Direitos no Reino Unido para família acompanhando membros da União Européia

 

Se você é cidadão de algum país da União Européia e seus familiares não, eles podem ter os mesmos direito que você, mas é mais complicado.

Alguns familiares nã europeus tem mais direitos do que outros, incluindo:

  • Cônjuges
  • Parceiros(as) civis
  • Crianças (incluindo filhos adotados), e netos e bisnetos até aos 21 anos de idade (e as mais de 21 se eles ainda estão dependentes) do nacional europeu ou seu cônjuge ou parceiro civil.
  • Dependentes dos pais, avós e bisavós tanto donacional europeu ou seu cônjuge ou parceiro civil (com algumas diferenças no caso de estudantes)

Qualquer uma dessas pessoas pode vir visitar-te e no Reino Unido (mas se eles desejam ficar por um longo período, terão de obter uma autorização antes da  viagem) chamada Family Permit.

big_familySe algum familiar não europeu chegar no Reino Unido com a intenção de ficar por um longo período (mais de seis meses) sem um Family Permit, o funcionário da imigração pode tentar recusar-lhe a entrada no país.

Todos os “membros da família” com Family Permit – independentemente da sua nacionalidade – têm também o direito a trabalhar e estudar no Reino Unido. Se você está trabalhando os seus familiares têm direito a todos os benefícios que as famílias britânicas recebem, exceto se para obter o benefício seja um requerimento sua moradia por 3 anos na União Européia antes de mudar-se para o UK e você não tenha.

Familiares mais distante e casais que vivem juntos, mas não oficialmente casados ou em uma parceria civil, não têm os mesmos direitos. Eles são chamados de “extended family members” e há regras especiais para eles, que diferem de caso para caso, podendo ser complicado provar a relação dos familiares com o nacional europeu.

Tenha cuidado!

immigration_problemsOs membros da família podem perder os seus direitos. Por exemplo, se você como cidadão europeu deixar de viver ou trabalhar no Reino Unido, seus familiares podem perder o direito de ficar. Sempre que seus familiares requisitarem comprovantes de residência para garantir seus direitos, deverá ser comprovado que você está cumprindo os “Treaty Rights”, que consiste no direito de viver no país caso esteja trabalhando e não explorando o governo.

Se você se divorciar sua(seu) ex poderá perder os seus direitos se o seu casamento ou parceria civil não durou mais de três anos (incluindo um ano no Reino Unido). Mas se o seu relacionamento acabou por causa da violência doméstica, a vítima não perderá os seus direitos, mesmo se o tempo de relação foi menor.

As crianças têm alguns direitos importantes para manter-se na escola, mesmo se os pais deixarem o país.

Cônjuges divorciados, independentemente da sua nacionalidade podem ter direitos importantes, se a pessoa for responsável por cuidador dos filhos do nacional europeu, ou se tem uma ordem judicial para manter contato com as crianças. Nessa situação, deve-se obter um parecer jurídico.

Related Posts with Thumbnails
 
 
 

74 Comments

  1. Francisco says:

    Olá, Roberto!! Legal esse seu site para tirar dúvidas de quem pensa em ir morar na Inglaterra!! Gostaria de fazer algumas perguntas, ai vão:
    - Vc é casado com uma brasileira né? Tem flhos? Qnto tempo estão morando ai?
    - Em qual cidade vcs estão morando atualmente? Vc são graduados e trabalham com o q?
    Fiz todas essas perguntas para conhecer melhor vcs e poder relatar um pouco do meu planejamento para ir morar na Europa!! Agora sim, vão as nossas dúvidas:
    - Sou de Salvador/Ba casado e minha esposa esta tirando a cidadania italiana, pretendemos ir morar ai na Inglaterra para aprimorar o inglês, trabalhar, fazer uma pós ou outra graduação!! Provavelmente iremos daqui há uns 2 anos e com um filho de 3 anos de idade!! Que tipo de visto devemos solicitar para que eu possa trabalhar normalmente tendo todos os direitos?
    - Nossa grande preocupação é ir com uma criança pequena e com quem deixá-la, pois vamos ter q trabalhar o dia todo para pagar as contas né? Então gostariamos de saber se existem creches gratuitas onde possamos deixá-lo? As escolas são á partir de qntos anos e são gratuitas? Nosso filho terá esse direito?
    - Sou formado em Gestão de Sistemas de Informação e minha esposa Bacharel em Turismo, nossos diplomas serão reconhecidos? Existem boas oportunidades de trabalho nessas áreas?
    - Caso no começo nós não consigamos trabalhar em nossas áreas por ñ ter um inglês fluente, provavelmente iremos trabalhar em restaurantes, lanchonetes, shopping etc.. um casal ganhando um salário mínimo cada, tem como viver dignamente com uma criança? Qual o valor médio do salário mínimo hj?
    - Quais as cidades grandes além de Londres q possuem um custo de vida mais baixo, segurança, trabalhos, q vcs indicariam?
    - Para podermos fazer uma pós ou outra graduação, quais são os requisitos solicitados pelas universidades?
    - Pela experiência de vida de vcs ai, o q vcs acham dessa nosso plano de largarmos tudo aqui no Brasil para tentarmos um nova vida ai na Inglaterra levando uma criança pequena junto? Vcs acha um loucura? Seria muito arriscado fazer isso?
    - Pelo menos temos consciência q atualmente a situação esta complicada ai, então como nossos planos são para daqui a 2 ou 3 anos, esperamos q até lá já tenha voltado ao normal!!
    - Por favor nos passem o máximo de informações possivéis de como é viver na Inglaterra e com filho pequeno, pois são muitas e o frio q dá na barriga é grande, rs!!

    Ah, vi q vc tamb é colega de trabalho na área de TI, né rs? Blz!!

    Obrigado!!

    • Olá Francisco!

      Valeu pela força! A maioria das questões eu inclui na seção FAQ do site http://www.chacomleite.com/faq para que possamos compartilhar melhor o assunto com outros usuários do site.

