Alugando uma casa no Reino Unido: Parte 2

Prevendo os gastos

1. Aluguel mensal

Após ter em mente as suas prioridades relacionadas a tamanho da residência, localização, mobília, estacionamento, etc. você estará pronto(a) para a parte mais dolorosa do processo de aluguel de qualquer casa/flat/apartamento/bungalow/sobrado/etc: o custo.

Nada melhor do que iniciar com uma pequena pesquisa de preços para verificar se o montante financeiro que você reservou está compatível com o que o mercado pede.  Existem residências alugadas por semana (per week), mas a maioria é alugada por mês (per month).

to-let-board-credit-lgMesmo se o preço da residência é apresentado no anúncio sendo per week, você poderá negociar com o landlord (locatário) o pagamento mensal. Mas, tem um pequeno detalhe que deve ser observado nesse caso. Geralmente, um aluguel de £200 libras por semana não significa £800 libras por mês. A maioria dos landlords cobram por mês o valor semanal multiplicado por 4.33. Tornando um aluguel de £200 libras semanais em £866 libras mensais. Muitos anúncios são colocados com preços por semana para aparentar valores menores.

Você pode iniciar sua pesquisa pela internet em sites como www.rightmove.co.uk , www.findaproperty.co.uk e www.gumtree.com.

Nos 2 primeiros sites, você encontrará 99% de anúncios publicados por letting agents (imobiliárias) e no GumTree muitos anúncios serão particulares.

Atente-se a alguns importantes detalhes nas residências com preços atrativos:

  • Verifique se a residência tem algum tipo de share. Pois nesse caso os preços são bem inferiores, tal como a sua privacidade.
  • Verifique a data de disponibilidade da residência. Geralmente as residências com preços atrativos são colocadas 2 meses antes de estarem disponíveis. Ou seja, para alugar rápido, o landlord coloca a propriedade no mercado bem antes do inquilino atual desocupar a casa. Resultado: ou você reserva a residência pagando um adiantamento do depósito ou torce para ninguém fazer isso antes.
  • Muitas letting agents publicam anúncios antigos apenas para fisgar clientes. É aquela velha estória: quando você chega para conversar sobre o anúcio a casa já foi alugada mas tem outras com o preço um “pouquinho” superior.
  • Alugar diretamente com o landlord pode reduzir despesas, como também pode trazer algumas dores de cabeça. Não que as letting agents ofereçam um serviços fantástico, mas em geral são mais profissionais, oferecendo mais segurança no negócio.

Tente ser bem realista com relação ao montante que você está disposto a pagar pelo aluguel e não se  iluda com os anúncios mais baratos. Considere sempre a média de preços para residências do mesmo modelo na mesma região.

2. Depósito e serviços da letting agent

Sabendo o possível valor do seu aluguel mensal, você já saberá que provavelmente irá entregar como depósito um valor que pode ser desde o aluguel até o aluguel multiplicado por 3.

O depósito fica em posse do Landlord até o dia em que você desocupar a casa, sendo que nesse dia, será avaliado se houve estragos na propriedade e caso comprovado, o depósito poderá ser utilizado na reparação.

tds1O grande  problema é que existem muitos landlords “espertos” que não devolvem ou que demoram para devolver o depósito. Para esse caso, o governo britânico criou alguns mecânismos que protegem landlord e tenants. Algumas informações podem ser encontradas no Direct.gov.uk. Vale lembrar que quem deve oferecer um deposit scheme, é o landlord. Caso o landlord não coloque o depósito no seguro, você não se beneficiará do scheme e só te restará acionar judicialmente o landlord. Vale lembrar que para contratos realizados após 6 de Abril de 2007, o landlord é obrigado a incluir a proteger o depósito no deposit scheme. Caso não o faça, o inquilino tem direito a receber judicialmente até 3 vezes o valor do depósito.

Além do depósito, existem as taxas da letting agent, que podem incluir:

  • Confecção do contrato (raramente menos de £100)
  • Limpeza da residência (raramente menos de £70) utilizado para realizar uma faxina “profissional” na residência. Na verdade você paga para a faxina que será feita na sua saída. Algumas letting agent cobram 2 faxinas, na entrada e na saída.
  • Serviço de inventário (raramente menos de £70)  utilizado muito em casas com mobília, onde um auditor externo é contratado para avaliar as condições da casa e da mobília na entrada e na saída de cada inquilino.
  • Administração ou intermediação (muitas não cobram dos tenants, mas se cobrarem raramente é menos de  £50)

Isso significa que se o aluguel for £800, no primeiro dia, quando pegar as chaves você terá que desembolsar aproximadamente:

  • £800 referente ao primeiro aluguel
  • de £800 a £2400 referente ao depósito
  • de £150 a £500 referente aos serviços do letting agent

Total: de £1615 a £3700 libras, dependendo do landlord e da estate agent escolhidos, para entrar em uma casa com aluguel de £800 libras.

3. Despesas mensais, além do aluguel

Alguns contratos de aluguel cobrem algumas despesas citadas abaixo, dando ao landlord a obrigação de pagá-las, mas a maioria não cobre e pode ser uma surpresa para marinheiros de primeira viagem.

Entre elas estão:

  • Council tax – Conhecido no Brasil como IPTU. O preço provavelmente é muito mais salgado do que a maioria das residências brasileiras. A diferença é que você vê o seu dinheiro sendo bem aplicado. Geralmente enviada anualmente ou cada semestre.
  • Contas de eletricidade, gás e água – Tudo vai depender do seu consumo. Tome cuidado com a conta relacionado ao aquecedor, podendo ser a de eletricidade ou gás, dependendo da casa. Aquecedores antigos e com pouca manutenção fazem o valor levantar vôo. Contas enviadas trimestralmente. Antes de entrar na casa e antes de sair, anote os valores exibidos nos contatores para evitar possíveis cobranças indevidas por parte do landlord.
  • Condomínio – Caso seja um flat ou apartamento, poderá haver uma conta a ser paga por todos para manutenção do edifício. Geralmente pequena pois os edifícios são pequenos.

4. Mudança e móveis

1930s_housesAtente-se com a possível necessidade de comprar novos móveis e talvez contratar empresas de mudanças.

Parece simples mas muitas vezes pode causar um custo inesperado.

You may also like...

5 Responses

  1. Vivian says:

    Olá Roberto.
    Gostaria de saber como funciona o processo de financiamento para compra de casa na Escócia (pra cidadão europeu).
    Se vc puder me dizer algo sobre isso agradeço muito.
    Obrigado pela atenção.

    • Roberto says:

      Vivian,

      O processo de financiamento de casas na Escócia é parecido com o da Inglaterra.
      Resumindo: Tem centenas de bancos que concedem financiamentos (mortgages) e os juros são baixos comparando com o Brasil. Mas vc precisa ter crédito. Para ter crédito vc precisa morar há pelo menos 3 anos no Reino Unido. Caso vc esteja chegando no Reino Unido, vc terá dificuldade de financiar até uma televisão.

      Além de morar há 3 anos, vc precisa ter um certo número de Credit Score, que é uma conta feita com base no seu histórico financeiro.

      Desculpe a demora na resposta,

      Roberto

  2. Dani Cassar says:

    Ola, Roberto!

    Voce pode me informar se para alugar um apartamento com um agente ou Landlord vc precisa estar trabalhando em UK? Ou tendo o valor do deposito e documentacao certinha consegue alugar??

    Grata.

  3. Real estate in Bulgaria is an ever-changing market – HouseSalesBulgaria.com keeps its finger on the pulse, bringing you the latest news and showcasing the latest properties.