Big Ben, Londres, o relógio do mundo

 

Big Ben é o apelido do grande sino do relógio na extremidade norte do Palácio de Westminster, em Londres, e é muitas vezes estendido para se referir ao relógio ou a torre do relógio também.

O sino é enorme (pesando 13,5 toneladas) e uma das notas tocadas pelo sino, lembra o som “bbbeeennn”. Por isso surgiu o apelido “Big” (grande) “Ben” (som do sino).

O Big Ben é o terceiro maior e mais alto relógio em formato de torre do mundo. E com certeza o Big Ben é o relógio mais famoso do mundo, ditando as horas nos quatro cantos do planeta. Até mesmo porque o Big Ben ocupa quatro faces em sua torre.

Para quem vai visitar o Big Ben em Londres, vale a dica de que a estação de metro de mais proxima é a de Westminster.

Construção

londres-bigben2

Bigben - O símbolo mais tradicional de Londres

A primeira torre do relógio foi construído em Westminster em 1288, mas teve de ser reformada após o incêncio de 22 de Outubro de 1834 que literalmente destruiu o Palácio de Westminster.

Após o incêndio de 1834, o novo Parlamento foi construído em estilo neo-gótico, segundo o desenho proposto por Charles Barry. Mas o arquiteto responsável pelo desenho do relógio do Big Ben foi Augustus Pugin, que já havia feito outros projetos similares. O projeto foi concluído pouco antes de Pugin ficar louco e morrer.

Apesar de o Big Ben ser uma das atrações turísticas mais famosas de Londres e do mundo, o interior da torre não está aberto ao público em geral, devido a problemas de segurança, embora de vez em quando imprensa e VIPs têm acesso ao interior do Big Ben. A torre não tem elevador, e os visitantes, sejam o quão rico e importantes forem, precisam subir as escadas de pedra de calcário até o topo.

Devido a mudanças nas condições do solo desde a construção inicial da torre do Big Ben (a principal mudança foi a construção dos túneis de metrô para a extensão Linha Jubilee), a torre se inclinou ligeiramente para o noroeste, por aproximadamente 220 milímetros e devido a efeitos térmicos oscila anualmente por alguns milímetros a leste e oeste.

Na base de cada lado do relógio do Big Ben em letras de ouro é possível ler a inscrição latim:

“DOMINE SALVAM FAC REGINAM
NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM”

Essas inscrições em latim no relógio do Big Ben significam:

“Ó Deus, mantenha a salvo nossa rainha Victoria, a primeira”

Mecanismo do Big Ben

londres-bigben4

Foto do BigBen na outra margem do rio Tâmisa

O mecanismo do Big Ben foi responsável até pela criação de uma gíria britânica: “putting a penny on” (“colocando uma moeda de um centavo”) que é usada para dizer “slowing down” (“diminuindo a velocidade”).

No topo do pêndulo do relógio do Big Ben existe uma pequena pilha de moedas de um centavo utilizadas para ajustar as horas do Big Ben! Adicionar ou retirar moedas tem o minucioso efeito de alteração da posição do centro da massa do pêndulo, o comprimento útil da haste do pêndulo e, consequentemente, a distância na qual o pêndulo se move.

Adicionar ou remover um centavo na ponta do pendulo do relógio irá mudar a velocidade do Big Ben em 0,4 segundos por dia. Se mais moedas forem colocadas no Big Ben, o relógio irá ser atrasado. Se algumas moedas forem retiradas, o relógio será adiantado.

Influência cultural

O relógio tornou-se um símbolo do Reino Unido e Londres, em particular nos meios de comunicação visual. Quando uma televisão ou um cineasta pretende indicar uma localização genérica na Grã-Bretanha, uma maneira popular de fazer isso é para mostrar uma imagem da Torre do Relógio do Big Ben, muitas vezes com um ônibus vermelho de dois andares ou táxi preto no primeiro plano.

O Big Ben é um grande ponto de encontro para as celebrações de Ano Novo no Reino Unido, com rádio e televisão transmitindo ao vivo as badaladas do sino, fogos de artifício são lançados ao lado da torre (de dentro do rio Tâmisa) e milhares de pessoas gritam “Happy New Year” e estouram champganhes ao redor do Big Ben para acolher o início do ano novo. Da mesma forma, no Dia da Lembrança (Remembrance Day) no Reino Unido, as badaladas do Big Ben são transmitidas ao vivo pelos principais canais de comunicação para marcar o 11 horas do dia 11 do mês 11 e início de dois minutos de silêncio em homenagem a vítimas de guerras.

londres-bigben5

Transito de ônibus em Londres próximos ao BigBen

O Big Ben tem aparecido também em muitos filmes, entre os principais estão o The Thirty-Nine Steps (1978) em que o herói Richard Hannay tentou deter o progresso do relógio (para impedir a detonação de uma bomba). Também foi utilizado nas filmagens de Shanghai Knights, estrelado por Jackie Chan e Owen Wilson, e o Big Ben também foi filmado como sendo parcialmente destruído no seriado Doctor Who, no episódio “Aliens of London”.

Uma versão animada do relógio e seu funcionamento interno também foram usados como cenário para a batalha final entre Basil de Baker Street e seu inimigo Ratigan no filme da Walt Disney chamado The Great Mouse Detective, e por fim o Big Ben é mostrado sendo destruído por um UFO em o filme “Marte Ataca!” e por um relâmpago no filme “The Avengers”.

Related Posts with Thumbnails