Como funciona o seu relatório de crédito na Inglaterra e Escócia

No Brasil, ao fornecer empréstimos, empresas como bancos e financeiras conferem o passado do requisitante em cadastros de inadimplentes, como por exemplo o SPC –Serasa ou verificam se existem processos judiciais contra o requisitante do empréstimo ou financiamento.

No Reino Unido, todas as pessoas possuem um cadastro centralizado com informações sobre sua vida financeira. Esse “cadastro” consiste em um relatório de crédito (credit report) que é modificado sempre que você solicita um cartão de crédito, abre uma conta no banco, registra-se como eleitor, financia ou compra uma casa, financia um carro, pede um empréstimo, etc.

Ao pedir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, etc o seu relatório de crédito é conferido pela empresa que está fornecendo o produto que você deseja. Ao conferir o seu relatório, a empresa dará uma nota para o seu crédito, pontuando as suas transações antigas e descontando pontos em eventuais problemas (como falta de pagamentos) anteriores que aparecem no seu relatório.

Toda vez que alguma empresa consulta o seu relatório para decidir se você poderá ter crédito, também aparece uma nova linha no seu relatório informado que determinada empresa fez uma consulta para avaliar se você pode ter um determinado produto.
Por exemplo: Vamos dizer que você solicitou um cartão de crédito para o banco NatWest.

O banco irá conferir o seu relatório de crédito para ver se você não deu calote em ninguém nos últimos 3 ou 6 anos. Caso o cartão seja recusado, aparecerá no seu relatório que o NatWest consultou o relatório para avaliar se você poderia ter um cartão de crédito. Caso o cartão seja aprovado, aparecerá no seu relatório que você possui um cartão de crédito do NatWest.

Se você deixar de pagar o cartão em algum mês, irá aparecer no seu relatório que naquele mês você não pagou o cartão. Se você sempre paga em dia, aparecerá no seu relatório que você não ficou em débito com o cartão nos últimos meses.

Resumindo, um relatório de crédito (credit report) acumula todas as informações sobre como você paga suas contas, empréstimos, financiamentos, etc. O relatório também informa quanto de crédito você já tem disponível, o que você paga mensalmente e outras informações úteis que podem ajudar financeiras a decidirem se você tem bom ou mal histórico de crédito.

O relatório em si, não informa que tal pessoal tem mal crédito ou bom crédito. Cabe à financeira avaliar, decidindo com base nas informações obtidas no relatório. Cada financeira tem seu critério.

Por exemplo: Muitas financeiras avaliam que pessoas com pouco tempo (menos de 2 anos) de residência no Reino Unido não têm bom histórico de crédito. Outras não consideram essa informação, e olham somente se você tem a conta bancária em dia e se o limite não está estourado.

O seu relatório é mantido por empresas chamadas Credit Reporting Agencies, e apenas empresas autorizadas pelo governo como financeiras e bancos, e você podem acessar o seu relatório de crédito.

Informações que aparecem no seu relatório de crédito:

• Identificação pessoal: Inclui seu nome, endereço (atual e antigo), telefone, data de nascimento, empregador, nome do conjuge, registro eleitoral, etc
• Histórico de crédito: Inclui contas pagas para bancos, financeiras e todos que te deram crédito. Inclui informações atualizadas mensalmente sobre todas as contas bancárias que você possui, empréstimos (loans), financiamentos (mortgages), etc. Se você atrasar pagamentos, aparecerá aqui também.
• Registro público: Informa se você deve imposto para o governo, se está sendo julgado em cortes, ou se você faliu.
• Consultas ao relatório: Inclui todas as consultas feitas ao seu relatório por empresas que estavam avaliando o seu crédito.

Informações que NÃO aparecem nos relatórios de crédito:

• Seu saldo bancário
• Raça ou cor da pele
• Religião
• Saúde (a não ser que você tenha dado calote em médicos particulares)
• Registro criminais
• Salário ou Renda mensal
• Pontos da sua habilitação

As agências de crédito que administram o seu relatório de crédito na Inglaterra e Escócia são: Equifax, Experian e TransUnion. Cada uma mantém uma cópia do seu relatório. Quando você paga o seu cartão de crédito, o bando avisa as 3 agências que você efetuou o pagamento e as 3 agências registram a informação no seu relatório.

Algumas empresas pequenas, podem avisar somente uma agência, então você corre o risco de ter diferentes informações nos 3 relatórios. Geralmente para obter informações sobre seu crédito, as empresas consultam as 3 agências de crédito.

Fique atento(a). Não importa se você pretende fazer grandes empréstimos no Reino Unido ou não, é sempre bom conferir seu relatório ao menos uma ou duas vezes por ano, para ter certeza das informações que serão consultadas caso você faça solicitações simples, como abrir uma conta bancária ou comprar um carro financiado.