      Seguem as respostas das que não foram para o FAQ:
      * Sou casado e não tenho filhos por enquanto. Estamos há apenas um ano na Inglaterra. A idéia do site veio à tona pois como muita gente, viemos sem conhecer ninguem no país e em uma aventura que muitos consideravam loucura.
      * Tenho formação em IT e algumas especializações em computação baseada em servidores. Na primeira semana da nossa viagem para cá consegui um emprego fazendo o mesmo que eu fazia no Brasil. Para nossa sorte, o mercado de IT é muuuuito bom no Reino Unido.
      Não sei até que ponto é loucura vir com um filho para o UK como você pretende. São diversos riscos, que em geral podem ser eliminados dependendo da sua condição financeira de suportar a família até se estabilizar. Após se estabilizar, com certeza eu filho terá muito mais estrutura aqui do que no Brasil. Infelizmente, pois nosso Brasil é um país maravilhoso e poderia oferecer muito mais para seus cidadãos, não fosse o ciclo de corrupção política e desigualdade social existente no país.

  2. Antonio Chaves says:

    Sou cidadão comunitáiro Italiano, meus dois filhs tambem, mas minha esposa ainda não fez os papaeis para sua dupla. Para vijar aé Espanha ela necessitará d eoutros documentos para não ter problemas nas fronteriras e Aeroportos?
    Quais sãos os critérios?
    Obrigado!
    Dr. Antonio Chaves

    • Roberto says:

      Antonio,

      Conforme a lei europeia, sua esposa precisará comprovar para os agentes de imigração espanhóis o casamento de vocês, podendo ser utilizada a certidão de casamento. O próprio passaporte dela com o “visto” italiano também já ajuda bastante e a sua presença no momento é aconselhável.

      Caso vocês não tenham certidão de casamento ou caso não conste o visto da Itália no passaporte dela, acoselho a vocês ligarem no consulado espanhol na Itália para verificar o que é necessário.

      Abraços

  3. vivian says:

    Ola Roberto.
    Estou com uma duvida, moro ai em londres 3 anos, meu marido e italiano tenho um visto de Dependente de europeu , mas no momento estou aqui no barsil pois estou dando andamento na minha sepracao pois meu casamento nao deu certo. Sera que eu perco o mei visto ai .

    obrigada pela ajuda

    • Roberto says:

      Vivian,

      Leia o capítulo 6 desse documento do homeoffice.

      Resumindo o documento, no caso de divórcio vc mantem o visto se:

      * o casamento durou ao menos 3 anos E
      * Vcs estiveram vivendo casados no UK por ao menos 1 ano OU
      * O(a) não europeu (no caso, vc) tem a guarda de um filho OU
      * Foi vítima de violência doméstica

      Lembrando que talvez vc não consiga fazer o processo estando no Brasil.

      Roberto

  4. Silvia says:

    Ola, moro na Nova zelandia ha 4 anos e 6 meses,sou homosexual,conheci uma garota atravez do facebook em Novembro 2009, Nos conversamos todos os dias por mais ou menos 5 a 7 horas, em janeiro 2010 fui conhece-la, fiquei na casa dela por 3 semanas,conheci a familia e amigos ,enfim nos apaixonamos e agora gostaria de saber como faco para nos poder-mos ficar juntas ai na Englaterra,tendo em visto que voltei pra Nova Zelandia depois das 3 semanas q estive ai, agora quero saber como faco pra ta voltando e ficar-mos juntas. Agradeco desde ja

  5. Silvia says:

    Ola Roberto so pra ta finalizando minha pergunta, ela vai vir me visitar aqui na Nova Zelandia.Oq devo fazer ja que aqui tbm como ai e liberado o casamento homosexual,talvez casarse aqui e voltar com ela prai? Nao sei direito, mas gostaria de ta fazendo oq for mais evidente e rapido pois nos apaixonamos gostariamos muito de poder estar juntas assim que possivel,ja que ela nao quer morar aqui na NZ comigo terei que ir para ai!!

    • Roberto says:

      Silvia,

      Tanto faz. Voce pode casar na NZ e obter um visto de “Partner” ou obter primeiro um visto de “Fiance” e vir como noiva. A grande diferença entre os dois vistos é: casando antes da viagem vc receberá um visto de 2 anos. Viajando primeiro para casar aqui no Reino Unido, você receberá um visto de 6 meses e após o casamento renovará por um de 2 anos.

      Com relação à liberação dos vistos, as mesmas regras aplicadas para os casais heteros são também aplicadas para os casais homosexuais. Não há diferenças comprovando-se a civil partnership (união civil) ou inteção de obtê-la. No Reino Unido o governo não reconhece a palavra “casamento” para homosexuais. Mas reconhece a união civil (civil partnership) entre homosexuais, que é na prática a mesma coisa que o casamento!

      Com relação aos 2 tipos de vistos que vc pode aplicar, já foi discutido bastante o assunto por aqui. Dê uma olhada no site do HomeOffice e nesse outro artigo também (e nos comentários). Se tiver mais dúvidas é só perguntar.

      Obs: Nao consigo precisar o tempo para obter cada visto pois ira depender da embaixada britanica na Nova Zelandia.

      Abraço,

      Roberto

  6. Silvia says:

    Ola Roberto quero agradecer desde ja pelas informacoes prestadas,foram realmente muito ulteis e me ajudou um montao muito obrigada.
    So gostaria de esclarecer uma questao mais,tipo ouvi falar que como estive ai em 16 janeiro desse ano mesmo 2010 e sai dai dia 06 de fevereiro de2010,nao posso ta voltando antes de completar 6 meses que vesse o visto q me foi dado quando estive ai. tipo tenho que esperar por mais 6 meses no caso ate julho pra ta indo denovo?Como funciona? Agradeco desde ja pela informacao!!

    • Roberto says:

      Silvia,

      Vc não tem que esperar os 6 meses. Caso vc venha como visitante novamente, independente da data da última visita, você terá que ter outro carimbo no seu passaporte para entrar novamente no Reino Unido. Talvez o agente de imigração faça mais questionamentos para entender pq vc foi e voltou em um curto espaço de tempo e tente identificar se vc não pretende ficar ilegal no Reino Unido. Caso vc volte com o visto de fiance ou partner, não haverá problema algum.

      Obs: Dê uma lida nos outros comentários acima. Esqueci de te falar que tendo o visto de noiva, você não poderá trabalhar nos 6 primeiros meses. Se vc casar na NZ e vir pro UK, poderá trabalhar no dia seguinte.

      Roberto

  7. Valéria says:

    Olá Roberto!
    Gostaria de saber,pois já procurei muito e nada encontrei sobre o assunto: trabalhar com moda, costura em londres.Sou estilista, modelista, costureira, desenhista de moda em corel draw, artesã nas horas vagas e outras coisitas mais..rsrs.Existem fábricas que empregam estrangeiros neste setor? Tenho a cidadania italiana e pretendo ir para a Inglaterra com meu filho de 12 anos, isto é viavél?
    obrigada!

