Tenho nacionalidade européia. Quais são os meus direitos no Reino Unido?

Se você for um nacional da União Européia, você tem o direito de vir para o Reino Unido e permanecer por até três meses, por qualquer motivo, claro que com exceção a terrorismo ou atividades criminosas. Após três meses, você tem o direito de continuar a viver no Reino Unido se:

  • você está trabalhando (trabalho pode ser uma mistura de trabalho e estudo);
  • ou se você tiver montado um negócio próprio;
  • ou se você está estudando no Reino Unido depois de ter trabalhado aqui.


european-unionMas se você está:

  • à procura de trabalho,
  • ou estudando no Reino Unido sem ter trabalhado,
  • ou apenas vivendo no país sem fazer nada,

você só pode ficar se você tiver dinheiro suficiente para sustentar-se sem a ajuda de governo. A ajuda do governo inclue benefícios como Auxílio salário, Auxílio Habitação e benefícios fiscais como redução de imposto pago.

Trabalho e à procura de trabalho

Enquanto um nacional da União Européia, você pode trabalhar no Reino Unido como um empregado, ou pode criar uma empresa. Você não precisa de um visto de trabalho.

Cidadãos da união européia, têm direito de procurar por trabalho no Reino Unido, durante o tempo que quiserem, desde que você possam sem manter financeiramente sem os benefícios governamentais.

No entanto, se você leva um tempo para encontrar trabalho, poderá se tornar mais difícil mostrar que está ativamente procurando por um. Após seis meses sem encontrar um emprego, poderá ser importante comprovar os seus esforços para encontrar trabalho, caso a situação fique brava e você necessite do governo. Nesse caso, o melhor que você têm a fazer é se registar no seu Jobcentre Plus local e certificar-se de manter cópias das cartas enviadas para os empregadores e as suas respostas.

O trabalho pode incluir uma mistura de trabalho e estudo e que podem ser temporários ou até meio período. Mesmo que seus salários seja complementado com benefícios, você ainda pode ser classificado como um “trabalhador”.

Como um trabalhador da União Européia, você terá que pagar os mesmos impostos e terá direito aos mesmos benefícios sociais que os cidadãos britânicos na mesma situação que você.

Se você perder o seu emprego ou se você for demitido, você não vai perder o seu status como um trabalhador imediatamente. Se você trabalhou durante pelo menos um ano, você poderá manter o seu status de trabalhador registrando-se no Jobcentre Plus. Se você perder o seu emprego antes de completar um ano, você só poderá manter o seu status de trabalhador por mais seis meses.

Europeus podem vir para o Reino Unido para estudar.

Existem três categorias de alunos:

Independent students
Você tem o direito de viver no Reino Unido até ter terminado os seus estudos. No entanto, você deve ter dinheiro suficiente para poder sustentar-se. Se você é auto-suficiente financeiramente, e um imprevisto ocorre, você pode ser autorizado a manter o seu status estudante e a até mesmo solicitar um empréstimo estudantil. Lembre-se que para pagar taxas locais (Home Fees) nas instituições de ensino, você deve ter vivido os últimos 3 anos na união européia.

Worker students
Se você trabalhou no Reino Unido antes de estudar, você está classificado como um trabalhador estudante. Se você estiver em um curso de formação profissional associada a seu trabalho vai continuar a ser tratado como um trabalhador e, portanto, manter todos os seus direitos para reivindicar benefícios.

Filhos de trabalhadores nacionais da União Européia
Filhos de trabalhadores nacionais da União Européia têm o direito de estudar no Reino Unido, mesmo que não sejam eles próprias nacionais da União Européia. Eles também podem ficar para completar seus estudos, mesmo quando os pais deixam o país.

You may also like...

2 Responses

  1. Amanda says:

    Oi, eu estudo licenciatura em história na Ufrgs e pretendo pedir transferência para Inverness ou Edinburgo. Mas eu estou em duvida em qual cidade escolher. Eu já tenho algumas coisas planejadas, tenho dupla cidadania e juntei cerca de 18 mil. Só que eu não conheço ninguém na Escócia, não tenho onde ficar e nem trabalho. Para quem já mora lá: Em qual dessas cidades há mais lugares para estudantes morar e que tipo de moradia eu poderia procurar?

  1. 9 de February de 2012

    …[Trackback]…

    Reposted on my blog…