Também você sempre estará atento contra eventuais problemas de roubo de indentidade. Se alguém utilizar seu nome para fazer empréstimos ou dívidas na praça você ficará sabendo.

You may also like...

17 Responses

  1. jacqueline maia aragão says:

    Roberto, boa noite!!!

    Meu nome é Jacqueline, Brasileira com cidadania Portuguesa, 43 anos, tenho um filho de 13 anos, não falo inglês e atualmente estou desempregada aqui no Brasil.
    Estou pensando em ir morar e tentar trabalho em Lisboa ou Londres, pretendo ir na frete e depois de 3 meses tentar levar meu filho, vc acha que consigo sobreviver em Londres?? ou Trabalhar e me manter em Lisboa? estou muito confusa e ensegura.
    O que vc acha??? teria como me aconselhar???
    Trabalho bem e não sou encostada, e acho que sou simpática e faço amigos com muita facilidade.

    Grata,

    • Roberto says:

      Jacqueline,

      O desemprego na Europa está tão alto quanto no Brasil, mas de qualquer jeito vamos lá:

      * Londres – A documentação é um pouco mais complicada pois ele deverá obter o visto “Family Permit” antes de ir. Sem falar inglês é mais difícil conseguir emprego pois vc não consiguirá nem procurar por conta da limitação linguistica. Em compensação o Reino Unido tem um mercado muito maior do que Portugal na maioria das profissões.

      * Lisboa – Não conheço bem, mas sei que o visto para seu filho é bem mais simples, tem a facilidade da língua e ajuda o fato de vc ser cidadã portuguesa, tendo direito automatico a beneficios do governo, etc.

      Independente de onde for não é fácil, ainda mais para você com um filho, tendo que se preocupar com a adaptação do menino, escola, etc. Tb não se esqueça de aluguel, passagens aéreas, etc.

      Não vou te dizer se vc deve ir ou não pois não cabe a mim decidir isso. Você tem que ver o dinheiro que tem, se vai ter condições de sustentar seu filho e a vc mesma. Europa não é um mundo perfeito. Aqui tb existe desemprego, subemprego, crimes, problemas, etc. As condições de vida são bem melhores que no Brasil (na minha opinião), mas mesmo assim é dureza, principalmente por conta das barreiras linguísticas.

      Roberto

  2. Lui Henrique Biasi says:

    Excelente o artigo sobre relatório de crédito na Inglaterra. Gostaria de saber se uma pessoa que tem o nome no SPC/SERASA no Brasil, ao abrir uma conta ou solicitar um cartão de crédito na Inglaterra, terá restrições? Eles irão pesquisar internacionalmente?

    • Roberto says:

      Olá Lui,

      Não há pesquisa internacional. Na Inglaterra ninguém nem sabe que o SPC/SERASA existe. O maior problema ao solicitar um cartão de crédito por exemplo, é ter algum tempo de residência e pontuação de crédito, que vou explicar em breve no próximo artigo sobre o assunto.

      Roberto

  3. Mauro Janostiac says:

    Sou brasileiro c/ cidadania italiana. Tenho 51 anos, sou da área de IT (Information Technology) e pretendo me mudar para a Inglaterra, a principio Londres e se possível ficar de vez. Já morei e tive experiência em 1989 como chef de cozinha. Não tenho a intenção de trabalhar na minha área, pois acredito ser dificil uma vaga nesta área para um imigrante. Me cadastrei em sites de empregos no UK procurando oportunidade como Chef ou Kitchen assistant e tenho recebido respostas, positiva, porém não concretas por eu não estar aí ainda. Como é o mercado de trabalho para quem já passou dos 50 anos?Existe alguma restrição à idade? Tenho inglês praticamente fluente, formação em MBA,. etc.., pretendo ir sozinho, sou divorciado e no futuro levar minhas 2 filhas( 8 e 10 anos) que também tem cidadania italiana. A idade é um fator importante no UK?

    Obrigado!!

    • Roberto says:

      Mauro,

      Acredito que você já tinha postado uma pergunta similar aqui antes… Mas de qualquer jeito segue a resposta: A idade faz sim diferença, mas não tanta diferença quanto no Brasil. Na verdade, sempre vejo muitas pessoas com mais de 50 trabalhando nas empresas por aqui. Mas de qualquer forma, cabe sempre ao empregador decidir. Talvez no site http://www.statistics.gov.uk você encontre alguma estatística a respeito.

      Roberto

  4. Mariana says:

    Boa tarde Roberto ! Obrigada pela resposta no outro post.
    Tenho mais uma dúvida, para fazer o pedido do visto aqui no Brasil, eu preciso anexar junto com o pedido, ou levar no dia da entrevista fotos do casamento?????? Outra coisa, na entrevista, eu devo falar que pretendo ir pra Inglaterra para morar por uns 20 anos, ou não?
    Obrigada !!!!!!!!!

