tirar a cidadania espanhola pq pretendemos ficar ai residindo em londres pq eu soube que se nao tiver a cidadania nao posso coletar para aposentadoria ou sair do pais sem ele?

        • Alexsandra,

          Com cidadania espanhola é mais fácil pois a burocracia é menor.

          Sem cidadania espanhola, você pode sim e deve como todos, contribuir para a aposentadoria pública (pelo Insurance Number).

          Nos primeiros 5 anos, para entrar e sair do país você sempre terá que informar/comprovar que seu marido reside no país com você. Sem a cidadania espanhola você também corre o risco de perder o direito de viver no UK em caso de separação antes de 5 anos no país.

          Após 5 anos de residência, você pode mudar o visto para residência permanente (caso não seja espanhola). Com residência permanente, você tem praticamente todos os direitos de um britânico.

          Roberto

  8. Leandro says:

    Olá roberto, eu queria saber se tem algum emprego na europa para jovens de 18 anos solteiro, e que tem muita força de vontade.
    esse é meu sonho, trabalhar pela europa, me aprimorar mais na lingua..
    obrigado

  9. Edson says:

    Olá Roberto, tenho 27 anos e eu gostaria de saber se no momento existe emprego de ajudante na construção civil na Espanha ou em Portugal, isso é o meu sonho de ir trabalhar na Europa.