Visto de trabalho para o Reino Unido para pessoas qualificadas e sem indicação (nível 1)

A idéia deste artigo é explicar de forma resumida como você pode vir para o Reino Unido ou permanecer aqui legalmente, como um trabalhador altamente qualificado (Nível 1), sob o novo sistema baseado em pontos para vistos de trabalho no Reino Unido, implementado em 2008.

Infelizmente existe no Brasil uma percepção geral de que para ir trabalhar na Europa os brasileiros têm acesso somente a serviços braçais, e devido a esse pensamento, muitos brasileiros sequer tentam se informar sobre como obter vistos ou imigrar para a Europa trabalhando em sua profissão de formação.

Não é bem assim. Pessoas com certos níveis de estudo, experiência profissional e inglês satisfatório são bem aceitas, qualificando-se para vistos de trabalho sem a necessidade de indicação por uma empresa. Estima-se que um terço da população londrina é imigrante. E grande parte desses imigrantes trabalham em profissões que exigem qualificação universitária. Paquistaneses, indianos, milhares de sul-afrianos, australianos, etc conseguem vistos de trabalho! Enquanto isso vemos brasileiros qualificados e ilegais.

Visto de trabalho Nível 1 (Tier 1)

Existem diversas categorias (ou níveis) de vistos de trabalho para o Reino Unido (que incluem todos os países, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) . Sendo que o visto comentado aqui é o de Nível 1 (Tier 1), que não requer indicação de empresas britânicas. Ou seja, você obtêm o visto e ganha o direito de vir para o país e procurar trabalho por um determinado período (Geralmente de 6 a 36 meses).

Caso você não consiga trabalho, você deverá retornar ao seu país de origem ou ficará ilegal. Caso tudo corra bem, poderá renovar seu visto comprovando que está trabalhando e pagando imposto.

Quem pode solicitar esse visto?

Quando você solicita o visto, são concedidos pontos com base em suas qualificações acadêmicas, rendimentos anteriores, experiência anterior no Reino Unido (caso exista), idade, habilidade com a língua inglesa e por fim suficiência financeira (ou seja, se você poderá se manter financeiramente sem a ajuda do governo).

Você pode solicitar um visto da categoria de trabalhadores altamente qualificados se você está:

  • Solicitando permissão para entrar no Reino Unido (conhecidos como ‘entry clearance”), sob a categoria trabalhadores altamente qualificados.
  • Já  no Reino Unido, com autorização de permanência (conhecido como “leave to remain”) em uma categoria de imigração que lhe permite passar para a categoria trabalhadores altamente qualificados;
  • Já no Reino Unido como um trabalhador altamente qualificado e pretende expandir a sua permissão para permanecer em sua categoria;
  • Já no Reino Unido sob o Highly Skilled Migrant Programme, pretende alargar a sua permissão para ficar e são elegíveis para mudar para a categoria trabalhadores altamente qualificados;

Como solicitar o visto?

O processo de aplicação se você estiver fora do Reino Unido é o seguinte:

Passo 1: complete uma auto-avaliação on-line disponibilizada pelo HomeOffice se você tem os pontos necessários para conseguir o visto de trabalho.

Passo 2: vá até o site de de vistos o UK, para verificar toda a documentação necessária. Provavelmente você terá que apresentar documentos pessoais originais e diplomas, certificados, holerites, etc originais.

Passo 3: enviar o seu formulário (s), taxas e provas de suas qualificações para o centro de pedidos de vistos.

É aconselhável que você a leve todos os documentos possíveis e imaginários originais na sua aplicação. Nunca são considerados documentos enviados posteriormente a aplicação ou cópias de originais.

Taxas (ou investimento se sua solicitação for aprovada)

Para processar solicitações desse visto, o governo britânico cobra uma taxa de £ 600.00 libras para cada solicitação. Por isso, antes de fazer, tenha certeza de:

  • que você tem uma pontuação igual ou acima da requerida;
  • que todos os documentos originais solicitados para seu visto e que comprovam suas qualificações estão sendo submetidos;
  • que estão bem claras as suas intenções de trabalho;

Mais informações:

http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/workingintheuk/tier1/general

http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/pointscalculator

http://www.ukvisas.gov.uk



You may also like...

