Estações do ano

Em todas as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), as temperaturas no Reino Unido em geral são bem mais frias do que nas respectivas estações do ano no Brasil. Sendo assim, é comum para os brasileiros precisarem de um tempo maior (geralmente um ano) para adaptar-se ao clima.

Em geral, o risco de chuva é alto, sendo assim é sempre recomendável que você tenha a mão uma jaqueta, casaco impermeável e guarda-chuva. Apesar da probabilidade de chover ser alta, as chuvas geralmente são fracas (garoas), e os britânicos em sua maioria sequer usam guarda-chuvas nesses casos. É muito comum ver pessoas nas ruas andando apenas com jaquetas ou sobre-tudos impermeáveis.

Também, nada impede de termos alguma estação de clima totalmente “atípico”, devido a fatores como aquecimento global e variações comuns de ano em ano. Por via das dúvidas, esteja preparado para tudo!

Primavera(de Março a Maio)

springNa primavera, os dias em geral são ensolarados podendo fracas chuvas passageiras. As temperaturas variam de 6°C a 11°C e podem alcançar 18°C em dias mais quentes. Muitas pessoas podem ter reações alérgicas ao pólem das flores, que revivem após um longo inverno.

Nessa época, os dias começam a ser mais longos do que no inverno, sendo o amanhecer por volta das 6:00 e 8:00 e o anoitecer entre 18:00 e 19:30.

Verão (de Junho a Agosto)

summerTodos ficam empolgados com o verão e é comum ver britânicos andando na rua como se estivessem andando em Natal ou Fortaleza, ou seja, com poucas roupas. E na TV os comerciais gritam SUMMER! e mostram pessoas desesperadas indo para praias e pulando em piscinas com belíssimas paisagens ao redor.

Mas não se iluda, o verão britânico é pior que o inverno para muitos brasileiros. As temperaturas no verão geralmente são entre 15°C e 25°C, sendo que em alguns poucos dias o calor pode chegar próximo dos 30°C.A noite tende a ser mais fria que o dia, geralmente variando a temperatura entre 10°C e 15°C.

Em compensação, os dias são bem longos e perfeitos para passeios e viagens, sendo que o dia amanhece entre 4:30 e 6:00 e anoitece entre 19:30 e 22:00. Isso significa que no auge do verão, você pode aproveitar dias de aproximadamente 18 horas de sol! Para completar, o verão é a época menos afetada pela chuva, o que torna qualquer passeio muito mais agradável.

Outono (de Setembro a Novembro)

autumnNo outono as pessoas começam a se despedir do verão, tentando aproveitar um ou outro dia mais “quente”, e começando a se preparar para o inverno, tirando a poeira dos sobretudos, luvas, cachecol, long john, etc. Também é um bom momento para verificar se os aquecedores estão funcionando corretamente e se o carro precisa de alguma manutenção.

O país inteiro muda de cor, com as folhas caindo das árvores e formando belíssimas paisagens predominando as cores marrom e amarelo. As temperaturas variam de 7°C a 15°C, sendo cada vez mais frias conforme aproxima-se o inverno.

Inverno (de Dezembro a Fevereiro)

winterNo inverno chega a depressão, com breves momentos de alegria quando as pessoas voltam a ser crianças brincando com a neve. Depressão porque os dias são muito curtos. Isso significa que o sol aparece somente depois das 9:00 e a noite chega às 4:00.

O frio é impiedoso mantendo a temperatura entre os -5°C e os 5°C. O sol até aparece mas só serve para iluminar, porque para esquentar mesmo só com muita roupa e um bom aquecedor.

You may also like...

10 Responses

  1. Solange Naufal says:

    Gostei muito, pois suas informações me serão importantes, pois gostaria muito de ir a Londres fazer um curso de férias e estava planejando ir em Janeiro/2011, porém creio que não suportarei bem o frio e nem tampouco aproveitarei pra fazer passeios por aí devido o inverno tão frio.. Agradeço pois irei me reprogramar pra junho/julho do próximo ano.
    Abraços
    do Brasil
    Solange

  2. Mark says:

    Roberto, poderia me responder uma dúvida, estou indo para Londres na semana do Natal, nesta semana as lojas abrem normalmente? E mesmo se tiver nevando é possível com muita roupa fazer compras em Londres? As lojas costumam fechar no inverno por causa da neve ou do frio?
    Grato, Mark.

