Comércio e investimento britânico no Brasil

O Brasil está rapidamente se tornando um importante global player para os interesses britânicos – econômicos, políticos e comerciais. Sendo o Brasil um país próspero, orientado para exportação, um dos maiores fornecedores mundiais de produtos agrícolas e matérias-primas, o principal produtor de produtos regionais e um importante mercado para o comércio e investimento britânico.

brasil-330x220-brazil-uk-flagsO Reino Unido e o Brasil têm uma ampla, profunda e duradoura relação. O Reino Unido apoiou a independência do Brasil no século XIX, colaborou na formação da Marinha brasileira, construiu ferrovias e incentivou o Brasil a abolir escravidão. Ainda existem no Brasil, pequenas comunidades britânicas e significativos investimentos de empresas do Reino Unido.

Segundo o governo britânico, “no século 21 o Brasil é um parceiro fundamental do Reino Unido em uma ampla gama de questões globais de luta contra o tráfico de drogas, e para promover uma abertura e expansão global da economia, desenvolvimento sustentável e sustentado pela democracia, boa governação e direitos humanos”.

O Brasil é o parceiro comercial do Reino Unido mais importante na América Latina. A quota de mercado brasileira é de cerca de 2%, com um comércio bilateral superior a 3 bilhões de libras em 2007 (exportações britânicas de £ 1.08 bilhões e importações de £ 2.06 bilhões). Números esses que demonstram um excelente superavit no lado brasileiro.

Atualmente, cerca de 90% das exportações britânicas para o Brasil são produtos manufaturados, entre eles estão produtos químicos orgânicos, produtos farmacêuticos, produção de energia máquinas e equipamentos, profissionais, instrumentos e aparelhos científicos, máquinas e veículos elétricos. As pincipais exportações do Brasil para o Reino Unido são de carne e alimentos baseados em carne, alimentos para animais, papel e celulose, calçado, cortiça e produtos de madeira, tabaco e produtos do tabaco, máquinas para produção de eletricidade e por fim, vegetais e frutas.

O Reino Unido é também um dos principais investidores no Brasil. Sendo um dos maiores investidores britânicos,o HSBC expandiu suas operações através da compra do Lloyds TSB no Brasil em 2004. A aquisição inclui o banco, uma carteira de crédito para empresas brasileiras e o Losango, famoso banco de emprestimos populares.

A famosa Cadbury, adquiriu no Brasil a fabricante de doces Adams da Pfizer e não contente somente com isso, está ampliando o seu mercado de chocolate com a aquisição da Garoto.

Além dos investimentos no setor privado, o Reino Unido vem realizando ao longo dos anos diversas parcerias com o Brasil na área de pesquisa e tecnologia, buscando auxiliar em alguns projetos sociais e em projetos de preservação da flora e fauna amazônica.

Obviamente que nada é de graça, e sabemos que investimentos citados acima não são feitos por caridade ou bondade, mas sim com a real intenção de obtenção de lucros, explorarando riquezas do nosso país e em muitos casos formando mercados competitivos que prejudicam a indústria interna. Mas ao mesmo tempo é uma brisa que ajuda a empurrar o crescimento econômico.

Fonte de dados: Foreign & Commonwealth Office

You may also like...

1 Response

  1. 20 de October de 2011

    Garmin 1490t GPS…

    […]here are some links to sites that we link to because we think they are worth visiting[…]…