    • Roberto says:

      Olá Valéria,

      Londres é uma das capitais mundiais da moda, certo? Então provavelmente o mercado é bom. Sei que muita roupa é fabricada na China, Taiwan, etc. mas a matriz de muitas marcas famosas ficam no Reino Unido.

      Não conheço nada do setor de moda, mas todas as empresas empregam estrangeiros. Discriminação é crime duramente punido. Muitas empresas chegam a ter mais de 50% de estrangeiros contratos. Para simplificar a questão da permissão de trabalho, nem coloque brasileira no currículo. Coloque italiana e na entrevista vc explica a dupla-nacionalidade.

      Comece procurando vagas na internet. Avalie seu inglês. A comunicação é um ponto chave para conseguir um bom emprego.

      Vc deverá solicitar um visto de dependente para o seu filho. No começo ele terá dificuldades com língua, escola, comida, etc mas ele supera (assim como vc).

      Roberto

  8. Adriana says:

    Olá Roberto, td bem?
    Gostaria de saber se você poderia me responder uma dúvida, pois tenho nacionalidade espanhola, vivi na Inglaterra juntamente com meu marido (que tinha um visto por 5 anos), mas fui pro Brasil e ele ficou na Inglaterra, num passeio dele para a Espanha, ao voltar para Inglaterra não o deixaram entrar alegando que ele não poderia entrar pq não estava acompanhado da esposa, no caso eu, cancelaram o visto dele e o deportaram pra Espanha. Isso foi em Outubro de 2009. No momento estamos na Espanha e queríamos ir pra Inglaterra pra resolver algumas coisas que ficaram pedentes, mas não iremos pra morar, ficaremos poucos dias.
    Tem a possibilidade de não deixarem o meu marido entrar na Inglaterra mesmo ele estando comigo?
    Estamos em dúvida se devemos ir ou não, mas realmente precisamos resolver coisas ai.
    Grata pela atenção, aguardo sua reposta.
    Att Adriana

  9. Adriana says:

    Obrigada pela atenção Roberto, vamos tentar entrar, só assim saberemos.
    Mas se souber de mais alguma informação me ajudará, ok.
    Adriana

  10. dani pardo says:

    ola roberto,tdo bem?
    eu e minha familia moramos na espanha,ja faz 6 anos e meio,meu marido tem dupla nacionalidade(filho de espanhol)ele começa a trabalhar na segunda feira na escocia,e eu e minha filha maior ainda nao temos a nacionalidade espanhola,so minha filha menor,queremos ir morar la na escocia tbm,assim q terminar as aulas das minhas filhas aqui na espanha(fim de junho).quero saber se tenho que solicitar o family permit,daqui de espanha,e quanto tempo demora pra me darem o visto,ou se nos podemos entrar como turistas e solicitar meu visto desde escocia mesmo,como ja vi q algumas pessoas casadas com europeu ja fizeram,estivemos no reino unido em 2008,me deram um visto de 6 meses,mas agora vamos pra viver la,bom obrigada por tudo,e ate +.

    • Roberto says:

      Dani,

      Vc tem de solicitar o visto antes de mudar. Caso vc mude sem solicitar o Family Permit, o Home Office irá recusar o Residence Card, que é a continuação do Family Permit.

      Desculpe a demora na resposta,

      Roberto

  11. Guilherme says:

    ola roberto tudo bem?fui removido de londres em novembro de 2009 me casei em julho de 2010 com uma europeia ela quer ir para londres apasseio sera que posso voltar ?obrigado

    • Guilherme,

      Como a sua remoção foi muito recente, você provavelmente terá problemas para obter o visto de visitante ao chegar em Londres. Te aconselho a obter o visto de visitante antes da viagem. Obs: Nesse caso, terá custo…

      Roberto

  12. felipe says:

    tenhoa cidadania europeia, tenho uma filha de 1 ano e 4 meses que tambem tem a cidadania europeia, nao sou casado moro junto e tenho registrado no cartaorio a uniao de facto com a mae da minha filha… estou em londres e estou com medo de traze-las, mas esse mes elas ja vem, queria saber porque eu ganho pouco como que faco para requerer os beneficios, porque eu divido quarto com uma amigo, fiquei sbendo que o governo me ajuda pra pegar uma casa, na verdade eu precisava de uma casa de 2 quartos, um apto, estava bom se eles me ajudassem para eu poder sustentar minha familia… so que eu nao sei como fazer para requerer os beneficios, e nem sei que beneficios temho, por favor me ajudem! eu agradeco muito muito e que deus toque no seu coracao para me ajudar obrigado!

    • Olá Felipe,

      Segue aqui uma a lista de benefícios que podem ser obtidos desde que você se enquadre no requisitos.

      Lembrando que para ter direito à muitos dos benefícios, você tem primeiro que estar recebendo um dos seguintes benefícios: Pension Credit, Income Support, Jobseeker’s Allowance oo Employment and Support Allowance.

      No seu caso, você poderia solicitar o Income Support e em seguida ter acesso aos outros…

      Alguns benefícios podem ser solicitados por telefone ou internet, para outros você terá que contactar o seu Council. De qualquer forma você pode contactar o Council questionando a quais benefícios que você tem direito que eles têm como lhe informar com bastante detalhes.

      Obs: Se a sua parceira está vindo com o visto de Family Permit, ela poderá ter dificuldades para obter/renovar o visto. Um dos requisitos para obtenção dos vistos para familiares/dependentes de europeus é de que não estejam utilizando benefícios do governo (o não-europeu e o europeu). Talvez seja melhor pelo menos obter o visto de 5 anos dela antes de solicitar os benefícios.

      Espero ter ajudado,

      Roberto

  13. Valéria Lima says:

    Oi Roberto,estou precisando muito de sua ajuda.Estou noiva de um Escocês e queremos nos casar o mais rápido,mas estou com muita dificuldade de conseguir informaçãoes sobre o visto de noiva.Aqui onde moro(Estado de Pernambuco)não tem consulado britânico.Então preciso saber como faço pra conseguir este visto(quais os documentos,telefones,quanto tempo leva)Enfim,todas as informações que você puder me passar serão vailosas.
    Obrigada.Valéria.
    Ps: Eu soube que tem um formulário que podemos preencher e pagar um taxa e eu não precisarei viajar pra o Rio de Janeiro,São Paulo ou Brasília. Você sabe alguma coisa sobre isso?

