Como registrar-se com um médico de família na Inglaterra

Para ter atendimento de saúde no Reino Unido (Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte), você deve registrar-se em uma clínica de um médico de família assim que você passar a residir no Reino Unido. No Reino Unido um médico de família (clínico geral) é conhecido como GP – General Practitioner.

Lembrando que caso você seja apenas visitante (está no país por apenas alguns dias), não deve se registrar pois terá acesso apenas a serviços de emergência. Para os serviços de emergência (pronto-socorro) não é necessário o registro no GP (médico da família), mas o paciente é questionado sobre o registro para o hospital ter mais informações a respeito das suas condições de saúde.

Uma clínica de GP, funciona de forma muito parecida a um posto de saúde do Brasil, onde você encontra atendimento médico, vacinas, exames simples, prescrição de medicamentos, etc.

Atendimento médico na Inglaterra

Atendimento médico na Inglaterra

Mas existe uma grande diferença entre o sistema médico do Reino Unido e o brasileiro. Quando você é registrado(a) no GP, você terá o seu nome associado a um médico clínico geral. Sempre quando você precisar de uma consulta médica não emergencial, será esse médico que irá lhe atender.

Seja a consulta para dor de barriga, asma, tendinite, dor de cabeça ou garganta, gravidez, diabete, etc. Ou seja, o GP é um clínico geral que atende a todo tipo de problema de saúde, e preferencialmente, você sempre verá o mesmo médico por muitos anos.

Praticamente todos os tipos de doenças e problemas de saúde são tratados pelo GP. Caso a sua doença seja muito crônica, esteja em estado avançado ou requera cirurgia, o GP poderá lhe encaminhar para um especialista. Mas geralmente o encaminhamento só ocorre após o seu médico esgotar todas as possibilidades de tratamento possíveis.

Para encontrar o GP mais perto de sua residência, visite o website do NHS e informe o seu código postal (Post Code) ou o nome da sua cidade. No site do NHS, você poderá também encontrar o centros de emergência e urgências (pronto-socorros), hospital, dentista, farmácia e oftalmologista da sua região.

Quando contactar e solicitar a inscrição no seu centro de saúde, você será informado se existem vagas para pacientes novos. Se não houver vagas, você será aconselhado a procurar um outro centro de saúde próximo que tenha vagas. Você receberá um formulário para preencher que normalmente pede o seu nome, endereço e pergunta se você tem algum problema de saúde. Provavelmente também será solicitado um comprovante de endereço e uma identificação (como passaporte). Após preencher o formulário e apresentar os documentos, então você poderá marcar uma consulta com o médico.

No Reino Unido, as consultas com o médico de família através do NHS são gratuitas. Depois de ter sido visto pelo médico, será feito o seu diagnóstico e caso precise de mais cuidados encaminhá-lo para outros serviços de saúde.

As “receitas médicas” são denominadas “prescriptions” e têm um valor fixo independente do remédio (atualmente em torno de £ 7.20). Caso o seu GP te dê uma “prescription”, basta você levar a uma farmácia, pagar a taxa fixa por cada prescription e receber o remédio.

Caso você esteja recebendo algum auxílio do governo, como por exemplo Seguro Desemprego (JobSeekers Allowance) ou ajuda de custo (Income Support), você provavelmente não precisará pagar pela prescription. As informações sobre como proceder nesse caso estarão escritas na própria receita médica (prescription).

You may also like...

1 Response

  1. Excelente matéria.Visitei seu site e chei-o o máximo em breve vou escrever um artigo para ser publicado no seu ,já tenho vários artigos,mas são relacionados a educação,caso queira que publique entre em contato pelo email.Também tenho um blog de química,portque sou professora de química,caso lhe interesse visite-o o link está no meu site.Abraços!