O costume de beber chá no United Kingdom

Em todos os lugares abrangidos pelo império britânico existe o forte hábito de beber chá. Hábito não, vício aliado a tradição e cultura! Tradição vinda da China, e levada para a ilha por uma rainha portuguesa, para tornar-se uma cultura nacional que permite identificar um britânico xícaras a distância.

História do chá

chaSegundo a lenda, o chá foi descoberto na China no ano 2737 antes de Cristo, por um imperador chamado Shen Nung que estava embaixo de uma árvore observando seu servo ferver água. Acidentalmente, algumas folhas da árvore caíram dentro da água fervida. Como o imperador tinha interesse por ervas, ele resolveu provar o primeiro chá de camomila da história.

Ninguém consegue comprovar se a lenda é realmente verdade ou não, mas é certo que o hábito de beber chá estabeleceu-se na China muitos séculos antes dos orientais saberem que existe um ocidente. Na China, já foram encontrados utencílios para preparação de chá em tumbas datadas em 200 anos antes de Cristo e historiadores têm certeza absoluta que o chá já era uma mania nacional durante a disnatia Tang entre 600 e 900 após Cristo.

700 anos depois, no final do século XVI o chá começou a ser levado para a Europa, tornando-se rapidamente uma bebida comum aos europeus, exceto no Reino Unido, que só teve sua primeira evidência da chegada do chá praticamente 100 anos depois em Setembro de 1658. Nesse mês, o chá foi annunciado em um jornal chamado “Mercurius Politicus” como sendo um “China Drink” chamado Tcha.

Mas não demorou para o chá criar fama em terras britânicas. Tudo começou com o casamento da princesa portuguesa Catarina de Bragança com o rei inglês Carlos II. O casamento foi arranjado entre os países por puros interesses políticos, e a rainha não chegou nem a ser coroada, por ser católica.

Mas a rainha Catarina de Bragança fez história, não apenas por ser a última rainha católica da Inglaterra, mas principalmente por ser viciada em beber chá com leite. E o seu amor pela bebida “diferente” fez as tardes de chá com leite transformarem-se em moda para os puxa-sacos da corte real. Com o tempo, o costume de reservar um horário da tarde para um chá com leite deixou de ser exclusivo da nobreza e começou a se disseminar por todo o país.

Hoje, estima-se que são consumidos 165 milhões de xícaras ou canecas de chá (com leite) por dia no Reino Unido. E o café? Apenas 70 milhões de copos por dia. Considerando que vivem 60 milhões de pessoas em terras britânicas, pode-se considerar que cada pessoa toma em média 3 canecas de chá e uma de café por dia.

Então você pensa. Será que todos tomam o chá com leite? Não, apenas 98% dos britânicos misturam o chá com leite e 2% prefere puro. ARGHHH!

Horários reservados para o chá

Os horários do chá podem ser variados, mas geralmente são divididos em 4 ou mais momentos do dia, sendo os principais:

Breakfast tea – geralmente servido nas primeiras horas do dia acompanhado do famoso English Breakfast.

Meal tea – Almoço com chá, podendo ser acompanhado por scones ou um sanduiche. Alguns britânicos substituem o chá no almoço por um cappucino ou café (brasileiro).

Afternoon tea – geralmente servido entre 15:00 e 17:00, sendo acompanhado por scones ou biscoitos

High tea – geralmente servido ao final do dia de trabalho, com bolo e biscoitos. Podendo ser um substituto do Meal tea.

Referências

O site Tea Council tem praticamente todo tipo de informações sobre o chá no Reino Unido.
http://www.tea.co.uk

Na Wikipedia você poder encontrar detalhes da história da rainha Catarina de Bragança:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_de_bragança

e mais informações sobre os melhores horários para beber aquele chazinho com leit:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tea_(meal)

You may also like...

6 Responses

  1. Gabriel Hentzy says:

    Eles tomam qualquer tipo de chá misturando o leite? ou só tomam o chá preto com leite?
    Como que é isso? Pois amo tomar chá com leite!
    :)

  2. Gabriel Hentzy says:

    Muito obrigado pela resposta, valeu mesmo, o vídeo é muito bom!!

  3. Cristiana says:

    Eu nunca fui ao Reino Unido mas um dia gostava de ir… Sei que não gostam de estudar, são mal-humorados, que se anda pela esquerda, os ingleses gostam de beber chá , existe muitas datas festivas…
    gostava de saber um pouco mais sobre o Reino Unido. Podem -me falar um pouco do Reino Unido, só por curiosidade. xau

    • Cristiana,

      Tente navegar um pouco aqui pelo site. Tem muita informação….

      Vc está generalizando demais. Conheço muito britanico que não é mal humorado, que não toma chá e aqui NÃO tem feriados (se comparar com o Brasil). São apenas uns 6 feriados por ano…. sem emenda…

      Quanto ao fato de dirigir no lado esquerdo da rua vc acertou. :D

      Roberto

  1. 18 de February de 2012

    Visitor recommendations…

    […]one of our visitors recently recommended the following website[…]……