33 Responses

  1. yuri ivo says:

    Oi Roberto, meu nome é yuri, eu tenho 18 anos, trabalho como eletricista no Brasil, gostaria de viajar à trabalho para Iglaterra, tenho um amigo Inglês, gostaria de saber qual a forma mais fácil de eu conseguir ficar na Inglaterra por pelo menos 6 mêses trabalhando.

    • Yuri,

      Entrando como visitante ou estudante você não é autorizado a trabalhar. Você deve obter um visto que permita trabalhar, como por exemplo um visto de trabalho, nacionalidade européia ou parentesco/casamento com alguém de nacionalidade européia.

      Roberto

  2. Adriano says:

    Oi Roberto,
    Eu tentei aplicar para o visto tier 1 no início do ano passado.
    Mas estava exigindo mestrado.
    Lembro que um tempo atrás não era exigido mestrado.
    Como não pretendo fazer mestrado gostaria de saber se isso mudou??

  3. ANA CLAUDIA says:

    BOA TARDE? FUI CASADA COM UM ESPAÑOL MAS DE 5 ANOS AGORA ESTOU DIVORCIADA.
    QUERIA SABER SE POSSO OBTER O NACIONALIDADE EUROPEIA E O QUE EU TENHO QUE FAZER? JÁ QUE ESTOU EM INGLATERRA.
    POSSO ME REGULARIZAR DENTRO DA INGLATERRA POIS TENHO VISTO DE TURISTA E QUERO MORAR AQUI.
    MAS ÑAO SEI O QUE FAZER E NEM QUE PASSOS DAR.
    MUITO OBRIGADA

    ANA CLAUDIA.

    • Oi Ana,

      Sobre nacionalidade espanhola você têm que verificar as leis da Espanha, que infelizmente desconheço.

      Com relação à Inglaterra, o visto de turista não dá direito a outros vistos. Você provavelmente precisa de um visto europeu ou de conjuge britânico.

      Roberto

  4. Selina Astorga says:

    Oi Roberto, espero que possa me ajudar, estou completamente perdida. Recebi uma proposta para trabalhar pra uma família em Londres através de um site que faz a intermediação entre empregados e empregadores. O cara que quer me contratar me passou todas as informações de como conseguir o visto. Ele me mandou um contrato de trabalho e me deu um endereço de e-mail do home office lá de Londres. Entrei em contato por esse e-mail, preenchi um application e encaminhei pra eles, encaminhei também no meu nome 1000 libras pra Londres pela Wester Union (dinheiro esse que só eu posso receber/resgatar) e agora eles estão me dizendo que tenho de pagar taxa de vacinação + taxa diplomática + taxa para correio num total de mais de 1000 libras. Querem que eu faça esse pagamento encaminhando o dinheiro pela Western Union no nome de uma pessoa física. Esse procedimento está certo? Ou é apenas um golpe pra pegar meu dinheiro? Liguei pra o consulado do Reino Unido daqui do Brasil e eles são completamente confusos, ningúem soube me dar uma informação.

    • Selina,

      Parece golpe! Nunca ouvi falar desse tipo de procedimento. Qual o email do Homeoffice que te passaram? Para que tipo de visto você está aplicando? Qual formulário você preencheu?

      Os vistos (99% deles e quando você não vai como turista) são concendidos no Brasil antes de você viajar. As taxas são pagas via “postal order” direcionadas ao governo britânico!

      Roberto

    • Pedro says:

      Ola, Selina

      Me chamo Pedro , estou exatamente igual ao seu caso más ainda não fiz o depósito para garantir fundo como o home office pediu, estou desconfiado de ser golpe.Pq a familia não tem tel fixo e nunca me ligou só, por email.Vou deixar meu email para mantermos contato se possivel.Eles estão cobrando uma tx de 500 libras tendo que ser depositado pelo money gram ou western Union.Menos que a sua tx rsrsrs

      meu email é pedro_reis_pedro@hotmail.com blz me escreve abraço Pedro

  5. natalia says:

    Oi estou com uma duvida….Eu vim para londres a passeio venho ficar 15 dias mas me ofereceram um emprego aki, mas tenho so o visto de turista..como devo fazer para conseguir o visto para trabalhar aki?…bjos e obrigada

  6. ALLAN says:

    olá Roberto ? tudo bem ? Primeiramente gostaria de perguntar uma coisa a voce ? Estou pretendo ir para o Reino Unido , como au pair já tenho a familia que ficarei lá ! Como devo proceder com o restante ! Estou em dúvidas sobre muitas coisas , como dar entrada nas papeladas , para conseguir o visto ! Por Favor me oriente !!!

