Henry VIII – O responsável pela Reforma Protestante na Inglaterra

Henry VIII (que reinou entre 1509-1547) é provavelmente o mais conhecido dos reis de sua época. Ele era uma pessoa muito egoísta e, até ao final de sua vida todo mundo tinha medo dele, principalmente por causa de seu comportamento impiedoso para qualquer um que não concordasse com ele.

Henry Vlll nasceu no Palácio de Greenwich, que fica em Londres, em 28 de Junho de 1491 e era o segundo filho de Henry VII e Elizabeth de York (filha de Edward IV). Tornou-se Príncipe de Gales e herdeiro do trono após a morte de seu irmão mais velho, o príncipe Arthur, em 1502.

Quando é que Henry tornou rei?

Ele subiu ao trono depois da morte do pai em 21 de Abril de 1509, Exatamente a 500 anos atrás. Ele tinha 17 anos quando ele se tornou rei.

Henry construiu belos palácios e lutou em diversas guerras contra a França e a Escócia. Sua residência oficial foi o Palácio de Hampton Court, que fica em Londres e hoje é aberto para visitas do público.

henryAparência

Alto, com olhos azul-cinzento, curto cabelo ruivo e uma barba. Henry VIII era esbelto na sua juventude, mas foi engordando e ficando cada vez mais obeso conforme os anos foram passando.

Ele sempre vestia-se sumptuosamente, usando um colar de ouro com um diamante do tamanho de uma noz, e muitos anéis de pedras preciosas.

Religião

Em sua época, Henry VIII trouxe uma imensa turbulência religiosa para a Inglaterra. Quando ele se tornou rei, a maioria das pessoas na Inglaterra pertenciam à Igreja Católica, que era chefiada pelo Papa, em Roma.

Em 1534, Henry quebrou as relações do país com a Igreja Católica e proclamou-se chefe da Igreja da Inglaterra (Church of England). As terras e riquezas da igreja foram confiscadas por Henry VIII e ele vendeu a maior parte dessas terras para duques, barões e outros nobres.

Família

Henry VIII queria um filho homem para herdar o trono após sua morte. Seu primeiro casamento foi com a viúva de seu irmão, Catarina de Aragão, mas ele se divorciou dela pois tiveram uma filha, e ele queria um herdeiro masculino.

Então ele casou-se três vezes mais antes de um filho homem nascer. No total, ele casou-se seis vezes e teve duas filhas e um filho! Como o divórcio era totalmente proibido pela Igreja Católica na época, Henry VIII optou por cortar as relações com o Catolicismo e tornar-se um dos percursores da Reforma Protestante.

Filhas e Filho de Henry VIII

Os três filhos foram – Maria (filha de Catherine de Aragão), Elizabeth (filha de Anne Boleyn) e Edward (filho de Jane Seymour). Cada um se tornou um monarca, ganhando um principado, sendo a ordem de sucessão do trono a seguinte:Edward VI, Mary l e Elizabeth l.

Por ironia do destino, uma das filhas que acabou governando por muito mais anos, contrariando a vondade do já falecido Henry VIII.

Seu filho, Edward Vl governou por seis anos após a morte do pai, ele se tornou rei aos 9 anos e morreu com 15 anos. A filha Maria de Henry VIII então governou durante os próximos cinco anos, mas também morreu em seguida sem filhos. Finalmente, a última herdeira sobrevivente de Henry VIII, foi a rainha Elizabeth I, que governou por 45 anos.

Morte

Henry morreu no St James’s Palace, em Westminster, em 28 de janeiro de 1547, com 55 anos de idade. A procissão do seu funeral em Windsor foi de quatro milhas (mais de 6 kms) de comprimento. Ele foi enterrado no castelo de Windsor ao lado de sua terceira esposa, Jane Seymour.

Eventos mais importantes no seu reinado

hampton-court1. Henry VIII obteve sucesso na união defitiva entre a Inglaterra e o País de Gales sob um único sistema de governo. Os dois países se uniram em 1536.

2. Henry Vlll queria um herdeiro do sexo masculino, mas a sua mulher não tinha dado à luz um filho. Henry queria divorciar dela e ter uma nova esposa. A Igreja Católica Romana se recusou a conceder o divórcio. A fim de ganhar o seu direito a divórcio, Henry VIII decretou a criação da Igreja da Inglaterra e o fim do catolicismo na Inglaterra (que na prática não foi totalmente abolido, restando igrejas católicas até hoje).

Henry passou uma lei em 1534 tornando-se chefe da Igreja da Inglaterra. Este ato permitiu-lhe o divórcio a sua mulher e levou à formação da Igreja Protestante da Inglaterra. Sendo um dos principais marcos do movimento protestante que foi conhecido como a Reforma Protestante.

You may also like...

6 Responses

  1. Uelica says:

    hum… legal!!! gostei, está bem resumido! no ponto de se setudar!!!

  2. Geraldo says:

    Henrique VIII foi sempre o meu personagem histórico inglês favorito, inclusive assisti a série The Tudors.

    Abraço

  3. thayna says:

    adorei a explicaçao!!

  4. legal esse site bem interesante toda informação suficiente para ao meu trabalho!!!!!
    bjs!!!””” fuck you

  5. meu sonho e ir ao museu do louvre em paris e muito lindo la por enquanto viajar so por fotos ne ???!!!!!!!!!!1 kkkkkkkkkk
    bjs!☻☺☻

  1. 18 de February de 2012

    Awesome website…

    […]the time to read or visit the content or sites we have linked to below the[…]……