Um brasileiro mudando a televisão britânica?

Se você mora no Reino Unido e eventualmente lê os tablóides britânicos, escuta um pouco de rádio ou assiste eventualmente a TV, provavelmente já viu ou ouviu falar sobre o programa X Factor da rede de televisão ITV.

O X Factor é um programa de talentos muito parecido com o “Ídolos” no Brasil, onde competitores disputam quem canta melhor e têm potencial para ser uma estrela da TV e do Rádio. O programa já está em seu sétimo ano de transmissão e a cada dia que passa têm recebido mais críticas sobre prováveis manipulações de resultados e casos em que participantes “realmente bons” são eliminados contra participantes razoáveis que mais agradam os jurados.

No X Factor, os participantes inicialmente são selecionados pelos jurados para as “Finais”. Nas finais, todos os candidatos cantam aos sábados a noite ao vivo na TV. O público então liga para o programa votando nos melhores candidatos. No domingo a noite, a votação é encerrada e os dois candidados que receberam menos votos são avaliados por quatro jurados, que eliminam um dos candidatos.

O processo eliminatório segue todos os finais de semana, até próximo ao Natal, quando o vencedor é definido. O vencedor, geralmente têm suas músicas difundidas em todas as rádios, TV, e potencialmente torna-se uma estrela pop, vendendo milhares de cds e dvds no Natal.

O programa têm alcançado índices recordes de audiência neste ano, mas muito se fala que a audiência do X Factor têm sido maior principalmente por causa da presença de um excêntrico brasileiro no programa.

O nome dele é Wagner Fiuza-Carrilho. Um professor de “educação física” aposentado que vive em Dudley (próximo a Birmigham). Wagner tem 54 anos, já possuiu uma academia de artes marciais e luta Karatê. Aparentemente, ele gosta de cantar Óperas, e provavelmente o faz bem devido à sua forte voz.

Mas não é cantando óperas que o Wagner está fazendo sucesso no X Factor. Na verdade, o sucesso dele têm sido com músicas e danças “exôticas”, algumas vezes envolvendo mulheres seminuas, algumas vezes envolvendo cenas engraçadas e com certeza não cantando com a qualidade que se esperaria para a atual fase da competição.

Devido às regras do programa, ele muitas vezes não têm muita escolha sobre as músicas que irá cantar. Juntando isso com seu forte sotaque brasileiro e a coreografia montada, o resultado acaba sendo um resultado bem engraçado e talvez até “polêmico”.

“Polêmico” por que o Wagner não têm cantado nada bem e mesmo assim têm recebido muitos votos do público, e comenta-se até o fato de que ele têm recebido mais votos do que qualquer outro candidato! Apesar de ser um programa de talentos, onde deve-se escolher quem canta melhor, o Wagner têm se destacado como uma opção diferente de entretenimento e talvez até de revolta demonstrada pelo público contra as constantes suspeitas de manipulação dos resultados.

O “dono” do programa é um dos jurados, o britânico Simon Cowell. São comuns as afirmações nos tablóides britânicos de que Simon manipula os resultados do programa, favorecendo candidatos que ele prefere sempre que ele pode interferir. Todos os sábados, Simon deixa bem claro que não gosta do Wagner e não quer que o Wagner continue no programa.

Mas para ser eliminado por Simon e companhia, o Wagner precisa ser um dos menos votados pelo público! Mas…. como o público anda cansado de tudo isso, formaram-se grupos dispostos a “boicotar” o programa votando no candidato mais exêntrico e com menos habilidades vocais, chamado Wagner!

Existem uma grande campanha no Facebook, em blogs, sites, etc a favor de Wagner.Ele já tem um enorme fã clube, em parte impulsionado por campanhas denominadas “Vote for the worst”. Na realidade é um sentimento parecido com o do povo brasileiro ao eleger o Tiririca para como deputado federal.

Em paralelo, a BBC tem outro programa de talentos chamado “Strictly come dancing” que promove entre personalidades britânicas (atores, cantores, políticos, etc) uma disputa para se saber quem dança melhor. Com algumas regras semelhantes ao X Factor, o programa da BBC também tem seu processo eliminatório definido pelo público e por quatro “jurados”. E acredite ou não, o “efeito Wagner” também está invadindo o “Strictly come dancing”! Com a britânica Ann Widdecombe realizando apresentações hilárias e bem distantes do que pode-se chamar de “dança”. Mesmo assim, semana após semana a ex-parlamentar Ann não é eliminada, recebendo grandes quantidades de votos!

Com certeza, após toda esse “movimento”, os programas de entretenimento britânico terão de ser reavaliados. Um programa como o X Factor, têm dois objetivos principais: ganhar audiência e promover estrelas (como já o fez com Leona Lewis) que proporcionem lucros posteriores inimagináveis para seus “empresários” (Simon Cowell).