    • Olá Valéria,

      Demorei para te responder pois eu estava justamente terminando de escrever dois artigos que podem te ajudar, sendo um sobre o visto de noiva e outro sobre informações de como solicitar um visto para o Reino Unido.

      Vc terá sim que preencher o formulário online, pagar uma taxa e marcar uma data para ir ao Rio de Janeiro fazer seu cadastro biométrico levando todos os documentos necessários.

      Dê uma lida nos artigos que citei acima, revise a parte seção de imigração aqui do site que têm bastante informações (inclusive nos comentários), visite os sites do governo britânico indicados nos artigos e volte com as dúvidas.

      Roberto

  14. Maria says:

    Olá Roberto,

    Tudo bem?
    Primeiramente, obrigada pelas informações no seu blog. São muito úteis.
    Eu e minha filha de 6 anos temos cidadania Italiana e meu companheiro(pai da minha filha, porem não somos casados no civil)não tem a cidadania. Gostaria de saber se:
    - ele pode aplicar para algum visto de trabalho para Inglaterra ou se tenho que casar para transmitir este visto?
    - uma vez minha filha sendo cidadã ela não transmite para ele o visto de trabalho?

    Sou da área de TI também, mas na área de SAP. Você sabe me dizer como é o mercado no Inglaterra para esta área?
    Se eu for para Inglaterra solteira no civil, eu posso aplicar para alguma ajuda do Governo?

    E referente a crise, como a Inglaterra esta referente a oportunidades de trabalho?

    Desde já agradeço pela atençÃo.

    Maria Antonieta

    • Olá Maria,

      O ideal para o seu marido não é o visto de trabalho, mas sim o Family Permit que dá para eles os mesmos direitos que você têm como cidadã européia, que é explicado neste artigo acima. O HomeOffice não deixa claro se a união formal é necessária, mas eu aconselho vocês a fazerem pelo menos uma união cívil para facilitar a aprovação do processo.

      Um visto de trabalho seria muito mais limitado, complicado e caro do que o Family Permit.

      Com relação a IT, dê uma olhada nos sites http://www.cwjobs.co.uk e http://www.monster.co.uk. Em breve publicarei alguns artigos aqui com mais detalhes sobre o mercado de IT. O mercado está se recuperando aos poucos. Mas na MINHA opinião considerando minha especialização em virtualização e server based computing, o mercado de IT no Reino Unido na pior crise é melhor do que o brasileiro…

      Benefícios: Vc tem direito a benefícios por ser européia, independente do seu estado civil. Mas outros fatores são levados em consideração, como por exemplo, quem trabalha na sua casa, o tempo de residencia no Reino Unido, etc.

      Seu “parceiro” pode perder o Family Permit caso vc utilize benefícios do governo, pois um dos requisitos para o Family Permit é não depender do governo.

      Espero ter ajudado,

      Roberto

  15. Maria says:

    Olá Roberto!

    Nossa, obrigada pela pontualidade da sua resposta.

    Em relação ao visto Family Permit ele adquiri aqui no Brasil ou somente quando estiver na Inglaterra?

    Existe algum orgão na Inglaterra que me auxilia no(s) benefícios que posso pedir?

    Mais uma vez muito obrigada!
    Maria

    • Maria,

      O visto TEM que ser obtido ANTES de viajar para o Reino Unido. Estando no Reino Unido é muuuito complicado para obter o visto, sendo provavelmente necessária a contratação de advogados e fazendo com que ele viva ilegal por um bom tempo sem poder trabalhar ou exercer qualquer outro direito no país. No Brasil, a solicitação do Family Permit é gratuita, bem mais simples, rápida e menos burocrática.

      A maioria dos benefícios são solicitados ao Council da região que você mora. Mas como lhe disse, muitos benefícios têm restrições quanto ao tempo de estadia no país. A maioria, entre outras coisas, exige que você já esteja morando a algum tempo.

      Roberto

  16. Rosilda Panoni says:

    Oi, Roberto

    Estou aqui em Aberdeen com meu noivo, porem estou com visto de turista que tem duracao de 6 meses. Meu noivo e’ italiano e estamos indo para Italia dia 20/09 para agendar o matriminio e acertamos as pendencias la’. Pretendemos nos casar ate’ Novembro. Nesse caso como deve fazer para solicitar o Visto de Family Member? O fato de estar aqui pode complicar a aprovacao desse visto? Seria melhor eu permacer na Italia e fazer a solicitacao por la’?
    Retornarei com ele para Aberdeen dia 27/09 e estou com receio de nao poder entrar pois nao terie mais o meu ticket de retorno para o Brasil. Sera que vc poderia me aconselhar?

    • Rosilda,

      O correto é que o Family Permit seja solicitado fora do Reino Unido. Ou seja, no seu caso provavelmente utilizando a embaixada britânica na Itália ou no Brasil. Na verdade a solicitação inicial é pela internet e você pode estar em qualquer lugar. Mas você deverá agendar uma visita pessoal para coleta de dados biométricos. Você pode permanecer no UK e ir na Italia ou Brasil apenas para fazer a coleta dos dados biométricos e posteriormente receber o visto. Isso se a imigração não implicar no seu retorno ao UK…

      Quando você voltar para Aberdeen no dia 27/09, você será questionada pelos motivos do seu retorno, quais suas intenções, etc. Caso o oficial de imigração se satisfaça com suas respostas, você receberá mais um visto de visitante no passaporte. Caso contrário, você poderá ser enviada de volta para a Itália.

      Roberto

  17. Lizie says:

    Roberto,

    Tenho uma duvida: meu marido eh romeno e esta tirando a licensa para dirigir minicab pois nossa intencao eh ir para Londres assim que esta estiver pronta. Sendo casada com um cidadao romeno, como posso solicitar o work permit ? Ele tem que se registrar como self-employed primeiro ? Quanto tempo depois disso pode pedir meu work permit e visto de residencia ? Grata,

    • Lizie,

      Em primeiro lugar você tem que saber se seu marido será self-employed ou não. Se ele for Self-employed, nem ele nem você precisarão de Work permit. Cidadãos da Bulgaria e da Romenia têm o direito de transitar, estudar e viver no Reino Unido, mas para trabalhar como empregados necessitão do Work Permit.

