Um brasileiro é deportado no Reino Unido a cada uma hora e meia

Deportados da Inglaterra em 2009

Deportados da Inglaterra em 2009

Infelizmente há muitos anos (desde 2001) o Brasil aparece com destaque no ranking dos países com mais pessoas deportadas do

Reino Unido, sendo que a cada uma hora e meia um brasileiro é deportado do Reino Unido.

A média de brasileiros deportados do Reino Unido têm sido em torno de 6.000 pessoas por ano, e em 2009 não foi diferente, sendo deportados um total de 5.735 brasileiros que tentavam fazer a vida ou somente entrar nas terras da rainha Elizabeth II.

Nesse triste ranking, ficou somente a India em 2009 na frente do Brasil, com um total de 5.740 indianos deportados. Pode-se dizer que foi um empate técnico entre Brasil e Índia.  Seguido de perto vem o Afeganistão com 5.340 deportados e mais distante China e Taiwan (3.280), EUA (3.130) (Isso mesmo, tem muito americano sendo deportado),  Pakistão (2.990),  Nigéria (2.890) e Vietnã com 2.420 deportados.

O número de pessoas deportadas é dividido em diversas categorias, sendo essas categorias agrupadas por pessoas em busca de asilo (Asylum cases) e pessoas que não pediram asilo ao Reino Unido (Non-asylum cases).

A lei de imigração britânica prevê a liberação de vistos para pessoas procurando asilo, desde que o imigrante cumpra alguns requisitos, como por exemplo, vir de determinados países em guerra, ditadura militar, calamidade pública, etc. Existem muitos outros fatores que são levados em conta, mas não convém alongar o assunto pois o Brasil não consta na lista de países elegíveis para pedidos de asilo.

Os países elegíveis para pedidos de asilo, acabam  por ter muitas pessoas pedindo, e por consequência ocorre uma grande taxa de rejeição, tendo por exemplo, o Afeganistão  com 1.455 pessoas que buscavam asilo deportadas. O Brasil teve ainda 30 pessoas que tentaram pedir asilo, mas como os brasileiros não são elegíveis para asilo, foram  os 30 deportados.

As maiores estatísticas de brasileiros deportados concentram-se fora dos casos de Asilo. Quase metade dos brasileiros deportados (2.280), literalmente bateram com a porta na cara. Ou seja, sequer entraram no Reino Unido. Tiveram seus vistos recusados ao chegar no aeroporto ou na estação de trem/porto.

Brasileiros deportados da Inglaterra em 2009

Brasileiros deportados da Inglaterra em 2009

Outros 3.420 brasileiros, que já viviam no Reino Unido, foram deportados. Alguns (645) tiveram o auxílio da IOM (International Organization for Migration), outros muitos (1.065)  foram presos e

forçados a se retirar e a maioria (1.710) saiu voluntariamente após serem “convidados” a se retirar.

Os números são assustadores, apesar da grande quantidade de brasileiros que passam pelo Reino Unido todo ano (mais de 200.000 por ano). Ainda existe muita gente no Brasil com a ilusão de vir para o Reino Unido, entrar como visitante ou estudante e ficar morando.

O HomeOffice (orgão britânico que regula a imigração) tem investido cada vez mais em métodos de identificar pessoas com intenção de imigrar ilegalmente e formas de dificultar a vida dos que conseguirem ficar no país ilegalmente.

E infelizmente os brasileiros estão em evidência, como sendo uma das maiores populações ilegais no Reino Unido.

You may also like...

1 Response

  1. Wilmar Junior says:

    Estive em Londres no periodo de 2007 a 2008 e voltei para o Brasil pela IOM.
    Pretendo voltar para Londres, e possivel ou não?