Como é o tradicional café da manhã britânico (english breakfast)?

A maioria das pessoas ao redor do mundo pensam que todos os dias os ingleses comem um café da manhã que consiste em no tradicional prato com ovos, bacon, salsichas, pão frito, cogumelos e feijão e uma bela xícara de café para complementar.

Hoje em dia, no entanto, um café da manhã inglês é mais provável ser uma tigela de cereais, uma fatia de pão, suco de laranja e uma xícara de café.

Mas mesmo assim, o tradicional (gordurento) english breakfast (café da manhã inglês) com ovos, feijão etc muitas vezes é apreciado pela maioria dos ingleses ao sábados e alguns ainda comem o prato todos os dias.

Muitas pessoas, especialmente crianças, na Inglaterra, prefere comer uma tigela de cereais no café da manhã. Muito semelhantes aos cereais vendidos nos supermercados brasileiros, eles são feitos com diferentes grãos, como milho, trigo, aveia, etc

No inverno, devido às baixas temperaturas, muitas pessoas preferem comer um prato chamado “porridge”, que é composto por aveia fervida com água ou leite e pode ter adicionada sal ou açucar, dependendo do gosto da pessoa.

Café da manhã tradicional Inglês

O tradicional café da manhã inglês pode ser encontrado na maioria dos pubs e em muitas lanchonetes, muitas vezes por preços bem convidativos considerando a quantidade de comida servida.

Tradicional café da manha ingles

Tradicional café da manha ingles

Consiste de ovos, bacon, salsichas, pão frito, feijão cozido e cogumelos, mas a composição pode variar de um lugar para outro no Reino Unido. Também é servido em praticamente todos os hotéis e pousadas do país.

A bebida para acompanhar pode ser café (geralmente não muito forte) ou o tradicional chá com leite inglês, que consiste em um caneca cheia de chá preto com um pouquinho de leite.

O café da manhã tradicional Inglês é referenciado nos locais comerciais como sendo o “Full English Breakfast” ou “Full English Fry-up” e pode ser vendido em partes ou completo, podendo o cliente geralmente escolher a quantidade de ovos, bacon e feijão cozido.

Crise da obesidade

O tradicional café da manhã inglês foi concebido durante a Revolução Industrial (provavelmente) como uma forma de combustível rápido para uma classe trabalhadora que era muito mais explorada pelas empresas do que atualmente. Comiam 3.000 calorias pela manhã, em seguida, eles queimavam 3.000 calorias até o almoço. Ou morriam antes mesmo do almoço com o desabamento de alguma mina.

Na Inglaterra, apesar do número cada vez menor de pessoas comendo o English Breakfast com frequencia, existe uma grande favorável inclusive à extinção do tradicional café da manhã ingles, responsabilizando-o por um dos atuais problemas do país: obesidade.

Pois hoje ninguém mais queima 3.000 calorias em meio período como acontecia na Revolução Industrial. Dirigindo uma empilhadeira, ou atendendo o telefone em um Call Center, ou operando computadores não consomem tantas calorias como um trabalhador de mina ou operários de chão de fábrica daquela época. O trabalho duro acabou, mas o tradicional café da manhã continuou. Resultado: crise de obesidade.

You may also like...

10 Responses

  1. Oi Roberto,

    Pelo menos ai não faz o calorzão que faz aqui, né? Acho que desligaram, lá e cima, o ar condicionado, só pode! O Brasil tá ardendo!

    Quanta ao café da manhã dos ingleses, aposto no daqui com o delicioso pão de sal e café com leite. E compão de queijo, então! hummmm Tudo bem, adoro feijão, mas de manhã, com ovo frito e linguiça? É de umas “sustancia” e tanto, né?

    Mais uma vez, brilhante seu artigo!

    Valeria

    • Roberto says:

      Hey Valeria,

      Sei lá o que é pior… o calor ou o frio! É barra pesada enfrentar todos os dias 0 graus, ter que colocar trinta e cinco peças de roupa somente para ir jogar o lixo e ter que literalmente raspar com uma pá o gelo nos vidros do carro para conseguir sair de manhã para trabalhar. Ao mesmo tempo lembro que também odeio ficar assando e suando em um calor de 40 graus…

      Nemme lembra de pão de queijo! Fazem 2 anos que não como um.

      Só consegui comer 3 English breakfasts até hoje. É muito gordura. Mas posso garantir que não precisa de almoço depois daquilo. Realmente dá uma energia boa para enfrentar o dia, mas dá até enjoô lembrar do bacon, ovos, etc.

      Obrigado pelo elogio! Mas vc escreve muuuuito melhor. Sou principiante ainda.

      Abraços,

      Roberto

  2. Mariana says:

    Adorei o site!!! Nossa suuuper completo. Eu AMO a INGLATERRA, tenho planos de visitar em breve. Parabéns!!

  3. Caio says:

    Roberto,
    Muito bom o website. Ja peguei altas dicas valiosas na hora que preciso. Esta de parabens!
    Essa do English breakfast eh boa, mas posso dizer que eh muito bom degustar um desses no countryside onde a comida eh fresquinha e feita na hora. Claro que comer essa refeicao toda manha naum eh comigo, mas de vez em quando, quando se esta de ferias, eh muito bom… e alivia a conta do almoco… hehehehe.
    Abracos.

    • Tudo bom Caio?

      Eu só consigo comer um Full English Breakfast a cada 2 meses… Em geral gosto do prato, mas não gosto de tanta “gordura”… Então estipulei que tenho que esperar uns 60 dias para me recuperar da injeção de gordura. :D

      Mas concordo com você, depois do breakfast a próxima refeição é o jantar! É bom se você planeja fazer muitas coisas no seu dia sem parar para almoço. O feijão te dá muita energia!

      Abs,

      Roberto

      • Rose Taylor says:

        Oi, Roberto!

        Eu tambem gosto de degustar o full English breakfast somente de vez em quando rsrsrs Extremamente calorico/gorduroso!! Gosto dos mushrooms, da linguica e do bacon, de preferencia crispy!

        Eu e minha filha estavamos lendo no Yahoo news outro dia uma materia sobre “Breakfast around the World” e depois de olharmos um por um, ela comentou: “Eh mae, o da Inglaterra eh o menos saudavel.” rsrs

        Quanto ao feijao ingles (baked beans), nunca consegui comer rsrsrs Feijao adocado?? Thanks, but NO THANKS! rsrs Feijao pra mim, soh do Brasil, e de preferencia com muito tempero=)

        Abracos!
        Rose

  4. Luciane de Assis says:

    Roberto, minha filha fará um trabalho na escola sobre a inglaterra, o único site que achei a linha do tempo foi o seu, mas para nos Vikings, você pode ajudar e informar onde posso achar o complemento?
    Parabéns pelas informações do site.

  5. Marina says:

    ta muito boom o sait mi ajudou fase pesquisa pra faculdade brigada brasileira

  1. 9 de February de 2012