    • Allan,

      Desde 2008 o governo britânico não está concedendo o visto de Aupair para a maioria dos países do mundo com exceção de união européia (que não precisa do visto), australia, canada, nova zelandia, japão e monaco.

      Veja esse link.

      Roberto

  7. João Fernandes says:

    Roberto, vi na pesquisa do google que você tem um artigo sobre motivos gerais para recusa de visto, mas não consigo encontrá-lo na sua página. Ontem apliquei para o meu visto (tier 1) e estou preocupado com algumas questões. Queria saber se você poderia me mandar o artigo. Você sabe se as autoridades consulares do Reino Unido no Brasil costumam pedir esclarecimentos sobre os documentos submetidos ou se simplesmente negam o visto? Isso porque tinha uma inconsistência na tradução de um dos documentos que eu submeti e eu estou preocupado.
    Abraços,
    João

  8. Carolina says:

    Olá Roberto!
    Planejo estudar ingles em Londres por 3 meses mas gostaria de trabalhar neste período. Lendo o seu artigo me animei! Eu consigo um visto que me permita trabalhar neste período? Como consigo entrar em contato com familias que precisam de au pair?
    Aguardo um retorno, obrigada desde já!

  9. Dai says:

    Oi Roberto,

    Sempre quis morar fora, mas com visto de trabalho, legalmente etc. Li o seu artigo e me deu esperança de ir em frente com esse sonho, entrei no site do ukvisas e fui ler sobre o Tier 1 General Migrant. É o visto de trabalho a que vc se referiu? Se for, o site informa: Tier 1 (General) now closed for overseas applicants.

    Vc acha que eu deveria ir no consulado pra saber se há outras opções de visto de trabalho pra mim? Sou graduada, trabalho em banco e falo inglês bem (morei 1 ano na áfrica do sul).

    Obrigada!! Bj
    Dai

    • Dai,

      Infelizmente o visto de trabalho para pessoas qualificadas (Tier 1) realmente não pode ser mais solicitado desde 23 de Dezembro de 2010. O governo britânico está tentando reduzir a vinda de imigrantes, principalmente com vistos de trabalho.

      Veja mais em http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/sitecontent/newsfragments/35-t1-t2-annual-limits

      Você já pesquisou outros países são mais abertos para imigrantes com visto de trabalho, como Canadá por exemplo?

      Roberto

      • janaina says:

        Canada tb está tentando diminuir o n] de imigrantes, apesar de fazerem propaganda contraria. É só entrar com seu pedido de imigração como skilled worker e 2 anos ou mais depois vc pega seu visto. Estou passando por isso, dai a razão da resposta.

        fazer o que? :…..(

  10. janaina says:

    Robereto, tudo bom

    Fiz o teste para o tier 1 e o que me pegou foi na qualificação de inglês, pois sou auto-ditada. Há algum tempo fiz um teste, como se fosse de admissão, em uma escola e deu que meu nível era advanced 1. Depois disso morei no Canadá e acredito que meu inglês melhorou.
    Enfim, terei que fazer um teste de inglês se quiser ir pra lá e tentar algum visto, o problemas é que não sei qual teste fazer. Só conheço o TOEFL.

    Você poderia me indiar qual teste fazer???

    Agradeço desde já

    Janaina

  11. Mariana says:

    Olá! Gostaria de passar 6 meses em Bristol. Tenho uma amiga inglesa que me ofereceu a casa dela para que eu ficasse lá por esse período. Ela pode mandar uma carta-convite. É possivel ficar lá com visto de turista durante esse período?
    Eu levaria um seguro saúde e cerca de 2 mil libras em espécie.
    É possivel?
    Obrigada!
    =)

    • Mariana,

      Sim, se o oficial de imigração deixar… O tempo máximo para visto de turista é 6 meses.