      A sua solicitação de visto (tipo, requisitos, formulários, etc) depende do visto dele. Primeiro confirme que visto ele pegará, daí então veja qual será o seu.

      Os requisitos são bem diferentes de acordo cada situação. Para saber mais detalhes, leia com atenção tudo relacionado no site do Home Office e veja o que se adequa à sua condição:

      http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/workingintheuk/eea/bulgariaromania/liveworkuk/

  18. Debora de sousa says:

    querido sou casada com polones e tenho meu residence card of a family member por 5 anos e nao sei de nada sobre meus direitos. eu gostaria de saber se posso fazer o curso de ingles basico gratuito? e um outro grande problema que tive foi que ha dois anos descombri que tenho lupus e desde entao mesmo contrariando o pedido dos medicos p que eu repouse ou nao tenha atividades pessada eu continuo trabalhando e contribuindo com tax como self employment pois meus esposo nao ganha o suficiente p nos sustentar sem mencionar q o contrato dele esta no fim,eu nao estou bem de saude e vou precisar da um tempo com o trabalho. o que devo fazer?como posso pedir ajuda e a quem?que tipo de ajuda posso ter em relacao a moradia, aos meus medicamentos que tenho que tomar o resto da vida? estou dessesperada me de uma luz pois sempre trabalhei aqui e sempre cumpri com as minhas obrigacoes mas agora meu quadro de vida esta critico. obrigada por qualquer informacao q puder me dar.

    • Debora,

      A grande maioria dos benefícios devem ser solicitados ao seu Council. Tente descobrir qual é o telefone de atendimento do seu Council. Eles provavelmente têm uma central de atendimento onde você poderá preencher os formulários de solicitação para cada benefício. É obrigação do seu Council prover esse tipo de informação para você.

      Você provavelmente irá procurar pelo benefício de Income Support para o seu esposo e Sick Benefit para você. Tendo um benefício, vocês automaticamente têm direito a outras coisas como por exemplo: medicamentos gratuitos, cursos gratuitos ou com descontos significativos, auxílio para pagar o aluguel, etc.

      Roberto

  19. Fernanda says:

    Ola Roberto …
    gostaria de esclarecer algumas duvidas. Tenho um amigo brasileiro, casado com uma cidada italiana, atualmente os dois moram na Italia legalmente, porem desejam vir morar na Inglaterra. Os dois trabalham na Italia, porem pretender começar a vida na UK. Gostaria de esclarecer, qual o procedimento para solicitar o visto do marido diretamente na Italia. Quais as regras e possibilidades desse visto ser negado ? Estamos com duvidas sobre qual formulario preencher … poderia me esclarecer ??? Desde ja agradeço

    • Fernanda,

      Seu amigo precisa pedir o vistod e Family Permit antes de viajar para o UK. As possibilidades do visto ser negado são bem baixas, contanto que toda a documentação esteja correta.

      Tem muuuuuita informação sobre esse visto aqui no site e no HomeOffice.

      O primeiro formulário do Family Permit é o VAF5.

      Roberto

  20. Edson says:

    Roberto, bom dia!

    Gostaria de saber se você pode me ajudar.

    Tenho cidadania romena, gostaria de saber se posso morar na Inglaterra, sou casado e tenho um filho de 2 anos.

    Como devo fazer com relação a minha familia, eles tem direito?

    e com relação a trabalho e existe bastente possibilidade de emprego.

    e o salario é suficiente para ter qualidade de vida e dar um certo conforto para minha familia.

    atualmente estamos no brasil, como devemos proceder.

    Desde ja obrigado!

    • Olá Edson,

      Sim, sua família tem direitos mas você precisa solicitar um visto para eles antes de viajar.

      Você também precisará de uma autorização de trabalho.

      Com relação a possibilidade de emprego, qualidade de vida, conforto, etc não tem como eu lhe afirmar nada! Isso depende de cada pessoa, seu conhecimento, sorte, etc. Pesquise bastante, procure por vagas na sua área, veja quanto você gasta para manter sua família, calcule quanto você gastará no Reino Unido, etc.

      Leia também os artigos aqui no site sobre Custo de Vida.

      Roberto

  21. Monique says:

    Querido Roberto,

    Bom dia!

    Estou numa situção onde tenho que fazer grandes decisões e preciso muito de ajuda, Sou Brasileira casada com um Finlandês por 1 ano e tive um filho com ele aqui na Finlândia, meu bebê tem agora 8 meses, as coisas vão muito mal entre eu e meu marido e vamos nos divorciar.

    Não quero morar com meu filho na Finlândia porque não falo Finlandês e depois de morar aqui por 3 anos tenho certeza de que aqui não é meu lugar.

    Falo Inglês fluente e tenho muita vontade de morar na Inglaterra com meu filho e recomeçar minha vida fora da Finlândia. Tenho algum direito a visto para morar na Inglaterra? porque meu único descendente Europeu é meu bebê de 8 meses.

    Eu gostaria de trabalhar e residir na Inglaterra,com que facilidade eu conseguiria ou tenho eu algum direito uma vez morando lá?

    Tenho que conseguir um emprego antes de me mudar ou posso arrumar quando eu chegar lá?

    Tenho uma loja de roupas na Finlândia, seria possível eu abrir esta mesma loja na Inglaterra? frisando que é uma loja nova e ainda sem lucros.

    Eu gostaria muito de recomeçar a minha vida e tenho um filho que trabalharei com todas as minhas forças para sustentá-lo.

    Obrigada Roberto!

    Tenha um lindo dia!

    • Monique,

      Teoricamente você tem direito ao visto de Family Permit pois seu filho é europeu e esse visto pode ser dado para os pais. Mas um dos requisitos do Family Permit, é que “europeu” esteja trabalhando… o que não vai ser o caso do seu bebê!

      Não consegui encontrar nenhuma informação pública do HomeOffice sobre casos semelhantes aos seus. Mas de qualquer forma, o direito de ir e vir a qualquer europeu (junto com sua família) é garantido pela lei européia. Então seu bebê tem direito de ir e “levar” você junto.

      Como o seu caso não é comum, aconselho a você confirmar todas as informações diretamente com o governo britânico. Segue o contato do HomeOffice abaixo:

      http://www.ukvisas.gov.uk/en/howtoapply/infs/inf18eeaswissnationals#23093068

      Roberto

      • Monique says:

        Olá Roberto,

        Muito Obrigada pela resposta! Eu vou me informar sobre o meu caso com os links que você me mandou!