Um candidato como Wagner traz audiência agora, mas provavelmente não irá vender centenas de milhares de cds e dvds no Natal. Ele (Wagner) com certeza é beneficiado, tornando-se uma excêntrica celebridade nacional. Mas o criador e dono do programa, Simon Cowell, deixa de receber parte da “bolada” de dinheiro que um “cantor pop” convencional ganharia no Natal.

E você, o que pensa sobre o assunto? Já assistiu o X Factor? Você acha que o brasileiro Wagner pode ser o pivô de uma radical mudança no formato de entretenimento na atual TV britânica?

Você concorda que o público deve votar no brasileiro Wagner para “boicotar” o programa? Ou você pensa que o programa tem que continuar com a tradicional “promoção” de candidatos que propiciam mais lucro para seus “patrocinadores”?

Veja abaixo as principais apresentações do Wagner no X Factor!

X-Factor 2010 Wagner Show 1

X-Factor 2010 Wagner Show 2

X-Factor 2010 Wagner Show 3

X-Factor 2010 Wagner Show 4

X-Factor 2010 Wagner Show 5

X-Factor 2010 Wagner Show 6

X-Factor 2010 Wagner Show 7

http://www.youtube.com/watch?v=x8mCYeYTCKY

You may also like...

13 Responses

  1. Acho interessante a idéia de quebrar paradigmas. A mudança de olhar sobre um determinado assunto sempre promove novas e interessantes idéias.

    Valéria

    PS: Onde posso assistir uma apresentaçao dele?

  2. Rose Taylor says:

    Oi, Roberto!
    Nao estou contente com o que estah acontecendo com o Wagner. Todo domingo fico torcendo para ele ser eliminado, mas pelo que parece a campanha de boicote pegou pra valer!
    Nao gosto do fato dele ser ridicularizado, ser motivo de piadas pelos jurados que comentam que nao entenderam uma palavra sequer do que ele cantou.
    Como o locutor da Radio Heart colocou outro dia, afinal de contas foram os proprios jurados que o colocaram lah, dando-lhe a oportunidade de ingressar no meu artitisco, agora eles terao que engolir a seco.
    Wagner diz que estah curtindo tudo, mas eu tenho cah minhas duvidas. Afinal ser ridicularizado na frente de 55 milhoes de telespectadores britanicos nao deve ser nada facil.
    Admiro a coragem de Wagner, e espero que ele saia ileso dessa aventura!
    Abracos,
    Rose

    • Rose,

      Também não gosto que ele é ridicularizado pois no fim das contas é a imagem de um brasileiro que está na TV.

      Mas no ponto de vista dele com certeza tudo o que está acontecendo é muito interessante. Independente de tudo, ele está fazendo sucesso e está entrando para o mundo do “showbiz”.

      Ele mesmo têm feito questão de causar mais polêmicas, dar declarações provocativas e se aparecer o máximo possível nos jornais.

      No fim de tudo, acredito que o Wagner vai sair do programa sendo uma personalidade do “showbiz” (que é o objetivo dele) e com a vida financeira muito bem arranjada!

      Roberto

  3. Riccardo Barbosah says:

    Grande Roberto, como vai? quero primeiramente dizer que sua matéria está excelente melhor até do que o site X-Factor Brasil, meu amigo eu acompanho o X-Factor desde a época de Shayne Ward e Leona Lewis, Alexandra, Ruth Lorenzo e Joe entre outros, e digo para vc, sua maeria esta perfeita no meu ponto de vista.

    Agora vamos falar sobre Wagner, meu Wagner canta ária demais da conta ele num musical de ópera ou de musica contemporânea, visto na audição onde ele cantou Indigo, mas na vdd Wagner quer se uma showman na TV e ele está certo querido, veja como estão as oportunidades no Brasil em relação ao música e TV, horrível, mas na Inglaterra, França, Escócia e outros eles consumem muita cultura não obstante o nivel, eu entendo porém q Louis Walsh orientou Wagner a agir de um modeo diferente em relação as opções de músicas, e concordo plenamente em boicotar Syco, esse cara se acha o Man Business World, se alguem canta uma musica da Leona ele fica bravo, se alguem canta melhor do que a Leona como fez Ruth Lorenzo em Summertime, ele disfarça mas não gosta pq foi a unica coisa que ele fez que prestou e os pancadas do Il Divo…

    Que o povo ligue e vote em Wagnaaaaaa e faça Syco se humilhar diante dos holofotes… e as caras da Cheryl e da Dannii e demais…

    Quanto a ser brasileiro ele já sabia o risco que era participar da competição, o sotaque e otimo pelo menos uma tartaruga consegue discenir o que ele fala……..

