Quem pode dirigir na Inglaterra e na Escócia?

 

Se você é um visitante, residente ou estudante na Grã-Bretanha e ainda tem uma carta de condução emitida no seu país de origem (por exemplo Brasil) existem algumas condições que afetam quanto tempo você pode dirigir, e que você pode dirigir na Grã-Bretanha.

Residentes
Caso você seja o titular de uma carta de condução comum (automóvel ou motocicleta) e desde que a sua carta continua válida, você pode dirigir qualquer veículo da mesma categoria mostrada em sua habilitação por até 12 meses a partir do momento que você se tornou residente na Grã-Bretanha. Para garantir o direito de continuar dirigindo, você deve submeter-se ao processo completo para obter uma habilitação definitiva britânica (full license).

Caso você tenha uma habilitação profissional (microônibus, ônibus ou caminhão), você não poderá dirigir veículos grandes, até que tenha obtido a habilitação apropriada na Grã-Bretanha. Nesse caso, você deverá primeiro obter uma habilitação para veículos menores (categoria B) para em seguida realizar os testes certificatórios para outras categorias.

Estudantes

Se você é um estudante e tem uma habilitação da comunidade européia, você poderá dirigir enquanto a sua carta continuar válida, ou até 70 anos.

Se você não possui uma habilitação européia (por exemplo: brasileira), você deverá seguir as mesmas regras de Residentes, com a única diferença que você deverá aguardar 6 meses (a partir de sua chegada) para iniciar o processo para obter uma habilitação definitiva.

Habilitação Internacional

Segundo a Legislação britânica, qualquer habilitação que utilize o alfabeto romano para exibir as informações é válida por 12 meses, a partir da chegada no país. Sendo assim, não é necessária a habilitação internacional.

Mas caso você seja parado em alguma rua por policiais, sempre existe o risco de um policial desconfiar se o documento é verdadeiro e prolongar algo simples, requerendo tradução oficial ou outros detalhes.

A habilitação internacional simplifica o processo pois exibe as informações em inglês e pode evitar eventuais transtornos. No Brasil, a habilitação custa em torno de 200 reais e pode ser obtida pessoalmente no Detran. Leva poucos dias para ficar pronta, pois é somente uma tradução do documento brasileiro.

Obs:As informações acima são para a ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, País de Gales e Escócia). A Irlanda do Norte e a do Sul têm outras regras, mas são bem semelhantes.

Related Posts with Thumbnails
 
 
 

12 Comments

  1. valtemar says:

    Ola Roberto olha gostei muito do site muito bom , mas quero fazer uam pergunta tentei tirar minha carteira inglesa mas infelizmente nao consegui atè hoje certo , fui pego dirigindo e ja sabe sofri as penas , mas quero saber o seguinte com minha drive provisional a L posso dirigir motos de baixa cilindrada mesmo depois de ter obtido os 6 pontinhos nèla por favor se puder me dar uma informaçao fico grato obrigado.

    • Roberto says:

      Valtemar,

      Na sua habilitação provisória tem que informar que você pode dirigir veículos da categoria A. Tudo depende se vc selecionou essa opção quando solicitou sua habilitação provisória. Se sim, vc deve fazer um curso de um dia chamado CBT, e somente após o curso dirigir motos de até 125cc com a placa “L” de learner. Caso não tenha a letra A na sua habilitação, tente solicitar pro DVLA outra provisáoria.

      Roberto

  2. Daniela says:

    Artigo muito informante, obrigada. So queria fazer uma perguntinha. Eu sou de Londres, “born and raised” mas vou ficar no brasil por 6 meses. Eu não tenho carta britânica e queria tirar a carta aqui. Podia usar na inglaterra? Mesmo se fosse so por um tempo limitado? Funcionaria do mesmo jeito que você esta falando nesse artigo? E eu teria que fazer todos os exames e tudo de novo ou é só comprar/aplicar por una carta britânica no consulado?

    Obrigada!

    • Roberto says:

      Olá Daniela,

      A habilitação brasileira só vale por um ano no Reino Unido contando a partir da data de chegada (retorno no seu caso). A habilitação brasileira não pode ser convertida em uma habilitação britânica. Ou seja, dentro de um ano após retornar do Brasil vc deverá realizar todos os testes aqui no Reino Unido novamente.

      Além disso, caso fosse possível converter a habilitação brasileira na britânica, seria feito pelo DVLA, não pelo consulado. Apenas habilitações emitidas em países da União Européia (como Portugal por exemplo) podem ser “trocadas” no DVLA pela habilitação britânica sem a realização de testes.