      O oficial talvez faça diversas perguntas sobre o “prolongado” tempo da sua estadia…

      Roberto

  12. Carolina says:

    Olá Roberto será que você poderia tirar minha duvida…Estou planejando ir para Londres trabalhar, só que eu não tenho faculdade…somente curso técnico, para qual o tipo de visto eu deveria aplicar?

  13. Maria Antónia Silva says:

    Olá Roberto,

    Eu já estive em Londres uns dias de ferias, e fiz as visitas que normalmente todos os turistas fazem. Adorei a cidade.
    Agora por motivos profissionais necessito de encontrar roupas e acessórios (carteiras/sapatos, etc) de marcas/qualidade. Será que me pode dar “dicas” de quais os melhores mercados devo visititar (em que dias ocorrem), quais as melhores lojas para encontrar estes arigos( onde se localizam) e já agora sem querer abusar a melhor localização para um Hotel para que eu me possa movimentar facilmente para estas compras.
    Agradeço desde já as informações que me possa facultar.
    Um Abraço
    Maria Antónia

  14. Lucas Pereira says:

    Olá Roberto,
    Gostaria de saber se posso conseguir naturalização européia, porque sou bisneto de italiano. O que devo fazer? Onde faço o pedido de naturalização ?
    Caso consiga, posso morar na Inglaterra permanentemente com essa naturalização ?
    Obrigado Antecipadamente.

  15. Carlos Alberto says:

    Olá Roberto!

    Estou concorrendo a uma vaga para exercer no Reino Unido uma função especializada conforme a minha formação acadêmica aqui no Brasil.

    Hoje o empregador me questionou sobre a obtenção do visto.

    Se eu tiver um contrato ou pelo menos uma carta da empresa dizendo que pretende me contratar, isso facilitaria a obtenção do visto?

  16. Andressa says:

    Olá Roberto, não conhecia sua página, estou encantada com seu trabalho, parabéns. Bom, morei em Londres por 8 meses, fui como estudante em 2009. E ammmeeeii, meu sonho é voltar. Lendo este artigo, percebi que existe a possibilidade de ir como trabalhadora qualificada. Mas depois li em uma resposta sua q isto mudou em 2010. Oq está valendo? Sou mestranda em ciencias veterinárias e gostaria de trabalhar lá na área de laboratório.. obrigada desde já.

  17. Roselia says:

    BOM DIA!PLEASE HELP ME!MOREI EMLONDRES POR4 ANOS(BOA PARTE ILEGAL).RETORNEI AO BRASIL ADOIS ANOS.SOU PROFESSORA DE INGLES NIVEL SUPERIOR E POSSUO O FCE DE CAMBRIDGE.GOSTARIA DE VOLTAR PARA ME APERFEICOAR MAIS,MAS PENSO QUE O VISTO DE TRABALHO QUALIFICADO SERIA MELHOR.QUE CONSELHO VC DARIA???OBRIGADA.ROSELIA

  18. AAB says:

    OLA PESSOAL, td bem? estou com mesmo problemas de alguns colegas. recebi duas propostas para ser nanny em londres. 1 me pediu 1100 libras eu disse que nao tenho, ai pediu 450 libras so pro visto o restante é com eles. pedi a familia pra falarmos em video conferencia disse q nao tem webcam, o q é estranho embora tenha me dado endereço e telefone (o que não quer dizer nada). nos falamos só por email e nao dei dinhiero nenhum. a outra familia parece ser mais seria falou os dias de trabalho, salário e etc…, hoje enviei um email pedindo tmb uma video conferencia, vamos esperar a resposta. temos que ter cuidado por existe muito golpista no mundo real e virtual.
    abraços, aab.
    a-kiki@hotmail.com

  1. 7 de February de 2012

    …[Trackback]…

    More info…

  2. 9 de February de 2012

    …[Trackback]…

    Relative Post here…