        Super Obrigada mesmo!

        Tenha um Feliz Natal!

  22. Raffael says:

    Roberto, boa noite, vou me casar em março, sou cidadão italiano, minha noiva não, queremos ir para a inglaterra, ja morei na italia, quais os procedimentos que devemos tomar antes de ir e quando chegarmos??
    desde já agradeço!!!
    Raffael Szpak

  23. gerlison says:

    OI ROBERTO BOA TRADE ,BEM ESTOU QUENDO IR PARA LONDRES E NUMCA VIAJEI PARA FORA DO BRASIL , E PRETENDO FICAR EM LONDRES DE 3 A 4 MESES E SICASO EU CONSIGA UM EMPREGO NESSE PERCURSO POR LA COMO PODERIA FAZER?
    E EM RELAÇAO A UM APESSOAS QUE E BASILEIRA E ESTA INLEGAL POR LA E RESOLVE SI CASAR COM UM BRITANICO
    QUAL EO PRCEDIMENTO CORRETO ,MUITO OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA .

    • Gerlison,

      Para conseguir emprego você precisar ter o visto correto. Com visto de visitante você não pode trabalhar legalmente.

      Com relação à segunda pergunta, a brasileira terá que solicitar um visto de “Partner” após o casamento.

      Roberto

  24. Fernando says:

    Olá, Roberto!!
    Estou morando na Alemanha, e estou pensando em ir morar em Londres com minha esposa, possuo a dupla cidadania italiana e gostaria de saber como faço para pedir o” family Permit”. Tem como conseguir no Consulado Inglês da Alemanha? Que documentos precisam? Tenho a certidão de casamento traduzida e legalizada no consulado alemão.

    Obrigado desde já!!

  25. Any says:

    Preciso de ajuda, sou casada com cidadão portugues vai fazer 2 anos e conseguimos o visto de dependente , eu e minha filha de 2 anos e meio.Ela nasceu em Londres , mas na epoca o pai nao a registrou e estava ilegal resolvi voltar para o Brasil.
    O pai da minha filha, atualmente tem contato com ela , eu ate proibi isso um tempo , mas hj ja passou e acho que eh um direito dela , e vejo que ele tem amor por ela, que tem paixao pelo pai.
    Tenho uma duvida , o fato da minha filha ser legal , e ter visto de dependente da algum direito ao pai dela de viver no Reino Unido¿
    Ele pode entrar na justiça no Brasil e conseguir através disso , viver perto dela ¿
    Ela tendo nascido em Londres, com quantos anos ela vivendo legalmente lá , tem direito a nacionalida inglesa ¿
    Obrigada Anny

    • Any,

      O direito da sua filha ser britânica ou não depende principalmente no status de residência seu ou do pai dela na época do nascimento. Também existem várias exceções e diferentes regras para a lei de nacionalidade dependendo na data do nascimento se ela nasceu antes de Abril de 2006. Confira esse link do HomeOffice com mais informações a respeito.

      Acredito que o pai dela não conseguiria obter um visto no Reino Unido por intermedio dela, pois ela já é dependete. E até onde sei, não existe visto para dependente de outro depentente.

      Te aconselho a procurar ajuda especializada jurídica, pois cada mínimo detalhe no seu caso pode resultar em rumos e processos diferentes.

      Roberto

  26. Any says:

    Preciso de ajuda, sou casada com cidadão portugues vai fazer 2 anos e conseguimos o visto de dependente , eu e minha filha de 2 anos e meio.Ela nasceu em Londres , mas na epoca o pai nao a registrou e estava ilegal resolvi voltar para o Brasil.
    O pai da minha filha, atualmente tem contato com ela , eu ate proibi isso um tempo , mas hj ja passou e acho que eh um direito dela , e vejo que ele tem amor por ela, que tem paixao pelo pai.
    Tenho uma duvida , o fato da minha filha ser legal , e ter visto de dependente da algum direito ao pai dela de viver no Reino Unido¿
    Ele pode entrar na justiça no Brasil e conseguir através disso , viver perto dela ¿

  27. Joao Andre says:

    Ola ROberto,
    Morei em londres por 5 anos, e com visto vencido apenas 1 meses, fui removido pro Brasil, me casei (relacionamento verdadeiro) e agora vou aplicar pelo EEA Famly Permity (VAF5).
    Seu conselho eh de que eu precise de ajuda de um profissional ou simplesmente eh so preencher o formulario e juntas com os documentos?

    Obrigado,

    J.A.

    • João,

      Quanto tempo faz que você foi deportado? Se fazem menos de 5 anos existe uma grande chance de seu pedido de visto ser recusado, mas cabe recurso, então é aconselhável que você consulte um especialista no assunto.

      Estou lhe enviando por email uma recomendação.

      Roberto

  28. Simone says:

    Roberto,
    Quero agradecer antecipadamente a sua ajuda, pois é muito interessante perceber a sua vontade em ajudar as pessoas, sem receber nada em troca. De verdade, obrigada :)

    Embora eu tenha lido muitas das suas respostas a outras dúvidas parecidas com a minha, ainda me restou uma dúvida e gostaria de saber sua opinião.

    Conheci uma pessoa pela internet, nos falamos diariamento por telefone desde nov/2010. Ele me pediu em casamento e quer vir ao Brasil para conhecer minha família. Temos planos de nos casar. Ele é escocês e mora em Manchester há 20 anos. Tem um pequeno comércio há 15 anos, de forma que pode comprovar que tem como me manter se eu for para UK.

    Minha dúvida é: seria melhor nos casarmos no Brasil por ocasião da vinda dele e depois solicitar o visto de esposa ou solicitar o visto de noiva e casar no Reino Unido?

    • Olá Simone,

      Não tem muito como eu dizer o que é melhor para você, mas posso te dizer o seguinte:

      O visto de noiva é feito em seguindo as etapas:
      - Primeiro você deve obter o visto de noiva no Brasil
      - então viajar para o Reino Unido,
      - Realizar o casamento em menos de 6 meses.
      - Por fim solicitar o visto de Partner

      No caso do visto de partner, ou seja casando no Brasil, o visto de partner é pedido antes de você viajar para o Reino Unido. Teoricamente é um processo mais curto e mais barato, mas talvez sejam feitas mais exigências sobre o tempo de relacionamento de vocês, etc.