      Roberto

  3. marcelo says:

    Roberto, boa tarde.

    Tenho uma dúvida. Tanto na Inglaterra como na Escócia a mão de direção é a inglesa? e na Irlanda?
    Eu posso alugar um carro na Inglaterra e atravessar de ferry para a Irlanda?

    Obrigado!!!

    • Marcelo,

      As regras de trânsito do Reino Unido são as mesmas para a Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte (capital Belfast).

      Na República da Irlanda (capital Dublin) as regras de trânsito e a sinalização é ligeiramente diferente, mas a “mão da direção” é a mesma que a Inglaterra.

      Você pode sim utilizar um ferry e levar um carro da Inglaterra para (as duas) Irlandas, assim como para outros países da Europa. Mas aconselho vc primeiro a verificar os preços, pois talvez uma passagem de avião seja mais barata do que o ferry e algumas locadoras de carro proibem ou cobram taxas mais caras para quem tenta levar um carro alugado para fora da ilha da Grã-Bretanha (principalmente por limitações com o seguro do carro).

      Roberto

  4. GREYCON JOSÉ THOMPSON says:

    olá, queria saber quanto a trailers, caravans, qual carteira eu preciso ter para rebocar um desses, imagino que seja regra diferente da do Brasil que exige tirar duas categorias a cima da B, a lei esta pra mudar aqui, mas esse foi o motivo para esfriar a cultura de viagem e moradia em trailers por aqui, alem disso, gostaria de saber qual categoria brasileira preciso para dirigir motorhome de pequeno porte em Londres, e se vc sabe me dizer se há possibilidade de um Brasileiro estudante morar em um desses, e se é barato e facil adquirir (trailer ou motorhome)…. agradeço muito a paciencia em responder, abração.

    • Olá Greycon,

      Veja este link para saber o que você pode dirigir para cada tipo de habilitação.

      O motorhome é até barato comparando com o preço de uma casa. Um motorhome pequeno e bem velho, pode ser facilmente comprado por umas 1000 ou 2000 libras. O seu maior problema é onde instalar o motorhome….

      Para morar em um motorhome, você precisa “instalar sua casa” em um “residential park home”. Um residential park home é diferente de um camping. Na prática é um terreno grande com permissão do governo para possuir um certo número de motorhomes, com pessoas morando o ano inteiro ali. Campings e Holiday Parks não têm permissão do governo para manter residentes por mais de 8 meses ao ano.

      Como vc é estudante, presumo que você tem menos de 50 anos, então provavelmente você dificilmente encontrará um “residental park homes” que te aceite. Além de tudo isso acima, os donos desses park homes dificilmente aceitam pessoas que instalam suas próprias “casas”. Eles preferem vender mobile homes novas e ganhar comissão em cima disso.

      Uma opção “maluca” que você teria, seria ficar pulando de um camping para outro a cada 3 ou 4 meses… mas o custo provavelmente seria bem mais alto do que alugar um quarto em uma república…

      Roberto

  5. Rodrigo says:

    Ola Roberto, estou com uma duvida. Minha prima q mora na Dinamarca conseguiu transferir a carteira de habilitacao brasileira pela dinamarquesa sem qq burocracia ou testes. Verifiquei no site do DETRAN q existe um acordo e o Reino Unido esta la presente. O pq entao da gente (vivo em Londres) nao podemos fazer a troca?
    caso necessite envio o link:http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=136#paises
    Agradeco sua ajudo, abraco

    • Rodrigo,

      Não adianta se basear na Dinamarca, pois cada país tem uma lei de trânsito diferente. Na Dinamarca tem também bem menos carro e imigrante se comparada ao Reino Unido. :D

      O acordo que você viu no Detran, é com relação ao tempo de direção provisório quando você chega no país. Ou seja, a partir do momento que você chega no UK você pode dirigir por um ano com a habilitação brasileira. Após esse prazo, você tem que obter a habilitação britânica.

      Por que não pode fazer a troca da habilitação brasileira pela britânica? Simples, provavelmente porque o Reino Unido não confia na idoneidade do governo brasileiro ao emitir habilitações (qualquer um compra a sua), sem contar na preocupação quase zero com segurança de trânsito.

      Roberto

  6. Roman says:

    ola vc saberia me informar onde posso comprar o material para estudar p tirar carteira inglesa em portugues …obrigado

  7. …[Trackback]…

    Similar post here…