    E Escutem o que eu falo ele pode dar muito trabalho, se ele for eliminado agora pode ter a convicção de que é mutreta de Syco…

    Avante Wagna….

    Abraços Roberto e parabéns pela matéria….

    Bye

    • Olá Riccardo!

      Fico lisonjeado pelos elogios a respeito da matéria, afinal não acompanho o X Factor a tanto tempo como você!

      Acho que o “jurado” Loius não premeditou que apareceriam grupos de “boicote” a favor do Wagner. Acho que a idéia inicial dele era apenas usar o Wagner para pegar um publico diferente dos outros candidatos. Assim como dizem que muitas britânicas com mais de 50 anos se identificam e votam na Mary.

      Como resultado, o fã clube do Wagner cresceu e a maioria dos jornais já especulam que o Wagner têm recebido o maior número de votos todas as semanas. Para o Wagner é excelente pois recentemente ele têm tido mais destaque do que a família real nas primeiras páginas de alguns tablóides! Para o Louis também é interessante pois ele causa polêmica e atrai a atenção do público e da mídia. É mais ou menos aquele ditado: “Fale bem ou mal, mas fale de mim!”

      Na minha opinião (lembrando que não sou nenhum especialista em canto), quem cantou melhor até hoje naquele programa foi o Paije. Que foi eliminado pelo Louis semana passada justamente por que ele ofereceria concorrência mais accirrada ao Wagner e a Mary.

      Eu acho que não vai haver “trambique” agora para eliminar o Wagner, a não ser na última final. Não é do interesse da ITV que o Wagner seja eliminado. Afinal ele está trazendo números impressionantes de audiência, e é isso que importa agora para a ITV.

      Eu mesmo sou um exemplo de público que a ITV ganhou pois nunca me interessei muito por programas to tipo X Factor. Mas quando vi o Wagner nos jornais pensei, vou assistir por que têm um brasileiro lá. Não acreditei quando vi. Quase mijei nas calças de tanto rir em algumas “performances”. E logo percebi o jogo de interesses dos “jurados”.

      Acredito que o movimento pró-Wagner prejudica o Simon Cowell, mas acho que isso é apenas uma das consequências. Eu espero mesmo que uma vitória do Wagner faça com que a mídia repense o entretenimento nas TVs e nas Radios. Estou cansado de ficar sem opções de TV e Rádio por que a todo momento “artistas” têm suas música exibidas não por que cantam bem ou atuam bem, mas sim por que pagam e manipulam o “gosto” da audiência. Assim como o Simon, existem outros “players” da mídia, que geralmente ficam escondidos atrás das câmeras e microfones, manipulando o que é apresentado com um único interesse: profit. Um movimento pró-Wagner não acaba com eles, mas pelo menos manda um belo de um recado de que o público quer qualidade.

      Roberto

      • Riccardo Barbosah says:

        Assino embaixo suas palavras amigo, X-Factor busca mais entretenimento do que um talento musical, mas de vez em nunca surgem algumas pérolas….. Paije é bom porém Danni não o trabalhou corretamente por se focar em Matt Cardle, mas na minha opiao fico com Mary excellent, Rebecca e até a lokinha da Cher Lloyd..mas ta valendo agora imagine o X-factor USA como vai ser????

        Uma pergunta vc mora aqui no Brasil ou no Reino Unido, abrassos….

  4. Nilda Perim says:

    Meu esposo mora no RU a cerca de 1 ano e é cidadão italiano,eu e minha filha de 11 anos queremos ir morar com ele e necessito saber qual a documentação necessária além do passaporte brasileiro,o que preciso pois quero trabalhar e estudar.
    Aguardo resposta urgente e desde já agradeço.
    Nilda Perim

  5. Paula K says:

    Olá Roberto,

    Adorei seu blog e seu suporte com informações interessantes a Brasileiros , Vc é muito bom! Minha dúvida é que recentemente estava aplicando para um tier 1 visa e derepende um analyst diz que nao seria mais possivel dar entrada nos documentos , nao entendi ,but eu queria saber qual o visto mais indicado para uma pessoa que fala ingles e espanhol fluente e tem graduação e pos-graduação com 27 anos?Estarei indo para umas ferias lá em abril , passando por Leeds, London,
    Birmingham, Buckinghamshire , Manchester . Tenho algumas outras duvidas que gostaria que vc me ajudasse , existe alguma forma de enviar um e-mail pra vc ?

  6. Riccardo Barbosah says:

    Salve Roberto, como vai meu caro espero que tudo bem, joia, entao vc mora proximo a Londres, bacana, espero um dia poder visitar Londres, tive amigos e ate uns primos que foram trabalhar ai e depois voltaram para o Brasil, blz pura, mas parabens muito sucesso em seus projetos, e obrigado por manter um site legal como esse, se vc tiver facebook me add, é so buscar pelo meu nome, abraço…