    • Roberto says:

      Mariana,

      Se o processo não mudou nos últimos 2 anos, você deverá entregar toda a documentação (passaportes, fotos, currículo, etc) no dia da entrevista. Alguns dias depois a embaixada retorna para você a docmentação com o visto aprovado ou não.

      Você não precisa informar o tempo que pretende residir na Inglaterra. É direito do cidadão da União Européia e de sua família, residir na Inglaterra por quanto tempo desejar, desde que não dependa de benefícios do governo. Seja sincera na sua solicitação. Junte aos documentos provas de que vocês terão um rendimento ao chegar lá ou que irão procurar emprego. Se vc irá procurar emprego, comece a procurar agora. Tende ter uma idéia de como é o seu mercado de trabalho na Inglaterra (e do seu futuro esposo) e anexe aos documentos provas de que vcs (principalmente seu futuro esposo) terão condições de procurar emprego e trabalhar ao chegar na Inglaterra. (Ou viver de investimentos)

      Roberto

  5. Mariana says:

    Muuuito obrigada Roberto! Vc está me ajudando muito !!!!!!

    O ex chefe do pai do meu noivo (na Inglaterra) talvez mande uma carta dizendo que ele vai trabalhar para ele, tipo um contrato (ele tem um restaurante)… Acho que essa carta funciona para o consulado se convencer que teremos como nos sustentar ! Né?

    Vou começar a procurar no Gum tree empregos! Algum outro site como susgestão?

    Obrigada (mais uma vez!)

  6. Tarciana says:

    Oi Roberto, li o artigo que fala sobre avaliaçao de credito na Inglaterra, gostei muito!!
    Gostaria de saber se essa pesquisa de credito é feita so dentro da inglaterra, ou se vale para os paises que fazem parte da uniao europea, moro na Italia, eu e meu marido estamos pensando em morar um tempo em Londres, e quem sabe comprar um imovel ai, ele é italiano, Como ele faz pra se registrar como eleitor na inglaterra?
    Obrigado.

    • Tarciana,

      A pesquisa de crédito é feita somente no Reino Unido. Para se registrar como eleitor, ele deve procurar o Council da região em que ele estiver morando e pedir para se registrar.

      É só preencher um formulário em 2 minutos e esperar umas 2 semanas para ver o registro no relatório de crédito.

      Roberto

  7. Maria Walker says:

    Ola Roberto Bom dia.

    Sou brasileira casada com ingles, tenho visto de esposa e ainda sem visto permanente, fara 2 anos da solicitacao do visto em fevereiro de 2012., onde sera me dado ou nao o visto permanente. Nos queremos adotar um bebe de 2 anos, filha de minha sobrinha, que sofreu um grave acidente e tomamos a decissao de adota-la por saber que sera muito melhor cuidada por nos, ja que eu “adotei” a mae do bebe quanto tinha 06 meses de idade, adocao eh com o consentimento da mae. Minha pergunta eh: Como da inicio a esse processo? Seria aqui ou no brasil? Elas estao vindo como turista nos visistar em junho/2011.
    Outra pergunta eh, que site posso encontrar voucher de TAP PORTUGAL?

    • Maria,

      Não sei lhe dizer sobre o processo de adoção, mas acredito que se for possível, você deverá realizar o trâmite nos dois países. Vou lhe mandar um contato de uma advocacia que talvez lhe ajude no processo.

      Quanto ao voucher da TAP… Se você encontrar me avisa também, pois cada dia que passa eles aumentam mais o preço da passagem aérea. Cada vez que vou pro Brasil é 100 libras mais caro….

      Roberto

  8. MARY says:

    OI ROBERTO…UMA AMIGA PEDIU PRA MANDAR AS CARTAS DO BANCO PARA MEU ENDERECO PQ O COMPANHEIRO NAO PODIA VER OS EXTRATOS BANCARIOS DELA…ELA VOLTOU AO BRASIL E APLICOU O GOLPE AQUI…POIS CONTINUA RECEBENDO TODOS BENEFICIOS,COMPROU IPHONES E NAO PAGOU…O PROBLEMA Q ESTA VINDO CARTAS DE TODOS OS BANCOS,E UM DELES COM A CONTAS Q ESTAO SENDO DEBITADAS E DEVOLVIDAS,E VAI COMECAR VIR DOS IPHONES,PQ ELA FALOU Q IA SER DEBITADO TODO MES…RESUMINDO…FIQUEI SABENDO Q NOSSO ENDERECO VAI FICAR SUJO CASO A GENTE QUEIRA FAZER ALGUMA COMPRA A PRAZO…

  1. 7 de February de 2012

    …[Trackback]…

    More info…

  2. 9 de February de 2012

    …[Trackback]…

    Relative Post here…