  29. Marley says:

    Ola Roberto,

    Tudo bem? Gostaria de saber se vc pode
    me esclarecer algumas duvidas, porfavor?

    Meu caso e o seguinte, eu estive morando ilegal
    em Londres por pouco mais de 3 anos, e no fim do ano passado(novembro/2010 eu fui embora para o Brasil.
    Agora estou em Portugal, e casado com minha esposa que e Portuguesa.
    Entao, eu gostaria de saber qual e a melhor forma de eu entrar
    em UK novamente?
    Vc acha que se eu tentar entrar em UK como turista e acompanhado com minha esposa eles podem me mandar de volta para Portugal?

    Desde jah agradeco pela sua atencao!

    • Marley,

      Você quer voltar para morar ou apenas visitar? Se for para morar é melhor você solicitar o visto de family Permit antes de vir.

      Você chegou a ser deportado na sua primeira estadia no UK?

      Roberto

  30. antonio says:

    minha esposa e filhas ( 3 ) tem cidadinacia italiana e estamos pensado em morrar na inglaterra ja tenho parentes que morram la porem eu ainda nao dei entrada no meu documento e so tenho passaporte brasileiro,todos nos morramos nos E.U.A. e estamos estabilizados financeiramente porem indocumentados,mas minha filha mais velha acaba o segundo grau no proximo ano e nao pode fazer college aqui por nao ter documentos,vc acha a inglaterra uma boa opcao,e tambem sobre as mudancas recentes na imigracao inglesa nos seriamos atingidos com a mesma?estamos totalmente divididos e nao queremos retornar ao Brasil agora porque o padrao de vida e tambem de seguranca no momento nao nos agrada,o que vc me diz ? um abraco obrigadooooo

    • Antonio,

      Sua esposa e filhas não teriam problema nenhum de imigração por terem cidadania italiana. Você precisa do visto de Family Permit para ter os mesmos direitos que elas.

      Com relação às opções, bom, vai do gosto de cada um, mas talvez seria muito melhor para vcs viverem legalizados fora dos EUA.

      Com a cidadania italiana vocês pode viver em qualquer lugar da Europa…

      Roberto

  31. S.C says:

    Ola Antonio,
    Estive lendo seu recado e gostaria de alguma forma poder ajudar. Eu estive na mesma situacao que vc. Eu morei nos Estados Unidos por 11 anos, morava em New Jersey por ultimo, la eu tinha uma empresa de limpeza e estava super estabelizada financeiramente, nao podia reclamar de nada. Porem a vida de imigrante ai estava me cansando, pq dei entrada no meu green card e meu advogado falou que eu so iria conseguir se tivesse uma anestia (coisa q esta fora de cogitacao hj em dia). Por esse motivo resolvi vir para Londres, pq ja falava ingles, e tenho documentacao italiana. Meu filho na epoca estava com 5 anos, hj esta com 11.
    Acho essa decisao super dificil, pq se vc me perguntar se eu me arrependi eu vou dizer que nao, pq aqui na Inglaterra estou tendo oportunidades que ai poderia ser que nunca tivesse, como por exemplo estou fazendo faculdade de enfermagem aqui, trabalho no sistema de saude e meu marido tb e funcionario publico aqui, coisa que ai jamais poderiamos ser sem o documento. Isso pesa muito para mim, pois apesar de ter estabelidade financeira, sempre tive aquela coisa de estar em um lugar ilegal e a qq momento poderia perder tudo que tinha (casa, carros, empresa), por esse motivo vendi td e vim para ca. O que eu mais sinto falta dai e a facilidade das coisas, aqui dinheiro e bem mais dificil de se fazer, aliaz creio que aqui nao tem essa coisa de como e ai, vou para U.S.A. para fazer grana. Aqui as coisas sao bem mais caras, o frio e demais, digo demais mesmo, ai em New Jrsey eu peguei muita neve mais nunca frio como aqui, ai por mais curto que seja existe o verao e vc consegue curtir, aqui nao.
    Eu nao estou falando mal de Londres, ate mesmo pq amo essa cidade cinza e nao quero ir embora. Porem sobre sua pergunta acho que vc tem q colocar na balanca, ver o que e mais importante para sua familia, uma estabelidade financeira hj, ou morar em um lugar aonde vc tem liberdade? Como por exemplo poder viajar, tirar carteira de motorista, ser tratada como cidada, estudar etc?
    Espero nao ter deixado vc ainda mais confuso, porem e uma decisao super dificil mesmo me levou tempo para conseguir decidir. Mais posso dizer que nao me arrependo nenhum pouco. A sensacao de liberdade e maravilhosa, e apesar de ai eu ter uma estabelidade eu nao tinha liberdade, nao podia estudar, viajar, nem mesmo trabalhar em um bom emprego, isso pesou muito para mim.
    QQ coisa vc pode me escrever.
    Boa sorte na sua decisao.

  32. Luciano says:

    Roberto,
    Minha esposa e filho tem cidadania italiana, estremos indo a Londres agora em maio visitar a irmã dela e fazer turismo também.
    Minha dúvida é quanto a imigração, entramos na fila dos estrangeiros ou na fila dos europeus? estamos levando a carta convite, passagens de trem e reserva de hotel para 3 dias em Paris, passagem de trem para Salisbury, dinheiro e cartões.

  33. Wanderson says:

    Olá roberto, Parabéns pelo site.

    a minha duvida é a seguinte.

    Moro em Portugal, estou aqui com minha esposa e filho de 3 anos, minha esposa e consequentemente nosso filho teve a cidadania Italiana reconhecida a um mes.

    Estamos querendo ir morar na Inglaterra onde temos amigos, o que eu preciso fazer para nao ter problemas na imigração.

    Porque no meu passaporte brasileiro tenho o carimbo da italia de Março de 2010. No caso ainda estou ilegal aqui, como a cidadania da minha esposa saiu a apenas duas semanas eu ainda nao tratei de documentos em portugal.

    Sera que terei problemas para entrar na Inglaterra? qual seria a melhor opção no meu caso?

    obrigado pela ajuda. abraço.

