Como configurar acentos no teclado britânico

É sempre a mesma coisa para a maioria dos brasileiros visitando a Inglaterra, Escócia ou Irlanda. Parece que todos ficamos analfabetos, fugimos da escola ou desaprendemos a utilizar os acentos da nossa amada língua portuguesa. Tudo por que o teclado do computador ou laptop (notebook) britânico não está configurado para aceitar os benditos (ou malditos) acentos.

Pior ainda quem não resiste e compra um laptop na Inglaterra para levar para o Brasil. Tanto trabalho para encontrar o modelo tão desejado, conversão da moeda esvaziando seu bolso, meses de pesquisa sobre qual processador é 0.000000002% melhor ou qual laptop tem aquela função diferenciada que melhora o jogo que o sobrinho da filha da sua cunhada falou que é fantástico e no fim… você não consegue digitar corretamente sequer uma frase com acentos.

Não tem jeito. Ninguém repara nisso antes de comprar. Ninguém sabe disso, a não ser que já tenha visto o sofrimento de algum conhecido que passou pela situação ou que leia o Chá com Leite. :D

Teclado Britânico

Teclado Britânico

Mas repare bem na figura acima. Viu o sinal de libra(£) em cima do 2? E pra onde foi o @? Ihhh tá lá do lado do ponto-e-vírgula. E o ~ do lado do Enter? Bom… até aí tudo bem… só mudou a posição. Ledo engano. Os acentos agudo(´), circunflexo (^) e til(~) não funcionam por padrão.

Para os acentos funcionarem a configuração é simples e consiste em utilizar a configuração para a linguagem Welsh (Galês, falada no País de Galês). Mas vai requerer um pouco de prática, pois a tecla Shift não será mais utilizada para os acentos. Ao invés de Shift, você deverá usar o Alt gr. Repare que estou falando do ALT que fica no lado direito do teclado (próximo ao Enter). O outro Alt não funciona para os acentos!

Siga os passos abaixo para realizar a configuração no Windows XP. (Caso hajam pedidos, coloco no futuro a configuração para o Mac também).

  • Abra o Painel de Controle (Start – Control Panel).
  • Duplo-clique no ícone Configurações Regionais (Regional and Language Settings)
Configurando acentos em teclado britanico

Configurando acentos em teclado britanico

  • Clique na aba Linguagens (Languages)
  • Clique em Detalhes (Details)
Configurando o teclado britanico

Configurando o teclado britanico

  • Clique em Add (Adicionar)
  • Selecione as opções  Portuguese Brazil (Português Brasileiro) para Linguagem e United Kingdom Extended (Reino Unindo Extendido) para o layout do teclado.
Configurando acentos no teclado britânico

Configurando acentos no teclado britânico

  • Clique em OK e feche todas a janelas.

A nova configuração passará a valer para os programas que você abrir a partir desse momento. Programas já abertos provavelmente não utilizaram a nova configuração de teclado.

Para utilizar os acendo você deverá usar os seguintes conjuntos de teclas: (Lembre-se que o ALT gr é o ALT no lado direito do teclado)

á = ALT gr + ‘ seguido da letra a

ê = ALT gr + ^ seguido da letra e

ã = ALT gr + ~ seguido da letra a

à = (`) acento grave seguido da letra a (não precisa do ALT gr para o acento agudo)

Demorará um pouco para acostumar-se com a nova forma de acentuar mas logo você se acostuma!

You may also like...

4 Responses

  1. Luis says:

    E aí Roberto,

    Tive essas mesmas dificuldades com meu primeiro computador comprado no UK, como todo mundo. É engracado né, os primeiros dias é tudo maravilhoso até que a gente se canse de escrever tudo errado, ou que a gente precise digitar algo mais importante.

    Achei uma solucao que permite ainda que coloquemos as cedilhas e tios e etc, nesse site aqui http://sites.google.com/site/nowinportuguese

    Valeu!

    Luis

  2. Arthur says:

    Olá!

    Como se faz com o Mac?

    Obrigado!

  3. Jose says:

    Estou lendo essas dicas por curiosidade, O Cecedilha também vai funcionar? Achei na internet um arquivo para o teclado Britânico chamado UK-PT.ZIP. É só baixar, instalar e seguir os passos acima mas escolher o teclado Reino Unido – Português. Assim fica tudo como antes, usando o Shift para buscar os acentos e acento + c para o cecedilha.