    • Roberto says:

      Mark,

      Na semana do Natal a maioria das lojas (99%) ficam abertas no mínimo até 20:00. Muitas delas fecham as 22:00. É uma diferença grande, considerando que em outras épocas do ano a maioria das lojas fecham as 17:30.

      A Inglaterra é um dos países mais consumistas do mundo. As pessoas ficam doidas no Natal. As lojas ficam “estrumbadas de gente” em Dezembro. No dia 25/12 todos no comercio fecham para comemorar o Natal e dia 26/12 começa o Boxing Day, quando as lojas chegam até a abrir mais cedo. Apesar do Boxing Day ser apenas um dia, o período de liquidações se extende até 31 de Janeiro do ano seguinte.

      Resumindo, faça chuva, neve, frrrrio, (sol é difícil), etc todo mundo vai às compras. Muita gente até deixa de ir trabalhar, alegando que a neve está muito forte e vai fazer compras.

      O incoveniente é ficar tirando e colocando a roupa de frio o tempo todo. As lojas são aquecidas e naturalmente mais quentes pelo excesso de gente. A cada loja que vc entra, tira o casaco, luva, gorro, cachecol, etc. Saindo da loja põe de volta o casaco, luva, gorro, cachecol, etc.

      Obs: Geralmente a neve vem após o Natal. Se vir, pois é totalmente imprevisível.

      Roberto

  3. Kaline Nobre says:

    Boa noite, Roberto! Estou indo à Londres em novembro com meu marido e minha filha de 1 ano e 8 meses. Eu e ele vamos estudar ingles durante 4 semanas e uma das minhas preocupaçoes é quanto à alimentaçao, principalmente por causa da minha bebe.
    Queria saber o que encontramos de mais parecido com a culinária brasileira nos supermercados, e o custo. Como sabe, nada melhor do que o delicioso feijao com arroz, carne e salada.

    E o clima, como fica nessa epoca? Chegamos no começo de novembro.
    Agradeço desde já.

    • Kaline,

      Comida brasileira? tem que pesquisar um pouco para encontrar, mas se for pra cozinhar não é muito difícil de achar.

      Se você quiser já ir pesquisando, os supermercados têm todas as opções na seção de Groceries dos sites: tesco.com e sainsburys.co.uk

      Vocês chegarão no começo do inverno. Temperatura entre 0 e 10 graus. Assegure-se que o local em que vocês ficarão tem um bom sistema de aquecimento.

    • Kaline,

      Comida brasileira? tem que pesquisar um pouco para encontrar, mas se for pra cozinhar não é muito difícil de achar.

      Se você quiser já ir pesquisando, os supermercados têm todas as opções na seção de Groceries dos sites: tesco.com e sainsburys.co.uk

      Os links acimas são dos dois maiores supermercados do país.

      Vocês chegarão no começo do inverno. Temperatura entre 0 e 10 graus. Assegure-se que o local em que vocês ficarão tem um bom sistema de aquecimento.

  4. Nelson Prado says:

    Caro Roberto

    Tenho passaporte espanhol e estou pensando em migrar para londres no ano que vem. Trabalha com TI, desenvolvedor java, você saberia dizer se eu teria grandes dificuldades em conseguir um emprego nesta área.

    Agradeço muitíssimo a atenção.

  5. Ana Clara says:

    Oi, adorei seu blog! Achei as informações muito úteis, é sempre bom saber da cultura antes de viajar para um país… Bem legal aqui! Pretendo fazer intercâmbio para jovens em cambridge ou oxford durante 3 meses (novembro, dezembro e janeiro) e queria saber como são as atividade extra curriculares no inverno, tipo se elas costumam sair a noite. Tambem queria saber se no inverno é comum as pessoas andarem de bicicleta, fazerem caminhadas nos parques e fazerem fogueiras com os amigos (deve ser legal!)

  6. fernanda says:

    Seu blog foi muito útil. Quero ir para Londres no meio de fevereiro para passar dois mêses estudando. Você acha que vou sofrer muito com o frio? Por causa da temperatura a população vai menos para as ruas?