  34. Cidalia Santos says:

    Oi Roberto,

    tenho um casal amigo que veio a Englaterra por 28 dias, mas eles gostavam de ficar para trabalhar. Sao brasileiros e estiveram em Portugal nos ultimos 10 anos, mas nunca conseguiram tratar dos documentos legais, embora tenham uma filha em comum que ja nascem em Portugal com 10 anos. Que precisam fazer para poder voltar a englaterra e trabalhar. Obrigado pela sua ajuda

  35. Francisca Silva Moniz says:

    Olá Roberto.
    Gostei muito das informações postadas por você e gostaria de te fazer algumas perguntas.
    Sou casada com um Português a 1ano e 7 messe que mora atualmente em Londres, pretendo ir agora em outubro para morar com ele o que preciso fazer para entar sem nenhum problema?
    E como faço para conseguir o Family Permit?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Obrigada.
    Francisca Moniz.

  36. Mariana says:

    Olá Roberto!
    Sou divorciada de um Lituano e temos uma filha de 4 anos. Eu tenho a guarda dela e moro com ela no Brasil. O pai mora em Londres, veio nos visitar, ele é casado com uma sul africana, mas queremos criar a nossa filha juntos em Londres. Camila nasceu no Brasil. Gostaria de saber se há esta possibilidade, se ele pode pedir um family permit para nós… como fazer… obrigada Mariana

  37. Fabiana says:

    ola sou brasileira casada con nacionalidade portuguesa vou ter filho no Brasil. Posso voltar pra inglatera com meu filho tendo so o passaporte brasileiro?

  38. patricia says:

    ola,tudo bem?
    estou na inglaterra faz 2 meses.Temos cidadania portuguesa.temos uma filha de 2 anos.Gostaria de saber onde explica passo a passo,onde pegar e preencher os formularios para o Child Benefit (que mostre passo a passo,pois nao sabemos ingles)Somente ele trabalha.Qual outros beneficios podemos solicitar e onde mostra passo a passo como preencher,de preferencia em portugues,pois a tradução do google as veses não é suficiente,obrigado.
    vou deixar meu e-mail,fico grata se puderem me ajudar.beijos a todos.
    patriciaterraefogo@hotmail.com

  39. leonardo fabretti says:

    ola Roberto, tenho cidadania italiana, e minha filha tambem, o visto de cinco anos de minha esposa vai vencer daqui a um mes, (ela ainda nao recebeu a cidadania italiana), o que devo fazer, sera que ela tem direito de permaneceer aqui no Reino Unido trabalhando normalmente? ela tem direito de pedir um outro visto ou nao? obrigado.

  40. Douglas says:

    Ola Roberto, tenho nacionalidade portuguesa, e gostaria de passar uns 6 meses em algum lugar do reino unido com minha namorada trabalhando e estudando, para aprimorar o inglês, para mim tudo bem mais ela que não tem cidadania, qual visto ou oque eu poderia fazer para ela conseguir ir comigo e poder trabalhar nesse periodo para nos manter-mos??
    obrigado desde já!

  41. rocilene says:

    gostaria de saber se eu tenho direito a Family Permit. Minha filha e casada com um rapaz brasileiro com dupla cidadania(italiana)e eles tem uma filha de 10 meses. Preciso saber como faco pra morar aqui com eles. sou viuva e so tenho mais uma filha que faz faculdade no brasil e mora com os avos. sou aposentada por invalidez(sou cardiaca uso marcapasso). nao tenho nenhum bem no brasil e preciso morar com minha filha para que ela tambem cuide de mim.tenho 44 anos.por favor me de uma luz…tenho o visto de 6 meses que acaba em fevereiro.existe a possibilidade de eu conseguir morar aqui com ela?. obrigada.

  42. Vanessa says:

    Ola tudo bem? Tenho cidadania portuguesa e esatrei indo para Londres estudar… Sei que existem curso gratuitos de ingles para cidadoes europeus. Saberia me dizer onde eu acho mais informações?

    Obrigada

  43. Ana says:

    Ola tas bem?
    Gostei muito do site . Tambem desejaria de algumas informacoes se possivel responder -me desde de ja agradecida.
    Estou na Inglaterra a 3 anos, conheci meu marido aqui, mais ele nao era divorciado infelizmente meu visto expirou ha mais de 2 anos , bem pra as coisas ficarem bem legal eu tenho uma bebe de 17 meses do meu marido que e portugues.
    Bem o divorcio dele ja saiu, so que nos nao estamos conseguindo fazer a averbacao do divorcio em Portugal , Gostaria de saber se tem alguma outra forma de eu me legalizar, afinal nem sei se sou ilegal.
    Ajuda me por favor.

  44. Julia says:

    Olá Roberto,
    Sou brasileira, morando na Argentina e casada com um Argentino com dupla cidadania (Argentina e Espanhola) (casamento civil na Argentina e registrado tb no Brasil). Ele conseguiu uma bolsa de estudos para um doutorado na Inglaterra. Por tudo o que li aqui no site, necessito um Family Permit.

    Minha pergunta é: dentre os requisitos, um fala em comprovar o casamento com o cidadao europeu. A certidao de casamento pode ser da Argentina ou tem que registrar o casamento no Consulado da Espanha pra ter um casamento “europeu”?
    Obrigada pela ajuda e o site é ótimo!!!!

  45. FERNANDO CRUZ says:

    Oi Roberto, em primeiro lugar parabéns pelo site. Bom, a minha questão é a seguinte: sou brasileiro, minha esposa e três filhas (24, 22, 11 anos) também mas elas tem nacionalidade portuguesa. Não somos casados oficialmente mas vivemos juntos a 27 anos. Uma de minhas filhas vai para Bristol fazer um intercâmbio pela universidade que estuda durante um ano e estamos querendo ir toda a família. Temos renda o suficiente para nos mantermos por esse período ( em torno de 7.000 libras advinda de alugueis ). Minhas perguntas:
    -como fica a minha situação?
    -se eu quiser trabalhar, posso?
    -terei os mesmos direitos e deveres de um cidadão da comunidade européia?
    -como fica em relação a plano de saúde?
    -preciso comprar passagem ida e volta?

    Desculpa se me estendi demais, responda o que der.

    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo site.

  46. Jaqueline says:

    olá, gostei muito do seu blog…muito informativo e completo! Tenho uma simples pergunta!
    Sou casada a um ano com um cidadão europeu e a pouco tempo chegamos á Inglaterra. Ele já pediu o Nº de inscrição para ele e me disseram que eu tenho que esperar ele resolver a situação dele para depois resolver a minha.. o que eu realmente queria saber é onde eu tenho que ir e o que tenho que fazer????? Desde já muito obrigada. Abrç